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[Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..

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[Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..

Mensagem por tm5con em 2012-05-08, 04:29

Olá, boa noite a todos,nesse tutorial aqui vou ensinar como você colocar as seguintes câmeras no seu jogo:Câmera First Person(Quase isso, pois a first person person mesmo do war3 é zuada),3D Camera tipo WOW,Perfect World,2D Tipo jogos que sua visão é de lado,Superior tipo uma camera do warcraft3 mas só que um pouco mais "superior",Camera deitada é o que o nome diz, FOV(Field Of View)tipo câmera de jogos de rally ps1 ela é semelhante a camera 3D a unica diferença é que ela mantém uma distância do jogador e Tudo Preto é uma camera que vai chegando perto do jogador e deixando todo o caminho preto, da pra fazer jogos de fuga com essa câmera.Vamos logo aos códigos:

First Person/Primeira Pessoa
Primeiramente, tente deixar sua câmera de lado como na foto a seguir:







Baseie-se na camera que esta desse lado <-.
Feito isso crie uma nova trigger, logo após isso faça o seguinte tm5con

Código:

Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos) //Inicialização do mapa.
Conditions
Nada  (Você pode optar por quaisquer condições)
Actions
Camera - Apply Camera 001  (Camera que você acabou de criar) for (Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00) using the Unit's rotations 
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Distance to the target to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Pronto, se tudo estiver de acordo, seu resultado será esse (ou quase esse):



Agora, vamos pular para a camera mais desejada a 3D:
Primeiramente crie uma camera com uma visão por trâs e denomine-a como Camera 002 (A camera tem que pegar na unidade que você quer que fique com camera 3D)

FEito isso crie uma trigger
Código:

Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada  (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
 - Apply Camera 002  (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
 (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Height Offset to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Seu resultado será o seguinte:



Obs:Essa camera criada para visão 3D será usada em todas as próximas câmeras.


Camera Superior é geralmente usada em jogos baseado em turnos.
Código:

Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)
Conditions
Nada  (Você pode optar por qualquer condições)
Actions
Camera
 - Apply Camera 002  (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds
Camera - Lock camera target for (Owner of
 (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Angle of Attack to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Seu resultado será o seguinte:



Camera Deitada: é uma camera que você vai odiar com certeza e nunca vi uma camera dessa ser usada em algum jogo '-'.


Código:

Events

Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)

Conditions

Nada  (Você pode optar por qualquer condições)

Actions

Camera
 - Apply Camera 002  (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds

Camera - Lock camera target for (Owner of
 (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations

Camera - Set Player 1(Red)'s camera Roll to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds

Seu resultado será:




FOV:É uma camera usada em muitos jogos de rally de antigamente, atualmente ela só se aplicar em jogos de corrida, quando o carro pega muita velocidade.(Acho que estou boiando nesse tutorial '-')Vocês podem não perceber muita diferença da FOV para 3D por isso vou postar 2 imagens


Código:


Events


Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)


Conditions


Nada  (Você pode optar por qualquer condições)


Actions


Camera
 - Apply Camera 002  (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds


Camera - Lock camera target for (Owner of
 (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations


Camera - Set Player 1(Red)'s camera Field of View to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds


Seu resultado será:




Outra Imagem

tm5con



Tudo preto:Não sei pra que serve, acho que deve ser pra fazer aqueles jogos de terror ou de fuga das trevas '-'.Vocês podem não perceber esse efeito na imagem



Código:



Events



Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos)



Conditions



Nada  (Você pode optar por qualquer condições)



Actions



Camera
 - Apply Camera 002  (Camera que você acabou de criar) for
(Owner of Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer
outro player)over 0 seconds

Camera - Lock camera target for (Owner of
 (Last Created Unit)) to (Last Created Unit), offset by (90.00,180.00)
using the Unit's rotations
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Far Z to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
Seu resultado será o seguinte:



Depois que o cenario lá de trás chega a um certo ponto, ele começa a ficar preto, por esse motivo o nome dele é tudo preto '-'.

