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[TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano

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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-14, 22:18

Terrain: Pântano


Nesse tutorial vou ensinar como fazer um pântano de uma forma convincente.


1° Parte: Visualizando os Tiles

Antes de tudo, é essencial que você conheça todos os tiles que está usando. Nesse caso, eu apliquei cada um deles no mapa, pra ter uma noção de como ele iria ficar no mapa. Note, é importante que você já tenha na cabeça a ideia no mapa finalizado, tente imaginar, por exemplo, onde vai ficar os rios, as árvores, os cliffs, etc.

Bom, aqui é onde eu testo todos os tiles:

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 15206938

2° Parte: Começando com os Cliffs

Antes de tudo, é uma boa idéia começar com os Cliffs, pra dar uma ideia melhor de como vai ficar o mapa no final de tudo, pra que você não tenha surpresas.

Aqui é bem simples, apenas criei uma elevação.

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 63168369

Nessa próxima imagem, eu adicionei mais algumas elevações e criei uma rampa. Rampas geralmente são um problema, elas nem sempre ficam da maneira como queríamos. Mas lembre-se que a rampa é um tipo de elevação, e você pode usar a ferramenta "Same Level" para ajudar a deixar a rampa mais suave.

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 92939027

Na próxima imagem eu fiz um tipo de buraco, cuidado com esse tipo de cliff, não exagere ou pode acabar da maneira que você não queria, tomando uma conotação contrária a desejada.

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 58385703

3° Parte: Rios e lagos

Essa parte é bem simples, apenas adicionei um lago no meio do mapa. Uma dica é usar a ferramenta na forma círculo, pra não deixar o rio reto demais, pode acabar ficando estranho no final

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 12667298

4° Parte: Doodads

O priemeiro doodad é uma rampa, no mesmo estilo da terra. Note como a rampa ficou:

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 26708754

Bom, para resolver esse problema, basta você seleciona-lo e segurar a tecla Crtl + Page up para subir o doodad, ou Crtl + Page Down para descer o Doodad. Eu desci o doodad de forma que ele ficasse no mesmo nível da terra. Veja a imagem abaixo:


terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 11040569


Árvores. Bem, no warcraft eu prefiro as árvores de Ashvaley, por que as outras são horríveis e de escala não realista, então usei elas no pântano. Veja:

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 76758355


5° Parte: Variações de terreno

Bem, aqui está o segredo de um bom mapeamento. Aqui o segredo é simples, quanto mais variada for a terra, mais realista o mapa ficará, isso se você não exagerar ou fazer de forma não-realista ou desordenada.
Mas como fazer isso?
Bem, vou fazer um passo-a-passo.

Primeiro, utilize o tile que parece umas 'plantas'. Aplique eles debaixo das árvores. Pra que? Simples, é como se as folhas das árvores caíssem aos pés das mesmas, dando uma impressão de realismo. Veja a imagem a baixo:


terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 78601532


Mais variações. Veja a maneira como eu usei o tile:

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 58684395

Lembre-se, quanto mais variado for (de uma forma consciente), melhor vai ficar.


6° Parte: Embelezamento.


Vamos começar pelo lago: Adicione algumas plantas flutuantes, típico de um pântano. Após isso, adicione mais coisas, mas cuidado com o exagero. Veja:

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Agora, coleque algumas flores por todo o mapa, cuidado no lugar onde vai bota-las (será que ela vai sobreviver debaixo d'agua?).
Veja:

terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 10987372

Pedras: Elas dão um ótimo efeito no mapa, é bom usar bastante em vários pontos, principalmente em cliffs, na beira deles, dão um realismo a mais no mapa. Veja a imagem baixo:


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Agora adicione alguns efeitos extras, como na imagem abaixo:


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Esse é o mapa terminado, sinta-se a vontade para adicionar mais coisas, mas cuidado pra não exagerar e acabar dando um efeito contrário ao desejado.


Segue o mapa demo:

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Bom, acho que é isso, to meio sem tempo, depois organizo melhor o tópico. Não esqueça de votar, XD!







Última edição por TAKA.Helio em 2011-07-16, 14:14, editado 3 vez(es)
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Mensagem por rafabrum5 2011-07-14, 22:24

Nossa que terrain fodelozo D:

Muito bom o tuto. + pra ti :3
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Mensagem por lcc 2011-07-15, 03:37

O uso de doodads ta massa, só que eu não recomendaria usar cliffs , deixa muito artificial...
na minha opinião cliff sucks , usar height é muito melhor.
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-15, 07:35

O uso do cliff é bom pra quem sabe usar. O warcraft falhou terrivelmente na minha opinião, ao proibir subir mais que 2 leveis sem mecher no terrneo de baixo. Se pudesse levantar uma 'parede' digamos assim, de 3 leveis acima, ficaria perfeito, mas se você tentar fazer isso, vai simplesmente subir mais 1 terreno ao redor dele. Fora isso, o world editor tem muitas ferramentas úteis.
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Mensagem por rafabrum5 2011-07-15, 07:49

Notei também que nao dá para fazer paredoes enormes :/
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Mensagem por Bills 2011-07-15, 08:50

Como lcc disse, cliff sucks!

EU nem leio um tutorial com cliff, levanta/abaixa o terrian que voce ganha mais. Entre Cliff é walkable, ou seja, tem risco da unit para ali no meio de dois andares. o.o E vou diser mais uma vez, para fazer terrain ou para editar qualquer coisa use jnpg.
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-15, 10:16

JNPG


*_________________________*


O que é isso?

-----------------------------------------------------------------------------------
Respostas esperadas: Aff, você não sabe o que é JNPG, meu Deeus
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Mensagem por lcc 2011-07-15, 12:20

Jass New Gen pack, procura ele no google , ñ vo fala oq é porq já falei umas par de vez e ninguém deu atenção Wink
Cliff deixa o terrain surreal ,idependente de quem usar , só city cliffs (aqueles que parecen concreto) que tem alguma utilidade, com hieght vc pode quebrar o limite que vc mesmo disse do cliff sem contar que fica muito mais realista, depois q vc começar usar hight vc vai perceber a diferença.
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-15, 12:28

Já suspeitava que seria o Jass new gen, só que COMO O NOME DIZ, ele não é pra jass?
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Mensagem por Bills 2011-07-15, 12:54

No jnpg tem varias coisa:
- Compilador de vJass.
- Editor de texto para tootips (ninguem é obrigado a usar aqueles codigos chatos).
- Editor de terrain. Permite voce adicionar ou remover novos terrenos e tambem modificar as propriedades deles (walkable, flyable, etc).
- E mais algumas que eu não estou lembrando.
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-15, 13:02

Pow, bom saber, vou procurar aqui no google, e ve se acho algum tutorial pra usá-lo. Valeu!
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Mensagem por VicToR 2011-07-15, 13:17

Eu nao posso usar o JNPG terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 2563680657
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Mensagem por GuLider 2011-07-15, 13:20

Ótimo tutorial Hélio, +REP
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-15, 13:34

Valeu GuLider, eu estou com o mapa demo aqui, quando tiver tempo eu upo ele
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-07-16, 14:15

#Tópico Atualizado: Mapa Demo adicionado
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Mensagem por aldonova 2011-07-16, 20:24

Bom Tuto Helio
Sou Horivel Em Terrain E Talvez Posso Me Esforçar Mais A Partir De Agora Mais Dá Uma Preguisa...terrain - [TUTORIAL] Terrain 1 - Pântano 2066584637

+Rep

Ainda Não Vi O Mapa Demo Mais JáJá Eu Olho.
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