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[Tutorial] Mdlvis básico - Animações

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[Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-17, 15:44

Tutorial Mdlvis Básico – Animação



Este tutorial explica como criar uma animação básica no mdlvis

Para se criar um animação, é necessário o seguinte:
Model - claro
Mdlvis - baixe aqui: http://www.4shared.com/file/7HDnDNFW/Mdlvis.html
Paciencia – Ou voce vai desistir rápido
Pratica/Observação – Os únicos jeitos de ficar bom

O melhor jeito de se fazer uma boa animação é ensaiando os movimentos com o próprio corpo e assim ver quando e como o corpo meche, e não tenha preguissa e falta de paciencia, pois no comesso é muito dificil de se fazer um movimento humano e isso pode te desanimar.Ver como são as animações dos models de WoW é um bom jeito de aprender tambem

1.0 Introdução
Para criar uma animação, devemos abrir o model, você verá uma coisa toda quadrada e cheia de pontos azuis, estes pontos são os vértices, como você pode ver na imagem abaixo:



Para que você visualize melhor o resultado, aconselho que você aperte a tecla “F”, que assim irá mostrar a textura e mude para o modo “Sequence Editor”, como na figura abaixo:



1.1Primeira impressão

Quando você clicar, você vai ver uma tela que estão juntas todas as animações, basta você ou selecionar a animação que você quer editar, clicando ao lado, ou criar uma nova, indo em create



1.2 Primeiro menu – Anims

No menu, ou aba Anims, exatamente a aba que voce está assim que clica no “Sequence Editor”, é onde voce irá visualizar a sua animação sem ela estar “marcada” pelos bones, e também é onde voce pode:

Selecionar uma Sequencia
Criar uma nova Sequencia
Adicionar Efeitos de Cores e Geoset na sequencia(esquece isso, um dia eu crio um tutorial mais avançado, porque é melhor você entender o basico para depois entender isto, e também que nem todos os models precisam disto pra viver)

Na parte “Frame Interval”, é onde você irá adicionar frames na sua sequencia, quanto maior o número de frames, mais demorada pode ser a animação, é bom para animações detalhadas, como attack, stand, spell.

Raziel, o que é frame?
Frame a grosso modo dignifica quadro, imagine um filme antigo, daqueles que tinham um rolo de fotos que passavam muito rápidas, pois é, cada frame é como se fosse uma dessas fotos, e eles tem interpolação de movimento(pelo menos este é o nome no flash)
Raziel, o que é Interpolação de Movimento?
Digamos que no quadro 1 o model está com o braço para baixo, no quadro 1000 voce deixa ele com o braço pra cima, isso significa que do quadro 2 até o quadro 999 ele vai ficar AUTOMATICAMENTE levantando o braço, mais vai demorar 1000 quadros para fazer isto, ou seja, voce não presiza exatamente fazer quadro por quadro

Obs: Não mecha no primeiro valor do frame interval, ou sua animação irá ficar emendada em outra, e tambem não coloque no final um valor que irá passar por outra animação, senão irá acontecer a mesma coisa, se tudo estiver ok, você pode colocar o número que quiser

Veja o menu:



1.3 Segundo menu – Movement

É neste segundo menu/aba que voce vai realmente animar o modelo, clicando no Bone(quadradinho Verde) e usando as opções: Mover, Rotacionar, Zoom para fazer com ele o que você quiser
Para se criar um movimento, voce deve selecionar um frame lá em baixo um pouco distante(depende da velocidade que voce quer que ele faça o movimento) e simplesmente mecher em qualquer coisa, para não ter erro e selecionar um frame que não esteja marcado e você mecher nele sem quer, não clique na parte branca que eles estão, clique na parte cinza em baixo dos frames, sim, esta que esta os frames, que aí então voce já ira mudar de uma vez para o outro frame

veja a imagem:




Dica Interessante: Para animar de maneira mais rápida, use as seguintes teclas de atalho:
A = Seleciona o bone que voce clicar
M ou Q = Movimentar, Movimenta o bone que voce quiser
R = Rotacionar
Z = Scale, permite que voce modifique o tamanho do bone que voce selecionou

Rotacionando: para Rotacionar o bone, voce aperta a tecla “R”, ou escolhe no botão mesmo, desmarca a opção WorkPlane e então você irá ver o que eu digo que seja a “Órbita” do bone, então você só clica na dimensão que você quer move-lo e arrasta com o mouse





