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[tutorial]comandos jass

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Mensagem por Iky 2011-06-07, 12:07

Migração de Comandos de UI para JASS


Bem pessoal, estou me aprofundando mais em jass, nao sou nenhum genio viu?, mas estou aqui com uns comandos geralmente utilizados em spells UI. O objetivo deste post é a "migração" de UI em jass para as pessoas que estão meu cafuzas por não reconhecer quase nenhum comando jass com os comandos UI, principalmente o que importa na hora de criar spells como os EVENTS, CONDICTIONS, e algumas ACTIONS.
Este post vai estar se atualizando a medida que eu for achando mais comandos interessantes para os que querem spells em jass, mas ao msm tempo sente "saldade" da lógica UI, que msm que este post nao seja nenhum avanço para os estudantes jass , este post, como já havia dito, é para "migração".
Bem aqui vai a lista e as ocasioes para usa-las
a estrutura de um script jass tem um seguinte formato...

>funções que seram usadas depois<
>corpo principal<

(Funções são "blocos" de comandos que os ativam por um "chamado", que seria o "call" antes de chamar as funções
(Mesmo que as funções só executem quando chamadas, existe uma que é "chamada" assim que executa o script, em algumas (outras linguagens é a função "main" em jass é a função que vem como nome "Init_Trg_nome do trigger"



Nessas "funções que seram usadas" estão as condictions e actions, nao é preciso usar este padrao, alias é muita noobeza quando se usa só esse padrao, por que a logica usada para facilitar as coisas em jass nao incluem esta separação

>Events:
>Condiction:
>Actions:


Ate msm por que essas condictions sao os propios controles de fluxo (quando falo fluxo é if, else, condictions,etc...), colocadas durante as actions pelos programadores jass
bem vamos la:

Primeiro o comando muito usado é o de:

Event:a unit starts casting a effect of a ability


Ou algo do genero, em jass se coloca isso na função principal, que vou me referir como corpo, que é a ultima colocada, nao a coloque em outra ordem, a menos que realmente saiba o que esta fazendo, o comando para pegar este event é :

call TriggerRegistrerAnyUnitBJ("o nome da trigger que vai estar no nome do corpo tb",EVENT_PLAYER_UNIT_SPELL_EFFECT)



Bem é o seguinte, para ficar melhor para lembrar, sugiro um pouco de ingles, pois este call, significa "chamar" o que faz sentido, já que esta chamando o comando:
TriggerRegistrerAnyUnitBJ
Que ficaria traduzido +- assim: Trigger = Trigger , Registrer = registra ou registre, AnyUnit = unidade qualquer ( o que tb ta em UI, ja que na hora de pegar o event vc escolhe "a generic unit event" ou algo do tipo ), BJ = (nao tem significado, por q é uma sigla, qu na minha o?iniao é B.lizzard J.ass)

(Parametros são as informações passadas para uma função ou "bloco de comandos" contendo algo que a função vai usar
(em seus comandos



O primeiro parametro da função é nome da trigger que vai "registrar" ("o nome da trigger que vai estar no nome do corpo tb")em seguida o event de unidade (EVENT_PLAYER_UNIT_SPELL_EFFECT) que ficaria quase literalmente "evento efeito de uma spell de uma unidade de um jogador".
ai ficaria na function mais ou menos assim :

function InitTrig_Teste takes nothing returns nothing
set Teste = CreateTrigger()
call TriggerRegistrerAnyUnitBJ(gg_trg_Teste , EVENT_PLAYER_UNIT_SPELL_EFFECT)
endfunction



bem... PROXIMOOOO
o proximo comando éee loop, bem esse loop é parecido com o loop integer A de UI ou alguma coisa, nao lembro 0>0
so que é melhor por que da para fazer mais coisas do que apenas contagem como em UI, eu acho e>e
a estrutura é


loop
exitwhen "condição boleana, ou seja que retorna true ou false"
comando ....
endloop



É o seguinte essa condição boleana é mais ou menos assim a logica

>se 1 nao é igual a 1 retorna false,se 1=1 retorna true, , ai sai do loop<


Msm que eu tenha dado essa comparação idiota do ca*** .Pode se usar variaveis, comparar unidade , etc... é porque a expressao exitwhen significa do ingles "sair quando" o que fica perfeito com a logica tipo "sair quando 1=1" é a msm coisa que "exitwhen 1=1" ,
entao ficaria quase assim

local integer oi=1
loop
exitwhen oi=2
call DisplayTextToForce(GetPlayersAll(),"oiii")
set oi=oi+1
endloop



o que se vc for testar ia mostrar a mensagem "oiii" no jogo e depois nao ia mostrar mais, porque no final dos comandos coloquei que a variavel "oi" seja oi+1, e ja que ele ja era 1, fica 2, entao a condição ficaria na proxima vez true, entao ia sair do loop.
...PROXIMOOO
essas a seguir sao comando para definir variaveis, e commo ja tem igualzinhas em UI, nao vou explicar por que é a msm coisa
tipo

(UI) > set unitDeTeste=Trigger Unit
(JASS) > set unitDeTeste=GetTriggerUnit()



vio? a msm coisa para "target of ability being cast" que é GetSpellTarget()
ate a proxima, que eu vou ter aula daqui a pouco ^^ (se olharem a hora do post é 12:09 )
qualquer coisa postem ai

Atualizando:lista de rawcodes (codigos usados em programação jass para se referir a uma spell ou unit-type




Spoiler:
fonte:http://www.blizzhackers.cc/viewtopic.php?p=3818312


Última edição por Iky em 2011-06-08, 11:07, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Bills 2011-06-07, 21:29

Como ja sabem , eu acho, a estrutura de um script jass tem um seguinte formato...


>funções que seram usadas depois<
>corpo principal<

Isso é sintaxe do jass e de muitas outras linguagens. Você só pode usar functions que já foram compiladas. Ou seja, functions que vieram antes da function de inicialização (o seu corpo principal) ja foram compiladas.

=====================================================

Achei esse post seu até com boa intenção. Mas não presta como tutorial. Muitos nem sabe o que é um parametro, como cria uma function, o que é um valor de retorno, nem sabem como se faz um IF...
Você devia tentar ensinar essas coisas antes.

Uma sugestão pra finalizar: Faça alguem ter interesse pelo seu tutorial, não fique usando emotions, sinais, etc. Use negrito, sublinhado ou italico para indicar algo importante.
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Mensagem por Iky 2011-06-08, 01:49

tata, vlw ^^
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Mensagem por GuLider 2011-06-08, 03:22

Parabéns pela iniciativa ^^, sempre bom ver tutoriais de JASS básico.

Quem dera eu saber GUI quanto mais JASS, mas assim que conseguir me virar em GUI pretendo começar a aprender JASS.

Ouve o que o Bills falou, deixar em negrito/colorido sempre atrai mais a atenção, e faz alguns preguiçosos lerem.

+REP
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Mensagem por Bills 2011-06-08, 08:24

@GuLider e Todos os usuarios do GUI

GUI não é requerimento para aprender jass. Jass é como o nome dele diz, Just Another Script Sintaxe, ou seja, apenas mais uma linguagem. Linguagens de programação foram todas feitas para ser aprendidas independentes de outra. Quando eu aprendi java (mesmo que foi depois do vJass), não existia um GUI do java. Então, apenas tomem coragem. Leiam os tutoriais basicos e suas duvidas serão respondidas por Jassers voluntarios.
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Mensagem por Iky 2011-06-08, 11:05

eu msm nao use ide para a maioria das linguagens de programaçõo, so para c++, por causa do copilador ¬¬
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Mensagem por Bills 2011-06-08, 12:11

Mas IDE ajuda, por exemplo na criação de GUIs e torna o serviço até mais rapido. Mas o GUI do WE não pode ser chamado de IDE nunca, aquilo é mais uma interface de aprendizado.
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Mensagem por Iky 2011-06-08, 12:15

eu diria que se o UI do warcraft fosse mais "versátio" nao seria preciso aprender escrito ^^
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Mensagem por Bills 2011-06-08, 13:14

Para né? Voce acha que janelinhas vai ser mais rapido que a escrita? Hoje em dia mesmo eu odeio mecher com GUI, me dá nos nervos abrir aquelas janelas.
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Mensagem por Iky 2011-06-08, 17:42

o pe no saco é decorar todos os comandos né? ^^ sem falar que todos já estão acostumados, mas msm assim eu apoio a ideia de pararmos de usar UI
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Mensagem por Bills 2011-06-08, 22:41

Nenhum programador do mundo sabe todos os comandos decorados. Para isso existe a API de cada linguagem. O jass mesmo tem duas, a blizzard.j e common.j

Mas aconselho voce a usar o JNPG, ajuda muito aqueles que estão aprendendo jass.
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Mensagem por Iky 2011-06-08, 23:59

eu uso jass craft, vem com lista de native commands e correção de syntese.
^^ é realmente bom.
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Mensagem por Bills 2011-06-09, 09:21

Cresce iky, agora que entendi mesmo. Voce programa em JASS, pow use vJass. vJass é linguagem, jass é algo entre linguagem de programação e perda de tempo. Daqui uns dias vai vim o Luck, que "parece" que será uma linguagem melhor ainda.
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Mensagem por Iky 2011-06-09, 10:47

to esperando o luck, ate la to usando jass msm ¬¬
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Mensagem por Bills 2011-06-09, 19:20

Tambem to esperando *-*
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Mensagem por rafaelsalessi 2011-08-31, 15:01

ae iky ta sumido ein?
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