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Dica - Jogar para ganhar (análise para DotA)

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Mensagem por TroiA 2009-12-31, 15:27

Jogar para vencer (análise para DotA)


Apesar de diferentes, os Fighting Games têm vários pontos em comum com o DotA (selecione seu herói e derrote seu adversário, utilizando as habilidades especiais de cada personagem). Logo, algumas teorias e artigos dos Fighting Games podem ser aplicados no DotA, e eu gostaria de compartilhar uma em especial, que se chama "Jogar para vencer". Talvez você já tenha ouvido falar desse artigo, já que ele foi anunciado há muito tempo. Vou fazer um resumo e uma breve comparação entre alguns tópicos desse artigo com o DotA, mas o ideal seria lê-lo inteiro, seja por curiosidade de saber como é o mundo dos Fighting Games competitivos ou mesmo para analisar tópicos gerais sobre os esportes eletrônicos.

Em resumo, o artigo retrata o mundo competitivo de Street Fighter, onde o principal objetivo entre os jogadores de alto nível é "jogar para vencer". O conceito "jogar para vencer" é explicado no decorrer do artigo como a maneira da qual o jogador utiliza suas estratégias e táticas para ganhar, independentemente da forma com a qual ganhe sua partida. O conceito explica que jogar projéteis seguidos no seu adversário ou agarrá-lo várias vezes não é uma "apelação" como é dito pelos jogadores ao qual sofrem esse tipo de ataque, mas sim uma estratégia de jogo. Se o jogador ao qual recebe esse tipo de ataque é de um nível alto ele saberá um método eficaz de contra-atacar esses tipos de movimento. Em um outro tópico, o artigo analisa jogos que são bons, e justamente são esses jogos que duram anos e anos nas prateleiras (como StarCraft), tornando-se cada vez mais estratégicos e competitivos.

Tomando por base agora o DotA, e aplicando todos os aspectos citados do artigo, podemos fazer uma comparação e notar que primeiramente não há "apelação" no DotA, nem mesmo heróis "apelões". Todos os heróis do jogo são feitos para prevalecer em momentos diferentes no decorrer da partida, sejam para gankar o inimigo, farmar ou até mesmo ajudar os aliados. Um time de alto nível saberá um método eficaz para combater os heróis ditos “apelões”, pois como qualquer jogo equilibrado, os personagens tem pontos fracos e fortes. O que os times fazem é contra-atacar esse heróis tomando por vantagem seus pontos fracos.

Citado pelo artigo, StarCraft já tem mais de 11 anos na área dos esportes eletrônicos profissionais, tempo mais que suficiente para se refinar milhares de estratégias de jogo pelos jogadores de alto nível. Ainda que tenha surgido há pouco tempo, o DotA começa a se fixar com relação às estratégias de jogo e, segundo o conceito, se permaçer por mais tempo na lista dos jogos competitivos mais jogados, a tendência é aprimorar a jogabilidade e as estratégias de jogo. E jogos cada vez mais competitivos e estratégicos seriam realmente muito interessantes de se assistir e até de se jogar.

Por fim, o próprio conceito conclui com um conselho que vale para qualquer jogo competitivo, seja ele Street Fighter, Mortal Kombat, DotA, Warcraft ou Counter-Strike: "Eu admito que o objetivo final do conceito de 'jogar para vencer' é ironicamente não vencer, mas evoluir. Então pratique, evolua, jogue com disciplina, e jogue para vencer." Evoluir a jogabilidade, aprender com as derrotas, descobrir estratégias novas, tudo isso se aprende com experiência. Ninguém nasceu em um time profissional e sabendo toda a jogabilidade do DotA, são anos de aperfeiçoamento e aprendizagem. Lição tirada de jogadores que já jogaram em dezenas de campeonatos e sabem a dificuldade de alcançar tal nível de aperfeiçoamento, mas sabem o quão gratificante foi todo o esforço quando vêem seus nomes na lista dos melhores do mundo.
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Mensagem por Raziel_br 2010-01-11, 12:36

^^

legal, o artigo intero onde eu acho pra ler?
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Mensagem por TroiA 2010-01-11, 13:24

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Mensagem por Raziel_br 2010-01-13, 11:11

li tudo, é bom
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Mensagem por 2010 2010-05-30, 13:30

Eu postei lá no outro, acho que ficou fods.
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Mensagem por [Co]--David 2010-08-08, 11:45

Na verdade eu jogo para perder. xD

Bom Tópico.
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