[TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
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TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
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[TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Relembrando a primeira mensagem :
Introdução:
Este tutorial é basicamente um sistema de escolha de hero do tipo dota, e irá ensinar o seguinte:
Como fazer para que o seu custom hero de fato seja reconhecido como um hero
Como fazer para desabilitar seus heróis para todos os player assim que este for escolhido
Como fazer para comprar o heroi na taverna em um lugar e ele nascer em outro
Como fazer o modo -Ap e o modo -Random
Quantos as regios considere:
*HT1 = Local que os herois do time 1 irão nascer
*HT1go = Local para onde os heróis do time 1 serão movidos
*HT2 = Local que os herois do time 2 irão nascer
*HT2go = Local para onde os heróis do time 2 serão movidos
1.0 – Antes de Tudo
Para comessar você deve ir na magia Selct Unit(situada em Special) e aumentar a range para uns 600), depois escolher as forças(times):
Para isto vá em: Scenario/Player Properties e coloque user, nos player que voce quer qe sejam jogaveis, nos players do computador, apenas coloque computer, e também marque a opção fixed start location, para que a câmera do jogo não comesse em um lugar diferente do que você escolheu
desta maneira:
O próximo passo é ir na aba Forces, ainda nesta lugar, marcar a opção Use Custom Forces e criar uma nova força com o nome que voce quiser e depois simplesmente arrastar os players, desta maneira:
*lembre-se de marcas as caixinhas que eu marquei também
*eu esqueci de marca o Fixed Player Settings, se voce marcar ele os player não vao poder mudar de cor, fica melhor
depois deve-se criar uma Dummy unit, que é uma unidade invisivel que vai servir apenas para poder comprar qualquer herói de qualquer taverna
de um ctrl c ctrl v em qualquer unidade do jogo e faça as seguintes alterações:
Hide Minimap display = True
Moviment Type = fly
e na hora de escolher o modelo, vá em custom e digite .mdl, desta maneira:
1.1 - Criando o seu Herói
Comesse pelo seguinte, vá nos Neutral passive e copie e cole um herói qualquer, faça o que quiser, mais gostaria de resaltar o seguinte:
-o posicionamento icone do heroi na taverna, depende do campo buttom position, mais detalhes aqui: https://teamkings.forumeiros.com/t671-tutorial-object-editor-como-organizar-suas-magias-no-seu-hero
-Deve-se mudar o campo : Stats - Stock Maximum para 1 e o Stock Start Delay, é o tempo que vai demorar para que o hero possa ser comprado, então eu aconselho que seja colocado 15
-Mude o Campo Lumber Coast para 0 e o Food Coast para 0 também
Ótimo, o herói já foi calibrado, agora devemos fazer com que o Wc3 reconheça-o como um herói, então vá lá na barra de ferramente e selecione:
Advanced/Gameplay Constants/Tetchtree - Dependency Equivalents - Hero
e selecione o seu hero
Advanced/Gameplay Constants/Tetchtree - Dependency Equivalents - Tier 1 Hall - Adicione o Circle of Power
Advanced/Gameplay Constants/Tetchtree - Dependency Equivalents - Altar - Adicione o Circle of Power
mais não se esquece de marcar a caixinha Use Custom Gameplay Constants lá em cima, caso contrario voce não conseguirá clicar
voce pode aproveitar o modificar o campo Hero - Maximum Level para o level que voce quer que seja o maximo do seu mapa, fazendo isto o herói poderá passar do level 10, e aí também tem dezenas de atributos interessantes do mapa para se mecher, como por exemplo a quantidade de vida por ponto de força, etc...
