[TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
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lcc
rafabrum5
TAKA.Helio
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O tutorial foi útil?
[TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Terrain: Pântano
Nesse tutorial vou ensinar como fazer um pântano de uma forma convincente.
1° Parte: Visualizando os Tiles
Antes de tudo, é essencial que você conheça todos os tiles que está usando. Nesse caso, eu apliquei cada um deles no mapa, pra ter uma noção de como ele iria ficar no mapa. Note, é importante que você já tenha na cabeça a ideia no mapa finalizado, tente imaginar, por exemplo, onde vai ficar os rios, as árvores, os cliffs, etc.
Bom, aqui é onde eu testo todos os tiles:
2° Parte: Começando com os Cliffs
Antes de tudo, é uma boa idéia começar com os Cliffs, pra dar uma ideia melhor de como vai ficar o mapa no final de tudo, pra que você não tenha surpresas.
Aqui é bem simples, apenas criei uma elevação.
Nessa próxima imagem, eu adicionei mais algumas elevações e criei uma rampa. Rampas geralmente são um problema, elas nem sempre ficam da maneira como queríamos. Mas lembre-se que a rampa é um tipo de elevação, e você pode usar a ferramenta "Same Level" para ajudar a deixar a rampa mais suave.
Na próxima imagem eu fiz um tipo de buraco, cuidado com esse tipo de cliff, não exagere ou pode acabar da maneira que você não queria, tomando uma conotação contrária a desejada.
3° Parte: Rios e lagos
Essa parte é bem simples, apenas adicionei um lago no meio do mapa. Uma dica é usar a ferramenta na forma círculo, pra não deixar o rio reto demais, pode acabar ficando estranho no final
4° Parte: Doodads
O priemeiro doodad é uma rampa, no mesmo estilo da terra. Note como a rampa ficou:
Bom, para resolver esse problema, basta você seleciona-lo e segurar a tecla Crtl + Page up para subir o doodad, ou Crtl + Page Down para descer o Doodad. Eu desci o doodad de forma que ele ficasse no mesmo nível da terra. Veja a imagem abaixo:
Árvores. Bem, no warcraft eu prefiro as árvores de Ashvaley, por que as outras são horríveis e de escala não realista, então usei elas no pântano. Veja:
5° Parte: Variações de terreno
Bem, aqui está o segredo de um bom mapeamento. Aqui o segredo é simples, quanto mais variada for a terra, mais realista o mapa ficará, isso se você não exagerar ou fazer de forma não-realista ou desordenada.
Mas como fazer isso?
Bem, vou fazer um passo-a-passo.
Primeiro, utilize o tile que parece umas 'plantas'. Aplique eles debaixo das árvores. Pra que? Simples, é como se as folhas das árvores caíssem aos pés das mesmas, dando uma impressão de realismo. Veja a imagem a baixo:
Mais variações. Veja a maneira como eu usei o tile:
Lembre-se, quanto mais variado for (de uma forma consciente), melhor vai ficar.
6° Parte: Embelezamento.
Vamos começar pelo lago: Adicione algumas plantas flutuantes, típico de um pântano. Após isso, adicione mais coisas, mas cuidado com o exagero. Veja:
Agora, coleque algumas flores por todo o mapa, cuidado no lugar onde vai bota-las (será que ela vai sobreviver debaixo d'agua?).
Veja:
Pedras: Elas dão um ótimo efeito no mapa, é bom usar bastante em vários pontos, principalmente em cliffs, na beira deles, dão um realismo a mais no mapa. Veja a imagem baixo:
Agora adicione alguns efeitos extras, como na imagem abaixo:
Esse é o mapa terminado, sinta-se a vontade para adicionar mais coisas, mas cuidado pra não exagerar e acabar dando um efeito contrário ao desejado.
Segue o mapa demo:
Download pelo Mediafire
Bom, acho que é isso, to meio sem tempo, depois organizo melhor o tópico. Não esqueça de votar, XD!