Explicação
Código:

Events
Map Initialization (Você pode optar por qualquer eventos) //Inicialização do mapa.
Conditions
Nada  (Você pode optar por quaisquer condições)
Actions
Camera
 - Apply Camera 001  (Camera que você acabou de criar) for (Owner of
Last Created Unit) (Você pode colocar Player 1 ou qualquer outro
player)over 0 seconds  //Aplicando a camera 001 (Imagem acima) para o
jogador 1 (Player 1), durante 0 segundos (A camera sempre ficará lá)
Camera
 - Lock camera target for (Owner of (Last Created Unit)) to (Last
Created Unit), offset by (90.00,180.00) using the Unit's rotations
//Trava a camera para o dono da última unidade criada, caso você queira,
 você pode colocar em Owner of (Last Created...) a unidade em si ou o
player em si, ou seja a unidade que você quer que a camera trave.Após
isso, a camera será travada para a ultima unidade criada (A camera terá
seu foco na última unidade criada) usando a última câmera criada,  com
um deslocamento de 90.00 e 180.00 (Em relação a última unidade criada),
usando a rotação da unidade (Ou seja ele não estará usando a rotação da
propria câmera e sim da unidade.
Camera - Set Player 1(Red)'s camera Distance to the target to (Facing of (Last Created Unit)) over 0.00 seconds
//Aqui irá usar um tipo de "Deslocamento" para o alvo, que nesse caso
será Distance to the Target façando a última unidade criada (Façando =
no ângulo da última unidade criada, é mais ou menos isso)

Legenda
[start]
// = Coméntario observação.
Com essa explicação você terá uma noção para todas as outras triggers, póis a unica coisa que muda entre elas é a posição da câmera e o deslocamento.
[/start]
[/end]

Então, é só isso pessoal, até mais, se gostaram da +REP.
Ah quase que eu ia esquecendo em "Unit's Rotation" vocês podem colocar "Default Rotation" a diferença não será tão grande.E não se esqueçam que existe vários outros tipos de câmeras. Só depende do ponto que sua camera está localizada e do ponto onde a camera atinge um ponto.

Mapa de demonstração:http://www.epicwar.com/maps/204686/

Ah, e pessoal, não vai dar pra postar mais códigos lá na gameslol e aqui(TeamKings) essa semana, vou ta muito ocupado.Obrigado até mais, atenciosamente lorderes.


Última edição por tm5con em 2012-05-11, 00:17, editado 1 vez(es)


Não subestime aquele(a) que ainda não mostrou toda sua força.
Não aponte erros nem julgue-os, faça com que eles simplesmente não existam.
Foi com erros que aprendi a acertar.
Foi tentando que descobrir a "chance oculta".
Mesmo que sua chance for a minima possível tente, pois aquilo ainda é uma chance e os números surpreende quando você menos espera.
O exato sucesso foi criado pelo o exato erro.
Admiro aquela pessoa que usa uma linguagem formal para se comunicar com qualquer classe.
Não se inspire em uma pessoa que você gosta muito, seja melhor.
Não tente ser o melhor, em qualquer ocasião, só seja você mesmo.
Não pense assim "Sou o melhor" todo tempo, pois de onde você menos espera pode ter alguém melhor que você.

Ta afim de saber todas as informações recentes sobre o jogo twisted metal small brawl 5 city of newerth?Então, acesse o blog http://www.tm5con-war3.blogspot.com.br/

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Re: [Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..

Mensagem por fg8d78e48sro em 2012-05-08, 15:30

camera attack angle tambem é bom para modificar o angulo de visão.

e tem uma função do height que considera acima do solo, evitando assim que a camera fique para baixo do solo.

Ah tambem poderiam ser usado um loop de 1 a 12 e em vez de mecher na configuração apenas do player 1, mechar na do player do loop. (sendo um pouco mais avançado, mas não chega a complicar para os iniciantes.)

e eu acho legal quando explicam as funções das actions (pois o importante mesmo é aprender, ja que para cada mapa a camera vai ter estar diferente mesmo)

* bem isso tambem num é um tutorial propiamente dito ...


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Dê uma olhada no meu map : http://teamkings.forumeiros.com/t2951-divulgacao-3-heroes-war-12c#28895

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Re: [Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..

Mensagem por Iky em 2012-05-12, 15:50

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Re: [Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..

Mensagem por tm5con em 2012-05-13, 00:17

Obrigado, iky.


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Re: [Tutorial]Camera First Person,3D,2D etc..

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