1.2 - Fazendo a Taverna/Circle of Power
Bem, Crie sua Taverna de modo que ela fique rodeada de circles of Powers e também crie uma região que ocupe todo o espaço por perto, e outra que será para onde os heróis irão quando forem comprados, como voce pode ver na imagem abaixo:
E adicionem os heros na propriedade Techtree - Units Sold da taverna
E no circle of Power marque a Opção Town Hall no campo Unit Classification
Agora voce deve criar a segunda área para os heróis do outro time, completo, circle of powers e tudo mais, exatamente como foi feito na outra
1.3 - Triggers
Parte 1 - Calibrando as variáveis para os Heros
Caso voce não saiba, aprenda sobre variáveis aqui: https://teamkings.forumeiros.com/t1163-tutorial-variaveis-inclue-uma-magia-basica#10010
Comesse criando uma variável chamada herois, do tipo Unit Type com array = 1, e todos os heróis devem ser registrados nela, desta forma:
Parte 2 - Calibrando a região
Primeiramente, no mesmo trigger citado acima, adicione o campo Visibility -
O segundo passo, é criar um trigger que faça com que ao uma unidade entrar na região da taverna(no caso da unidade comprada), ela seja movida para a outra região, fazendo o seguinte:
*obs: a condição é aliado ao player marrom, porque o player marrom está no time 1, mais voce deve adaptar isto ao seu mapa
Parte 3 - Escolhendo o herói
Para evitar muitos triggers na hora de escolher o herói, eu usarei uma coisa que se chama Integer B( que é a mesma coisa do Integer A) que é uma estrutura de repetição limitada, que usa um contador, este contador pode ser usado para calculos e para outras coisas em um trigger, ele cria uma repetição que vai de um numero a outro, não presisando ser uma variavel.Basta criatividade para sabermos as 1000 possibilidades de usa-los, no caso de agora, irei usar isto para repetir 8 vezes, ou seja até que todos os heróis armazenados na variavel(que são um total de 8 ) fiquem inabilitados para serem escolhidos assim que o jogador escolher um, então cada vez que voce adicionar um herói em seu mapa, modifique o valor máximo do integer
veja a trigger:
1.4 - Modo -ar
Para começar, criaremos um trigger para desabilitar o AR e o AP depois de 15 segundos:
Já no modo, o que eu vou fazer, é:
Desligar o trigger para que o host não digite 2 vezes -ar para ter 2 heros.
Uma coisa muito parecida com o que eu fiz para bloquear todos os heros de uma vez, só que dessa vez, alem disso, eu usarei um método para selecionar uma unidade aleatória e dar para o jogador, colocarei para dar a unidade do tipo Heroi[Random number between 1 and 8], random number between 1 e 8, porque a variavel array está guardando 8 valores, 8 tipos de unidade, e o que eu quero fazer é pegar um destes tipos
Selecionar o heroi para o jogador
Mover a camera
e fica dessa maneira:
1.5 - Modo -ap(Simples)
O modo -ap é o mais simples de todos, mais simples até que o modo ar, pois é so criar uma trigger que faça que na hora que o player 1 digite -ap, crie as dummy units nas regiões que ficam as tavernas dos outros times, só que eu mais uma vez, ao invés de ficar criado 12 ações, uma pra cada player, vou usar o integer A e o Integer B, a trigger fica assim:
depois eu crio um tutorial explicando como se faz um Ap estilo dota(com as tavernas juntas)
MAPA AQUI
Introdução:
Este tutorial é basicamente um sistema de escolha de hero do tipo dota, e irá ensinar o seguinte:
Como fazer para que o seu custom hero de fato seja reconhecido como um hero
Como fazer para desabilitar seus heróis para todos os player assim que este for escolhido
Como fazer para comprar o heroi na taverna em um lugar e ele nascer em outro
Como fazer o modo -Ap e o modo -Random
Quantos as regios considere:
*HT1 = Local que os herois do time 1 irão nascer
*HT1go = Local para onde os heróis do time 1 serão movidos
*HT2 = Local que os herois do time 2 irão nascer
*HT2go = Local para onde os heróis do time 2 serão movidos
1.0 – Antes de Tudo
Para comessar você deve ir na magia Selct Unit(situada em Special) e aumentar a range para uns 600), depois escolher as forças(times):
Para isto vá em: Scenario/Player Properties e coloque user, nos player que voce quer qe sejam jogaveis, nos players do computador, apenas coloque computer, e também marque a opção fixed start location, para que a câmera do jogo não comesse em um lugar diferente do que você escolheu
desta maneira:
