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Variaveis [pedido] completo de bollean a real

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Mensagem por Iky 2011-05-23, 01:42

Bem vcs devem estar se perguntando, tuto sobre variaveis? ja temmm vai levar um -, respondo, foi pedido de um brother que nao etendeu o tuto do raziel (dedurando... foi o payperview ; OFF: vc ta em primeiro lugar nos q mais postou neste mes sabia?)
Bem, é muita coisa emtao tem um sumario com links q levam diretamente ao ponto (conhecimento de html ¬¬)
1.etendendo o q é variavel
2.evitando leaks com variaveis
3.como classificar o que vc quer colocar como variavel
4.ideias de como utilizar variaveis em suas spells

1.Etendendo o q é variável


Bem , variaveis são locais na memoria que o programa cria para guadar dados ( dados é diferente de informação, dados sao os puros bits e bytes ), no caso o map warcraft é um programa, nas apostilas que eu liapara sobre programação os autores gostava de comparar com baldes, que você enche de água e esvazia, para depois encher novamente.
cada tipo de variavel ocupa um tamanho na memoria ram (o conheito de memoria ram é o seguinte: no computador, tudo que nos fazemos é salvo temporariamente em uma memoria, se o usuario quiser, salvar no dispositivo de armazenamento (disco rigido , pendrive , etc ) quando vc abri o navegador, o SO(sistema operacional, programa responsavel por gerenciar as tarefas, recursos, maquina, e manter o contato maquina/usuario, o SO mais comum é o windows, mais tem varios, mac, distribuições linux/GNU, BSD, etc) carrega o navegador que ta no disco rigido pra memoria ram, quando o pc de alguem fica lento por ter varias coisas abertas, o pc da lag, ou leak, é por que a memoria ram ta sobrecarregada, para um programador (que faz map warcraft, é considerado programador ) saber quanto de memoria ele ta usando, o lcc por exemplo, é considerado um otimo programador por evitar leaks.
Bem, as variaveis sao importante para qualquer programador que cria um programa de interação, de usuario para programa ou usuario para maquina, de qualquer forma, programador que nao sabe usar variaveis ,nao é programador ^^
o sistema de espaço é basicamente assim:
Como as variaveis sao armazenadas dados, bits e bytes, temos que etender um pouco de numeros binarios ou boleanos para explicar isso melhor vai dar um pouco de dor de cabeça:
a maquina, como funciona a energia so etendi "numeros" 1 e 0, na verdade 1 é passando eletricidade e 0 é nao passando eletricidade, os numeros decimais ( de 1 a 9 ) para binarios muda, bastante por que em binario so tem de 0 a 1,,,, nao etendeu ne? Melhor explicar com um exemplo o numero 2, fica em binario 10 , por que nao tem 2 em binario, entao somar 1 + 1 em binario é o msm q somar 9 + 1, assim como 9 + 1 adiciona 1 numero na casa decimal seguinte e ca casa atual da 0, por que nao tem um numero de um digito maior que 9 entao, 1 +1 em binario, adiciona 1 na casa seguinte e na casa atual da 0:
3 em binario = 11, 4 = 100 e assim vai,
Vamos ao q interessa : um digito é igual a um byte, ou seja é um numero binario com 8 casas ( ex: 10000000 )
ai uma variavel com a palavra "byte" ocupa na memoria ram 4 bytes, equivalente a 16 bits, ou seja um numero binario com um quantidade de casas igual ao exemplo >> 10000000000000000000000000000000 \o/, isso por que o pc pega o numero binario , vai la na tabela ASCII e ve q caractere esse numero significa (explicando de maneira bemmm simples)
para criar uma variavel no warcraft
Spoiler:

Bem agora que etendemos o que é variavel vamos para a proxima
Para quem so queria saber o que é variavel, pode parar aqui se quiser

2.evitando leaks com variaveis


Bem o mais famoso ( e o unico que eu conheco, mas vai dar para ter ideia d o q é leak e por que tira no jeito que eu vou falar )
tipo de variavel que da leak é o de point, point é o tipo de dado binario criado a partir de coordenadas 3d
para quem nao sabe o que é point veja aqui
o por que do leak? bem por que (eu acho,,, me corrigam porfavor para eu melhorar o tuto) quando alguem vai usar uma position
se refere ela diretamente, EXEMPLO : creat 1 footman at (position of(triggering unit)) facing defalt building degres.
O qu ta de vermelho é a parte qu da leak, nao sei porque, mas por alguma razão o map salva este ponto o que faz qu sempre salve ocupando cada vez mais espaço na memoria ram (position of(triggering unit)) e para resolver isso, os programadores, q tenham alguma exeperiencia com leaks de point sabem que para resolver é so criar uma variavel e depois destruila (essa parte destruila, me refiro ao custon script que fazem para retirar o point , que é : call RemoveLocation(udg_"variavel de point") )
tem tambem o leak de group que se retira assim call RemoveGroup(udg_"variavel de group"),
Bem essa foi a parte de leaks (poucos leaks) e como removelos com variavel e tb o por que destes leak

3.como classificar o que vc quer colocar como variavel


Bem esta parte é apenas, para dizr qual o tipo de variavel ficaria cada coisa, quase qualquer coisa ja vem com nome , como point, unit, unit-group, timer,
bem esta parte é bem rapida e simples:
integer: level of ability, level of hero, sei la nao lembro mais,,, mas se vcs acharem ai fales que eu edito aqui ^^
Real :distancia, dano, altura, scaling value, etc ,,, tb nao lembro muito ,mas basicamente é tudo que pode ser decimal e nao tenha um tipo certo.
Point : como o propio nome é um ponto, ou posição de uma unidade ou objeto.
bollean: este é interessante, pq é mais usado em comparaçao durante a condition da trigger tipo : condition - ((triggering unit) is alive)equal true ( triggering unit esta vivo é igual á verdadeiro
unit- como o propio nome diz, é uma unidadde, mas se fosse em outra linguagem de programação seria uma classe
unit group- o nome diz tb, entao vou nem explicar, mas se quiserem que eu explique é so falar ¬¬
unit type - é o tipo de unidade, por exemplo : footman
bem esta ai uma listinha basica das variaveis mais usadas em spells e systems
PROXIMO!!! kkkk

4.ideias de como utilizar variaveis em suas spells


bem aqui nao vou colocar nenhuma spell nao , vou so falar msm ¬¬ (cansado a justificativa, ta na hora do post)
variavel de unit mais point = a knockback, spell de invocação, etc
vao falando ai que eu coloco, podem ate dizer q eu coloquei esta parte so para dizer que tem um tuto de 4 partes, mas aqui é so papo msm, vao dizndo umas ideias legais e eu vou " iniciando " uma ideia de como começar ^^
espero que gostem e se eu realmente ajudei da um +
OFF
vou voltar com a assinatura de comecome de novo, vi q o pessoal gosta ^^
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Mensagem por VicToR 2011-05-23, 10:58

Hum... voce gosta mesmo de fazer tutoriais hein ^^
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Mensagem por Iky 2011-05-23, 11:09

gosto de aprender e ensinar (aumenta o ego e o conhecimento)
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