[Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..
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TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
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[Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..
Olá, boa noite a todos,nesse tutorial aqui vou ensinar como você colocar as seguintes câmeras no seu jogo:Câmera First Person(Quase isso, pois a first person person mesmo do war3 é zuada),3D Camera tipo WOW,Perfect World,2D Tipo jogos que sua visão é de lado,Superior tipo uma camera do warcraft3 mas só que um pouco mais "superior",Camera deitada é o que o nome diz, FOV(Field Of View)tipo câmera de jogos de rally ps1 ela é semelhante a camera 3D a unica diferença é que ela mantém uma distância do jogador e Tudo Preto é uma camera que vai chegando perto do jogador e deixando todo o caminho preto, da pra fazer jogos de fuga com essa câmera.Vamos logo aos códigos:
First Person/Primeira Pessoa
Primeiramente, tente deixar sua câmera de lado como na foto a seguir:
Baseie-se na camera que esta desse lado <-.
Feito isso crie uma nova trigger, logo após isso faça o seguinte tm5con
Agora, vamos pular para a camera mais desejada a 3D:
Primeiramente crie uma camera com uma visão por trâs e denomine-a como Camera 002 (A camera tem que pegar na unidade que você quer que fique com camera 3D)
FEito isso crie uma trigger
Obs:Essa camera criada para visão 3D será usada em todas as próximas câmeras.
Camera Superior é geralmente usada em jogos baseado em turnos.
Camera Deitada: é uma camera que você vai odiar com certeza e nunca vi uma camera dessa ser usada em algum jogo '-'.
Seu resultado será:
FOV:É uma camera usada em muitos jogos de rally de antigamente, atualmente ela só se aplicar em jogos de corrida, quando o carro pega muita velocidade.(Acho que estou boiando nesse tutorial '-')Vocês podem não perceber muita diferença da FOV para 3D por isso vou postar 2 imagens
Seu resultado será:
Outra Imagem
tm5con
Tudo preto:Não sei pra que serve, acho que deve ser pra fazer aqueles jogos de terror ou de fuga das trevas '-'.Vocês podem não perceber esse efeito na imagem
Depois que o cenario lá de trás chega a um certo ponto, ele começa a ficar preto, por esse motivo o nome dele é tudo preto '-'.
Explicação
Legenda
[start]
// = Coméntario observação.
Com essa explicação você terá uma noção para todas as outras triggers, póis a unica coisa que muda entre elas é a posição da câmera e o deslocamento.
[/start]
[/end]
Então, é só isso pessoal, até mais, se gostaram da +REP.
Ah quase que eu ia esquecendo em "Unit's Rotation" vocês podem colocar "Default Rotation" a diferença não será tão grande.E não se esqueçam que existe vários outros tipos de câmeras. Só depende do ponto que sua camera está localizada e do ponto onde a camera atinge um ponto.
Mapa de demonstração:http://www.epicwar.com/maps/204686/
Ah, e pessoal, não vai dar pra postar mais códigos lá na gameslol e aqui(TeamKings) essa semana, vou ta muito ocupado.Obrigado até mais, atenciosamente lorderes.
First Person/Primeira Pessoa
Primeiramente, tente deixar sua câmera de lado como na foto a seguir:
Baseie-se na camera que esta desse lado <-.
Feito isso crie uma nova trigger, logo após isso faça o seguinte tm5con
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos) //Inicialização do mapa.
Conditions
Nada (Você pode optar por quaisquer condições)
Actions
Camera - Apply Camera 001 (Camera que você acabou de criar) for (Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00) using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Distance to the target to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Agora, vamos pular para a camera mais desejada a 3D:
Primeiramente crie uma camera com uma visão por trâs e denomine-a como Camera 002 (A camera tem que pegar na unidade que você quer que fique com camera 3D)
FEito isso crie uma trigger
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
- Apply Camera 002 (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
(Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Height Offset to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Obs:Essa camera criada para visão 3D será usada em todas as próximas câmeras.
Camera Superior é geralmente usada em jogos baseado em turnos.
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
- Apply Camera 002 (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
(Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Angle of Attack to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Camera Deitada: é uma camera que você vai odiar com certeza e nunca vi uma camera dessa ser usada em algum jogo '-'.
