TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!



[Tutorial] Trigges Basicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por TroiA em 2008-10-05, 11:59

BASIC TIGGER
Bom resolvi fazer alguns tutoriais legais do world edit, começando pelo básico , o mais básico possivel, nao estarei comentando sobre o mapeamento que é o mesmo que decorar seu mapa, colocar arvres, doodad , etc. Este tutorial somente falará sobre os tiggers que é o 90% da alma do seu mapa ( ). Bom como já foi dito , depois de decorar seu mapa vamos para o que interessa , o TIGGER.
O Tigger se localiza no toolbar do WE (World Edit) simbolizada por uma letra ´a` ( Hotkey = F4). Abrindo o tigger editior voce verá varias opções de acesso com fotos , etc. Isso ainda nao interessa. Ate ai legal, e agora? . Agora você deve ter notado que há uma coluna branca com uma pasta escrita (Initialization) seguida de um aparente arquivo ( com uma foto de um papel) com um monte de negocinho. Aqui vai cada um por etapa:
>> Pasta : A partir de agora chamaremos de Categoria. Categoria é onde fica localizado as tiggers (os papel branquinho que chamei de arquivos)
>> Tiggers : Dentro desses papéis ficam os EVENTS(eventos) , CONDITIONS(condições) e ACTIONS(ações) , onde encontramos a estrutura de uma situação , um evento para acontecer, a seguir estarei explicando melhor o significado disso. Como você ve quando abre a tigger editior ´a` uma pasta nomeada initialization , dentro dela há uma tigger com o nome de Meele initialization - esse tigger , como pode ver, e sua estrutura de eventos , condições e ações são utilizados em mapas Meele , ou melhor dizendo , aqueles de construir base , herois , etc.. Essa Estrutura ( Estrutura a partir de agra será os Events , Conditions e Actions)é a base dos mapas Meele , necessitam somente delas. Mas como não estamos aqui pra aprender como fazer Mapas Meeles e sim Mapas ´Senários`- Senário e quando você especifica ou constroi as tiggers , quando não mais utiliza as Meele tiggers. Vamos começar a revelar esse segredo das tggers ( :? )
:arrow: EVENTS : Em português, Eventos , diz respeita á base de tudo o que vai acontecer , é o começo ou melhor exemplificando com este exemplo : Espirrar , Pisar no chão , Olhar. É o que ordena , o sentido do que acontecerá, pois uma coisa so acontece se algo der a isso acontecer por exemplo , Espirrei ! logo voou catarro .
:arrow: CONDITIONS : As condições , como o próprio nome ja diz é a condição para realizar a ação (explicada logo abaixo)que terá tal efeito. Ou seja , continuando o exemplo acima. Espirrei - evento , Forte , Alto , Dentro da casa , No escritorio - condicoes para iniciar a ação.
:arrow: ACTIONS : Acho que todo mundo ja sabe o que isto significa, vou continuar com um outro exemplo para um melhor entendimento.
Tigger- pisar no chao e ter uma reação.
Jorge pisou no chão. (ai esta o evento, geralmente temos 1 evento nas tiggers)
O chão esta QUENTE. (logo vem a condição sempre acompanhado de um valor= quente)
QUENTE resulta num pulo de tanto quente que é.( uma reação do evento e da condição que é a ação de jorge ter pisado num chão quente).

================================================================================
=============
Bom esse foi o básico dos básicos de uma tigger. Agora veremos Os eventos existentes em uma tigger.
================================================================================
=============
>>>EVENTS<<< (banderinha vermelha no toolbar (Ctrl+E))

Aqui vamos nós, mais uma vez, desvendar os misterios que abranje o Editor de mapas, o WE. Agora que temos uma noção da coisa , vamos estudar os eventos, quais eventos existem, o que eles fazem , quais condições podem usar - grifado por que os eventos necessitam de certas condições para seguir em frente. Como no exemplo do Jorge , nao pode haver no lugar daquela condição uma , O céu esta azul é totalmente anormal, aquela estrutura nao irá procedir. O pisar não tem nada a ver com o fato do céu estar azul.
Aqui está os events existentes :

Map Initialization : Inicialização do mapa , não vem acompanhado de conditions porque a propria inicialização do mapa é uma condição. Ela é a responsável por tudo o que acontece quando o jogo começa, por exemplo no Dota , quando começa o jogo - as horas do mapa são acertadas, o dinheiro (gold) de todos são ajustados (se não for ajustado todos terão 0 de gold) , Visibilidade do mapa , faz com que algumas unidades sejam ivulneráveis, como as torres 2 enquanto as torres 1 nao são destruidas.( há muito o que dizer sobre Map Initialization pois é o maior evento existente em uma tigger).