Última edição por TAKA.Helio em 2011-07-16, 14:14, editado 3 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
O uso de doodads ta massa, só que eu não recomendaria usar cliffs , deixa muito artificial...
na minha opinião cliff sucks , usar height é muito melhor.
na minha opinião cliff sucks , usar height é muito melhor.
lcc- Número de Posts : 933
Data de inscrição : 13/07/2010
Reputação : 104 Pontos : 26299
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
O uso do cliff é bom pra quem sabe usar. O warcraft falhou terrivelmente na minha opinião, ao proibir subir mais que 2 leveis sem mecher no terrneo de baixo. Se pudesse levantar uma 'parede' digamos assim, de 3 leveis acima, ficaria perfeito, mas se você tentar fazer isso, vai simplesmente subir mais 1 terreno ao redor dele. Fora isso, o world editor tem muitas ferramentas úteis.
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Como lcc disse, cliff sucks!
EU nem leio um tutorial com cliff, levanta/abaixa o terrian que voce ganha mais. Entre Cliff é walkable, ou seja, tem risco da unit para ali no meio de dois andares. o.o E vou diser mais uma vez, para fazer terrain ou para editar qualquer coisa use jnpg.
EU nem leio um tutorial com cliff, levanta/abaixa o terrian que voce ganha mais. Entre Cliff é walkable, ou seja, tem risco da unit para ali no meio de dois andares. o.o E vou diser mais uma vez, para fazer terrain ou para editar qualquer coisa use jnpg.
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 31029
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
JNPG
*_________________________*
O que é isso?
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Respostas esperadas: Aff, você não sabe o que é JNPG, meu Deeus
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O que é isso?
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Respostas esperadas: Aff, você não sabe o que é JNPG, meu Deeus
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Jass New Gen pack, procura ele no google , ñ vo fala oq é porq já falei umas par de vez e ninguém deu atenção
Cliff deixa o terrain surreal ,idependente de quem usar , só city cliffs (aqueles que parecen concreto) que tem alguma utilidade, com hieght vc pode quebrar o limite que vc mesmo disse do cliff sem contar que fica muito mais realista, depois q vc começar usar hight vc vai perceber a diferença.
Cliff deixa o terrain surreal ,idependente de quem usar , só city cliffs (aqueles que parecen concreto) que tem alguma utilidade, com hieght vc pode quebrar o limite que vc mesmo disse do cliff sem contar que fica muito mais realista, depois q vc começar usar hight vc vai perceber a diferença.
lcc- Número de Posts : 933
Data de inscrição : 13/07/2010
Reputação : 104 Pontos : 26299
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Já suspeitava que seria o Jass new gen, só que COMO O NOME DIZ, ele não é pra jass?
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
No jnpg tem varias coisa:
- Compilador de vJass.
- Editor de texto para tootips (ninguem é obrigado a usar aqueles codigos chatos).
- Editor de terrain. Permite voce adicionar ou remover novos terrenos e tambem modificar as propriedades deles (walkable, flyable, etc).
- E mais algumas que eu não estou lembrando.
- Compilador de vJass.
- Editor de texto para tootips (ninguem é obrigado a usar aqueles codigos chatos).
- Editor de terrain. Permite voce adicionar ou remover novos terrenos e tambem modificar as propriedades deles (walkable, flyable, etc).
- E mais algumas que eu não estou lembrando.
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 31029
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Pow, bom saber, vou procurar aqui no google, e ve se acho algum tutorial pra usá-lo. Valeu!
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Eu nao posso usar o JNPG
VicToR- Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 26805
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Valeu GuLider, eu estou com o mapa demo aqui, quando tiver tempo eu upo ele
Re: [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano
Bom Tuto Helio
Sou Horivel Em Terrain E Talvez Posso Me Esforçar Mais A Partir De Agora Mais Dá Uma Preguisa...
+Rep
Ainda Não Vi O Mapa Demo Mais JáJá Eu Olho.
Sou Horivel Em Terrain E Talvez Posso Me Esforçar Mais A Partir De Agora Mais Dá Uma Preguisa...
+Rep
Ainda Não Vi O Mapa Demo Mais JáJá Eu Olho.
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