O próximo passo é ir na aba Forces, ainda nesta lugar, marcar a opção Use Custom Forces e criar uma nova força com o nome que voce quiser e depois simplesmente arrastar os players, desta maneira:
*lembre-se de marcas as caixinhas que eu marquei também
*eu esqueci de marca o Fixed Player Settings, se voce marcar ele os player não vao poder mudar de cor, fica melhor
depois deve-se criar uma Dummy unit, que é uma unidade invisivel que vai servir apenas para poder comprar qualquer herói de qualquer taverna
de um ctrl c ctrl v em qualquer unidade do jogo e faça as seguintes alterações:
Hide Minimap display = True
Moviment Type = fly
e na hora de escolher o modelo, vá em custom e digite .mdl, desta maneira:
1.1 - Criando o seu Herói
Comesse pelo seguinte, vá nos Neutral passive e copie e cole um herói qualquer, faça o que quiser, mais gostaria de resaltar o seguinte:
-o posicionamento icone do heroi na taverna, depende do campo buttom position, mais detalhes aqui: https://teamkings.forumeiros.com/t671-tutorial-object-editor-como-organizar-suas-magias-no-seu-hero
-Deve-se mudar o campo : Stats - Stock Maximum para 1 e o Stock Start Delay, é o tempo que vai demorar para que o hero possa ser comprado, então eu aconselho que seja colocado 15
-Mude o Campo Lumber Coast para 0 e o Food Coast para 0 também
Ótimo, o herói já foi calibrado, agora devemos fazer com que o Wc3 reconheça-o como um herói, então vá lá na barra de ferramente e selecione:
Advanced/Gameplay Constants/Tetchtree - Dependency Equivalents - Hero
e selecione o seu hero
Advanced/Gameplay Constants/Tetchtree - Dependency Equivalents - Tier 1 Hall - Adicione o Circle of Power
Advanced/Gameplay Constants/Tetchtree - Dependency Equivalents - Altar - Adicione o Circle of Power
mais não se esquece de marcar a caixinha Use Custom Gameplay Constants lá em cima, caso contrario voce não conseguirá clicar
voce pode aproveitar o modificar o campo Hero - Maximum Level para o level que voce quer que seja o maximo do seu mapa, fazendo isto o herói poderá passar do level 10, e aí também tem dezenas de atributos interessantes do mapa para se mecher, como por exemplo a quantidade de vida por ponto de força, etc...
1.2 - Fazendo a Taverna/Circle of Power
Bem, Crie sua Taverna de modo que ela fique rodeada de circles of Powers e também crie uma região que ocupe todo o espaço por perto, e outra que será para onde os heróis irão quando forem comprados, como voce pode ver na imagem abaixo:
E adicionem os heros na propriedade Techtree - Units Sold da taverna
E no circle of Power marque a Opção Town Hall no campo Unit Classification
Agora voce deve criar a segunda área para os heróis do outro time, completo, circle of powers e tudo mais, exatamente como foi feito na outra
1.3 - Triggers
Parte 1 - Calibrando as variáveis para os Heros
Caso voce não saiba, aprenda sobre variáveis aqui: https://teamkings.forumeiros.com/t1163-tutorial-variaveis-inclue-uma-magia-basica#10010
Comesse criando uma variável chamada herois, do tipo Unit Type com array = 1, e todos os heróis devem ser registrados nela, desta forma:
Parte 2 - Calibrando a região
Primeiramente, no mesmo trigger citado acima, adicione o campo Visibility -
O segundo passo, é criar um trigger que faça com que ao uma unidade entrar na região da taverna(no caso da unidade comprada), ela seja movida para a outra região, fazendo o seguinte:
*obs: a condição é aliado ao player marrom, porque o player marrom está no time 1, mais voce deve adaptar isto ao seu mapa
Parte 3 - Escolhendo o herói
Para evitar muitos triggers na hora de escolher o herói, eu usarei uma coisa que se chama Integer B( que é a mesma coisa do Integer A) que é uma estrutura de repetição limitada, que usa um contador, este contador pode ser usado para calculos e para outras coisas em um trigger, ele cria uma repetição que vai de um numero a outro, não presisando ser uma variavel.Basta criatividade para sabermos as 1000 possibilidades de usa-los, no caso de agora, irei usar isto para repetir 8 vezes, ou seja até que todos os heróis armazenados na variavel(que são um total de 8 ) fiquem inabilitados para serem escolhidos assim que o jogador escolher um, então cada vez que voce adicionar um herói em seu mapa, modifique o valor máximo do integer
veja a trigger:
1.4 - Modo -ar
Para começar, criaremos um trigger para desabilitar o AR e o AP depois de 15 segundos:
Já no modo, o que eu vou fazer, é:
Desligar o trigger para que o host não digite 2 vezes -ar para ter 2 heros.