Destructibles e Dialog Event : Estarei pulando esta parte pois se tratam de um conhecimento maior de Tigger onde poderam ver nos próximos tutoriais + avançados.

Game - Time of day : Como podem observar, é o evento responsavel pelo tempo. O dia é 12:00 horas , O dia é 24:00 (limite) horas e assim por diante. (Geralmente nao vem acompanhado condições como não é o caso do Balanar no Dota , este evento é responsavel pelas suas magias durante a noite). Com esse evento podemos citar várias ações como > Game - Time of day (Equal to- Igual á , Not Equal to - Não é igual á , Greater Than- é maior que , Greater Than or Equal To- é maior ou igual á , Less Than - Menor que , Less than or equal to - Menor ou igual á.) Equal to 24:00 (meia noite) logo posso citar uma ação - Unit-Kill , Alguma unidade que morra quando for 24:00 .

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Game- Value of real variables tambem sera estudado mais tarde por ser uma estrutura dificil de entender. Load Game , Save Game (nao serao utilizados por isso vamos pular) - Hero Abillites button cliked e Build Structure button clicked servem so para maps single payer e nao seram estudados.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Player - Chat Message : Corresponde ao o que certo Player (Jogador) escreveu no Chat ( Enter) podemos citar novamente o Dota quando digitamos -ap , -ar , -sm , etc... Lembrando que a a condicao esta no próprio evento , mas mesmo assim temos condicoes para isso. Uma delas pode ser , se o -ap ja foi digitado nao resultara em nada digitar -ar , por exemplo.

Player - Cinematic Skipped : É quando algum Player aperta ESC , isso resultará em algumas ações. Geralmente usado quando um mapa tem trailler dai voce aperta ESC - esse evento tambem serve para isso. Vo dar um exemplo melhor , -Player 1 (Red) Skips a cinematic sequence-
Game - Text message to tiggering player the message - Move speed of Unit of Tiggering Player. - Isto mostrará o move speed da unidade , nao esta exatamente correta mais isso ai que vocês viram é uma ação combinada de vários valores que veremos mais adiante.

Player - Selection Event : Quando algum player selecona alguma unidade existente no mapa. Tem algums mapas que tem os heros parados num certo lugar que voce pode clicar neles e eles serao escolhidos, este evento utiliza o Selection Event.

Player - Keyboard Event : Diz respeito a algo que foi teclado , as unicas possibilidades sao Left Arrow - Seta Esquerda , Right Arrow - Seta direita , Up Arrow - Seta para cima , Down Arrow - Seta para Baixo . Em algums mapas sao utilizados para modificar a Camera e outros ate mesmo para movimentar as unidades.

Player - Properties : A propriedade de certo player - quando de gold que ele tem , lumber (madeira) , food used (quanto de poplacao ele tem) , etc. Raramente vem acompanhado de Conditions.

Player - Leaves game : É o caso dos malditos kitters. Refere-se á algum player que saiu do jogo enquanto este durava, no caso do DOTA esse evento é utilizado para mostrar o nick do player quando sai do jogo.
ex> Jorge Has Left The Game . Algums Mapas nao mostram quando alguem sai durante o jogo.

Time - Time Elapsed : É o tempo de jogo que foi gastado ate certo momento que será indicado pelo evento, por exemplo , 3 s - isso significa que depois de 3 s depois de ter começado o jogo.

Time - Periodic Event : É o tempo repetitivo , nao há caso melhor para esplicar como os mapas 3 corredores ou Dota , Os creeps nacsem em um certo intervalo de tempo , esse intervalo e o Periodic Event que dirá qual será este intervalo. Ex.> 3 s , quer dizer que de 3 em 3 segundos algo vai acontecer , no caso do Dota de 30 em 30 segundos nascem os creeps.