Dica para Move/Zoom: fica bem mais fácil de voce mover o bone na direção que voce quer, se voce segurar shift, clicar na seta(que indica a direção) que voce quer mover e arrastar, isto evita erros, veja:


(desabilitei a textura apenas para visualizar-se melhor a seta)

TUTORIAL 100% FEITO POR RAZIEL_BR, DE CREDITOS SE POSTAR EM OUTRO LUGAR
*Creditos a rafabrum5 porque foi graças a ele que eu comessei a animar


Última edição por Raziel_br em 2011-06-19, 11:10, editado 8 vez(es)
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por GuLider em 2011-06-17, 17:15

Nossa raziel muito obrigado cara, valeu mesmo, estou me aventurando nessa "nova área" mas por enquanto estou só no blender, muito obrigado, +REP


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-17, 17:19

ehuehe

eu vou tentar aprender o gmax
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por aldonova em 2011-06-17, 22:03

Cara Muito Bom Amanhã Vou Temtar Animar O Model Que O Phanton Fez Para Mim, Só Que Preciso Fazer Os Bones Antes...Sera Que Alguem Sabe Algum Tuto Ou Poderia Fazer Um Tuto Arespeito Plz?
Obrigado.


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-17, 22:17

treina em outro antes que ai voce pega mais a moral, que ai num fica estranho e voce erra menos no seu objetivo principal, depois eu amndo o mewtwo que foi o meu objeto de treino pra voce ver
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por XxDarckhack em 2011-06-18, 14:21

ss cara eu conseguir fazer uma bola no Gmax kk pq tem o modelo ja ne kk mais n conseguir tranformala em Mdx !
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por aldonova em 2011-06-18, 19:03

Nossa Senhora!
Funciona Msm!!!
Eu Quase(Temtei) Animei Um Model Do Edward Elric(Full Metal Alchemist)!!!
Nossa! Agora que Entendi Que Tem Que Selecionar O Frame Desejado Para Fazer A Animação Sempre achei Que Erá Para Tirar "Fotos" De Cada Movimento Ou Sei Lá...
Que Daora!
O Rum é Que Meu Pc é Muito Lagado E Não Dá Para Ver Nada Mais Agora Sei Que Funfa xD
Alguem Sabe Me Informar Quantos Tempo Dura 100 Frames?Plz To Curioso xD.


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Iky em 2011-06-18, 19:24

vc seleciona a speed, infelizmente nao sei explicar bem o tempo que da, mas vai calibrando


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por GuLider em 2011-06-18, 19:39

Tipo, sobre esse programa eu não sei, mas deve ter em algum lugar algo como "Frame Rate", esse frame rate tem um número, esse número quer dizer a quantidade de frames que irá passar em um segundo, aí é só fazer a conta.


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-18, 20:01

nao, até onde eu sei tem como voce selecionar a speed apenas paratestar, quanto mais frame + lento

100 frames num devem durar nem 0,01 segundos, pra fazer uma animação boa usa no mínimo 1000 frames, pelo menos ´assim que eu faço...

animaçãop lenta tipo a arvore que eu animei pro lcc eu usei mais de 50 mil frames e mesmo assim achei que ela tava mechendo muito rápido(pra uma arvore claro)


mais em média eu uso de 1000 a 3000 frames
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por aldonova em 2011-06-18, 22:41

Nossa Vlw^^

Isso Parece Um Universo Novo xD, Ikmigine Só Quand Eu Aprender A Modelar.

Eu Já Fiz O Formato De Um Patinho De Boracha, Mais Não Serve Para Nada Já Que Eu Apenas Criei Vertices, Eu Até Colocaria Imagen Mais Nã Sei Fazer Isso...Se Alguem Puder Ensinar Agradeço.


°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por GuLider em 2011-06-18, 23:00

Raziel_br escreveu:nao, até onde eu sei tem como voce selecionar a speed apenas paratestar, quanto mais frame + lento

100 frames num devem durar nem 0,01 segundos, pra fazer uma animação boa usa no mínimo 1000 frames, pelo menos ´assim que eu faço...

animaçãop lenta tipo a arvore que eu animei pro lcc eu usei mais de 50 mil frames e mesmo assim achei que ela tava mechendo muito rápido(pra uma arvore claro)


mais em média eu uso de 1000 a 3000 frames

1000 a 3000

1000 a 3000

1000 a 3000

Vou pensar duas vezes antes de tentar animar models Shocked Brincadeira, mas você faz isso um por um???