Uma coisa muito parecida com o que eu fiz para bloquear todos os heros de uma vez, só que dessa vez, alem disso, eu usarei um método para selecionar uma unidade aleatória e dar para o jogador, colocarei para dar a unidade do tipo Heroi[Random number between 1 and 8], random number between 1 e 8, porque a variavel array está guardando 8 valores, 8 tipos de unidade, e o que eu quero fazer é pegar um destes tipos
Selecionar o heroi para o jogador
Mover a camera
e fica dessa maneira:
1.5 - Modo -ap(Simples)
O modo -ap é o mais simples de todos, mais simples até que o modo ar, pois é so criar uma trigger que faça que na hora que o player 1 digite -ap, crie as dummy units nas regiões que ficam as tavernas dos outros times, só que eu mais uma vez, ao invés de ficar criado 12 ações, uma pra cada player, vou usar o integer A e o Integer B, a trigger fica assim:
depois eu crio um tutorial explicando como se faz um Ap estilo dota(com as tavernas juntas)
TUTORIAL 100% FEITO POR RAZIEL_BR, DE CREDITOS SE FOR COLOCAR EM OUTRO LUGAR
Última edição por Raziel_br em 2011-06-01, 16:07, editado 9 vez(es)
Raziel_br- Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 31844
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Esse sistema repete o hero no all random e no random?
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Afff Ja fiz esse modo de -ar e -ap 2 vezes e sempre deu esse erro :
This Application has encountered a critical error :
FATAL ERROR !
Program : c:/documents and settings...
The Instruction at '0x6F430C91' referenced memory at '0x0000000020'
Press OK to terminate the application .
This Application has encountered a critical error :
FATAL ERROR !
Program : c:/documents and settings...
The Instruction at '0x6F430C91' referenced memory at '0x0000000020'
Press OK to terminate the application .
lfrozzenl- Número de Posts : 25
Data de inscrição : 03/12/2011
Reputação : 9 Pontos : 22550
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
lfrozzenl escreveu:Afff Ja fiz esse modo de -ar e -ap 2 vezes e sempre deu esse erro :
This Application has encountered a critical error :
FATAL ERROR !
Program : c:/documents and settings...
The Instruction at '0x6F430C91' referenced memory at '0x0000000020'
Press OK to terminate the application .
creio que este problema seja no seu world editor não no sistema...
ate porque este sistema é em GUI
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 27739
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Carakas tuto muito bom me ajudo muito
Vlw +Rep
Vlw +Rep
JeanShamayin- Número de Posts : 23
Data de inscrição : 21/01/2012
Reputação : 8 Pontos : 22360
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Boa Noite, Poderia uplodar as fotos.
Thiagobilan- Número de Posts : 2
Data de inscrição : 13/06/2015
Reputação : 1 Pontos : 16075
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Thiagobilan escreveu:Boa Noite, Poderia uplodar as fotos.
Infelizmente, como o tutorial é bastante antigo e o autor não é frequente a um tempo já, acho que isso não seria possível.
Mas eu aconselho você a baixar o mapa, abri-lo no World Editor e Seguir o tutorial na escrita, caso consiga.
Re: [TUTORIAL] A Taverna + modo -AR/-AP simples
Não tenho mais as fotos, já troquei de PC duas vezes depois que escrevi isso kk
Raziel_br- Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 31844
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