Time - Timer Expires : Este é um evento meio complicado , pois diz respeito a uma açao - o timer. Timer é uma açao que tambem quer dizer tempo , e o mesmo que Time Elepsed mais a vantagem do Timer Expires é que esta açao pode ser dáda há qualquer momento nao necessitando de partir do inicio do jogo.

Unit - Specific Unit Event : Serve pra alguma uidade ja existente no mapa , significa se algo aconteceu com esta unidade, morreu? virou de outro player? Tomou dano , foi atacada , ganhou um level , entre outras, sao várias em que trarei mais detalhes nao sei quando pois estou com muita preguiça. Lembrando que serve para unidades existentes no mapa , na visao. Este evento é utilizado para o Rosham do DOta, é so pensar como.

Unit - Player-Owned Unit Event : ( Owned em ingles significa daquele , de quem é. O proprietário daquilo que voce esta se referindo)
Um Evento que acontece com a unidade de algum player, nao precisa especificar a unidade e sim o player facilitando mais, pois nao precisa ter a unidade no mapa.

Unit - Generic Unit Event : essa é a que eu mais gosto !! nao precisa de unidade especificada e nem player so basta o evento que pode ter varias condições. Alguma unidade morre ( A unit Dies)

Unit - Unit Enters Region : Foi ai onde eu começei a parender criar mapas para WE , no senário War Chasers ( Entre nele e veja as tiggers é bem legal e ajuda a aprender - me ajudo ) usa-se bastante desse Evento , um exemplo > No Warchasers quando voce vai escolher um Hero , voce precisa ir com o Wisp até o circulo do Hero e dai voce escolhe ele. Region é uma regiao - geralmente de cor azul , tem como voce fazr várias regions e assim especificalas nos Events , como esse.

Unit - Unit Leaves Region : A mesma bosta do anterior so que diz respeito quando voce sair da region citada.

Unit - Unit Within Range : Quando voce esta numa certa distancia da Unidade (Range - Distancia ) Necessita especificar a unidade e esta tem que estar presente no mapa.

Unit - Life ou Mana : Sao 2 Eventos mas trabalham da mesma forma. Se refere ao HP (Life/Pontos de Vida) ou da MANA (SP/Pontos de Magia/Spell Points/etc) de certa unidade.
===============================================
================================================================================
=============

:idea: Bom ai está os Events e suas respectivas descrições. Estarei respondendo as perguntas pois nao há outro jeito de aprender melhor que perguntar , É ESSENCIAL QUE VOCE QUE ESTEJA REALMENTE INTERESSADO PROCURAR MAPAS DESPROTEGIDOS - COMO WARCHASERS PARA APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE TUDO O QUE TEM NO WE. É como se fosse no Dota , voce precisa jogar mais e mais para aprender fazer todos os items e magias. Ja tenho 2 anos mechendo no WE e ainda nao sei tudo , de tiggers sim mas tem outras paradas que nao faco nem ideia.
É bom que voce leia este tutorial com o WE aberto para que voce fique observando do que está sendo falado , e quer saber ? FUÇA , FUÇA MESMO ATE DA PAU que ai vocé entende melhor
Outra dca , se esta fazendo um mapa é sempre bom voce salva-lo em 2 a 3 lugares diferentes , pq como a maioria usa pirata geralmente da pau no mapa e nao salva e nem entra mais.
Outro coisa é ter algum conhecimento da lingua inglesa por que vc nao vai achar um ´a`que seja em portugues no WE. Eu fikava traduzindo as coisas q eu nao intendia . :wink:

AFff ja é 3 horas da manha , vo durmi , quando eu acorda vo fazer uma tigger e quero que facam tbm pra ver como é. Usando o evento Unit Enters Region para escolher algum Hero que voce vai criar no Objevt Editior.

ja ia me eskecendo , quero fazer mapas dumy com basic tiggers so q nao sei como colokalas para dl , se puderem me ensinar Crying or Very sad

================================================================================
============================================================
EXEMPLO DE TIGGER - SELEÇÃO DO HERO.