Sem contar o da árvore ali, 50 mil frames %#$%#%#$%#$%#$%#$%#$


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Iky em 2011-06-19, 01:03

o ruim que é algo que demora e dar muita dor de cabeça, msm nao sendo muito dificil.
Alguem ai vendo 1kg de paciencia ai? ^^


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-19, 11:07

Gulider escreveu:
Vou pensar duas vezes antes de tentar animar models Brincadeira, mas você faz isso um por um???

Sem contar o da árvore ali, 50 mil frames %#$%#%#$%#$%#$%#$%#$
na verdade eu não faço um por um, porque o model tem interpolação de movimento(pelo menos no flsh é esse nome)

Vou adicionar isso no tutorial:

traduzindo: digamos que no quadro 1 o model está com o braço para baixo, mno quadro 1000 voce deixa ele com o braço pra cima, isso significa que do quadro 2 até o quadro 999 ele vai ficar AUTOMATICAMENTE levantando o braço, mais vai demorar 1000 quadros para fazer isto
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Iky em 2011-06-19, 11:24

Raziel_br escreveu:
Gulider escreveu:
Vou pensar duas vezes antes de tentar animar models Brincadeira, mas você faz isso um por um???

Sem contar o da árvore ali, 50 mil frames %#$%#%#$%#$%#$%#$%#$
na verdade eu não faço um por um, porque o model tem interpolação de movimento(pelo menos no flsh é esse nome)

Vou adicionar isso no tutorial:

traduzindo: digamos que no quadro 1 o model está com o braço para baixo, mno quadro 1000 voce deixa ele com o braço pra cima, isso significa que do quadro 2 até o quadro 999 ele vai ficar AUTOMATICAMENTE levantando o braço, mais vai demorar 1000 quadros para fazer isto
é eu percebi isso tb, eu tinha animado um model pro pescoço esticar e vi que ele voltava
ficou esquisito, mas legal ¬¬


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por GuLider em 2011-06-19, 11:30

Ah, eu animava em flash e esqueci isso, porque se fosse quadro a quadro meu deus...


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Iky em 2011-06-19, 11:34

em quadro em quadro me lembra pivot 0_0, fico com medo quando eu lembro que pra cada segundo 24 frames ...


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por aldonova em 2011-06-19, 11:36

Shsahshahs
Dáva Muita Raiva Disso, Eu Tive Que Fazer Um Para A Escola Com 30Secs...Mó trabalho xD


°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°


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...

°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Iky em 2011-06-19, 11:38

OFF
aldonova escreveu:Shsahshahs
Dáva Muita Raiva Disso, Eu Tive Que Fazer Um Para A Escola Com 30Secs...Mó trabalho xD
nao queria tar na sua pele FFFuuuuu


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-19, 22:09

o máximo que eu ja fiz no flash acho que foi 23 ou 24 segundos, tava com 15 frames por segundo


agora, c imagina esse cara que usa 23 frames por segundo e faz uns negocio desse!



quando eu crescee eu quero c igual ele
euheuheuhe
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Iky em 2011-06-19, 23:12

é por causa de videos assim que eu gosto de sticks


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-20, 08:59

com certeza!

e tmb porque os personagens ficam menos detalhados, tem como o cara trabalhar melhor nas animações, ai as lutas ficam mais fodas que as de DBZ

xD
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Phanton em 2011-06-20, 20:55

eu recomendo 1000 frames para cada animação[stand, walk,attack,etc] (é o que eu uso)
tambem recomendo abrir um model, ver como o animador fez, eu peguei pratica pra fazer ele andando assim.
tambem procurar saber qual animação representa oque:
Attack- ataque (obviu)
Stand- Char parado
e assim vai ^^


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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-20, 21:39

eu só uso acima de 2000 porque eu posso faze mais detalhe

raramente eu uso 1000
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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

Mensagem por rafabrum5 em 2011-07-02, 11:21

HOHOHO foi graças a mim *-*

ótimo tutorial, eu tava fazendo o meu aqui. Vou deleta ela ja que o tutorial fico melhor que o meu, parabéns raziel




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Re: [Tutorial] Mdlvis básico - Animações

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