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
- Apply Camera 002 (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
(Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Roll to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Seu resultado será:
FOV:É uma camera usada em muitos jogos de rally de antigamente, atualmente ela só se aplicar em jogos de corrida, quando o carro pega muita velocidade.(Acho que estou boiando nesse tutorial '-')Vocês podem não perceber muita diferença da FOV para 3D por isso vou postar 2 imagens
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
- Apply Camera 002 (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
(Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Field of View to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Seu resultado será:
Outra Imagem
tm5con
Tudo preto:Não sei pra que serve, acho que deve ser pra fazer aqueles jogos de terror ou de fuga das trevas '-'.Vocês podem não perceber esse efeito na imagem
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
- Apply Camera 002 (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
(Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Far Z to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Depois que o cenario lá de trás chega a um certo ponto, ele começa a ficar preto, por esse motivo o nome dele é tudo preto '-'.
Explicação
- Código:
Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos) //Inicialização do mapa.
Conditions
Nada (Você pode optar por quaisquer condições)
Actions
Camera
- Apply Camera 001 (Camera que você acabou de criar) for (Owner of
Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer outro
player)over 0 seconds //Aplicando a camera 001 (Imagem acima) para o
jogador 1 (Player 1), durante 0 segundos (A camera sempre ficará lá)
Camera
- Lock camera target for (Owner of (Last Created Unit)) to (Last
Created Unit), offset by (90.00,180.00) using the Unit's rotations
//Trava a camera para o dono da última unidade criada, caso você queira,
você pode colocar em Owner of (Last Created...) a unidade em si ou o
player em si, ou seja a unidade que você quer que a camera trave.Após
isso, a camera será travada para a ultima unidade criada (A camera terá
seu foco na última unidade criada) usando a última câmera criada, com
um deslocamento de 90.00 e 180.00 (Em relação a última unidade criada),
usando a rotação da unidade (Ou seja ele não estará usando a rotação da
propria câmera e sim da unidade.
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Distance to the target to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
//Aqui irá usar um tipo de "Deslocamento" para o alvo, que nesse caso
será Distance to the Target façando a última unidade criada (Façando =
no ângulo da última unidade criada, é mais ou menos isso)
Legenda
[start]
// = Coméntario observação.
Com essa explicação você terá uma noção para todas as outras triggers, póis a unica coisa que muda entre elas é a posição da câmera e o deslocamento.
[/start]
[/end]
Então, é só isso pessoal, até mais, se gostaram da +REP.
Ah quase que eu ia esquecendo em "Unit's Rotation" vocês podem colocar "Default Rotation" a diferença não será tão grande.E não se esqueçam que existe vários outros tipos de câmeras. Só depende do ponto que sua camera está localizada e do ponto onde a camera atinge um ponto.
Mapa de demonstração:http://www.epicwar.com/maps/204686/
Ah, e pessoal, não vai dar pra postar mais códigos lá na gameslol e aqui(TeamKings) essa semana, vou ta muito ocupado.Obrigado até mais, atenciosamente lorderes.
Última edição por tm5con em 2012-05-11, 00:17, editado 1 vez(es)
Re: [Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..
camera attack angle tambem é bom para modificar o angulo de visão.
e tem uma função do height que considera acima do solo, evitando assim que a camera fique para baixo do solo.
Ah tambem poderiam ser usado um loop de 1 a 12 e em vez de mecher na configuração apenas do player 1, mechar na do player do loop. (sendo um pouco mais avançado, mas não chega a complicar para os iniciantes.)
e eu acho legal quando explicam as funções das actions (pois o importante mesmo é aprender, ja que para cada mapa a camera vai ter estar diferente mesmo)
* bem isso tambem num é um tutorial propiamente dito ...
OFF: vish 999 posts !!!
e tem uma função do height que considera acima do solo, evitando assim que a camera fique para baixo do solo.
Ah tambem poderiam ser usado um loop de 1 a 12 e em vez de mecher na configuração apenas do player 1, mechar na do player do loop. (sendo um pouco mais avançado, mas não chega a complicar para os iniciantes.)
e eu acho legal quando explicam as funções das actions (pois o importante mesmo é aprender, ja que para cada mapa a camera vai ter estar diferente mesmo)
* bem isso tambem num é um tutorial propiamente dito ...
OFF: vish 999 posts !!!
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