Bom ak vai um exemplo de tigger , vamos criar uma tigger igual ao do warchasers para a seleçao de um hero.
Primeiro voce deve criar um Hero no Objects Editior , crie umas magias básicas , normais igual a do Single Player. No mapa faça o mesmo , coloque o hero que será escolhido em uma posicao e coloque indicadores para escolher ele.
Region - No Toolbar do WE la em cima tem uma opcao chamada Layer , clicando nela voce seleciona a parte Regions. Abrirá um caixa de dialogo com o nome de Region e voce podera ver um pequeno botao escrito add - este botao add uma region no seu mapa , essa region sera o Evento ( Unit - Unit Enters Region) voce pode seleciona-la no evento. Depois de criar um region ele tera um nome como Region 000 , voce pode mudar este nome a seu gosto.

TroiA

Número de Posts : 4150
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 127 Pontos : 22915

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://teamkings.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por Iky em 2011-03-31, 02:51

Otimo tuto, mas poderia ter imagens ne?



Iky

Número de Posts : 2065
Data de inscrição : 06/04/2010
Reputação : 99 Pontos : 16924

Warning Necropost
10 / 10010 / 100


http://icaro.glauco

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por mazamagos em 2011-05-13, 12:54

eu acho q nao devia fazer uma comparação de evento com espirrar voar catarro nao tinha outra comparação nao ^^

mazamagos

Número de Posts : 28
Data de inscrição : 11/03/2011
Reputação : 1 Pontos : 10534

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por Payperview em 2011-05-13, 16:25

VLW TROYA ME AJUDO D+ Razz


Usuario Expulso

Payperview

Número de Posts : 365
Data de inscrição : 10/04/2011
Reputação : 8 Pontos : 10819

Warning Necropost
100 / 100100 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por VicToR em 2011-05-13, 17:23

TroiA escreveu:Espirrei ! logo voou catarro .

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. //perdoaomeufloodplz

VicToR

Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 13325

Warning Necropost
4 / 1004 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por aldonova em 2011-05-13, 20:54

Bom Tuto Tróia Mais Acho Que Você Poderia Dar Um Up Nele Destacando Coisas Em Outrsd Cores, Colocando Imagens E Esses Tróços, Para Ficar Mais Atrativo, Pois O Texto é Grande E Assim Fica Cansativo.
Bom Tuto =)


°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°


Ai Como Eu Queria Que Meu Computador Fosse Melhor... só para voutar a Jogar World Of Warcraft
...

°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°

aldonova

Número de Posts : 1054
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 45 Pontos : 11961

Warning Necropost
3 / 1003 / 100


http://teamkings.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por XxDarckhack em 2011-05-14, 09:46

Otimo TUrial Troya !

XxDarckhack

Número de Posts : 386
Data de inscrição : 02/04/2011
Reputação : 27 Pontos : 11122

Warning Necropost
25 / 10025 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por Iky em 2011-05-19, 12:34

passa logica de programação no tuto, dessas que usam em pregramação msm, vai por mim, ajuda



Iky

Número de Posts : 2065
Data de inscrição : 06/04/2010
Reputação : 99 Pontos : 16924

Warning Necropost
10 / 10010 / 100


http://icaro.glauco

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por GuLider em 2011-05-24, 15:45

Vai me ajudar muito


Criando uma Sign Básica
Tipografias
Efeitos em Tipografias
Entendendo a Lógica das Triggers
--------------------------------------------
A procura de um tutorial? Clique Aqui!

Quero Aprender Photoshop, se você quer aprender Photoshop, esse é seu lugar

GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 11352

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por rafabrum5 em 2011-05-24, 18:39

Eu to fazendo lógica de programação no meu tec. em informatica Smile
Mais da metade que o Sor passo no quadro eu sabia por causa do world editor Smile




Faça seu pedido de model AQUI!

rafabrum5

Número de Posts : 922
Data de inscrição : 03/10/2010
Reputação : 42 Pontos : 12488

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://kaylegendz.deviantart.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por TroiA em 2011-05-24, 18:47

Nuss!, esse tópico é muito antigo, ainda tem umas girias estranhas que eu tinha colocado kkk, tá merecendo um #UP!



TroiA

Número de Posts : 4150
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 127 Pontos : 22915

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://teamkings.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Trigges Basicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:30


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum