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[Tutorial] Tudo sobre Trigges e Seleção de Heróis

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Mensagem por TroiA 2008-09-15, 18:09

- Trigger Básicos (Os mais simples)

- (Pequena Introdução)
- Bom resolvi fazer alguns tutoriais legais do world editor, começando pelo básico, o mais básico possível, não estarei comentando sobre o mapeamento (Mapa) que é o mesmo que decorar seu mapa, colocar arvores, doodad, etc. Este tutorial somente falará sobre os triggers que é o 90% da alma do seu mapa. Bom como já foi dito, depois de decorar seu mapa vamos para o que interessa, o

- Trigger:
- O Trigger se localiza no toolbar do WE (World Editor) simbolizada por uma letra (Hotkey = F4). Abrindo o trigger editor você verá varias opções de acesso com fotos, etc. Isso ainda não interessa. Ate ai legal, e agora? . Agora você deve ter notado que há uma coluna branca com uma pasta escrita (Initialization) seguida de um aparente arquivo (com uma foto de um papel) com um monte de negocinho. Aqui vai cada um por etapa:
- Pasta : A partir de agora chamaremos de Categoria. Categoria é onde fica localizado as tiggers (os papel branquinho que chamei de arquivos) - Triggers: Dentro desses papéis ficam os EVENTS(eventos), CONDITIONS (condições) e ACTIONS (ações), onde encontramos a estrutura de uma situação , um evento para acontecer, a seguir estarei explicando melhor o significado disso.

- Como você ve quando abre a tigger editior ´a` uma pasta nomeada initialization, dentro dela há uma tigger com o nome de Meele initialization - esse tigger, como pode ver, e sua estrutura de eventos, condições e ações são utilizados em mapas Meele, ou melhor dizendo, aqueles de construir base, herois , etc.. Essa Estrutura ( Estrutura a partir de agra será os Events , Conditions e Actions)é a base dos mapas Meele , necessitam somente delas. Mas como não estamos aqui pra aprender como fazer Mapas Meeles e sim Mapas Cenários - Cenário e quando você especifica ou constroi as tiggers , quando não mais utiliza as Meele tiggers. Vamos começar a revelar esse segredo das triggers;

- EVENTS : Em português, Eventos, diz respeita á base de tudo o que vai acontecer, é o começo ou melhor exemplificando com este exemplo: Espirrar , Pisar no chão, Olhar. É o que ordena , o sentido do que acontecerá, pois uma coisa so acontece se algo der a isso acontecer por exemplo, Espirrei ! logo voou catarro. (Exemplos estranhos né ? xD)

- CONDITIONS: As condições, como o próprio nome ja diz é a condição para realizar a ação (explicada logo abaixo) que terá tal efeito. Ou seja, continuando o exemplo acima. Espirrei - evento, Forte, Alto, Dentro da casa, No escritorio - condicoes para iniciar a ação.

- ACTIONS: Acho que todo mundo ja sabe o que isto significa, vou continuar com um outro exemplo para um melhor entendimento.
Tigger- pisar no chao e ter uma reação.

TroiA pisou no chão. (ai esta o evento, geralmente temos 1 evento nas tiggers)
O chão esta QUENTE. (logo vem a condição sempre acompanhado de um valor= quente)
QUENTE resulta num pulo de tanto quente que é.( uma reação do evento e da condição que é a ação de TroiA ter pisado num chão quente).

- Bom esse foi o básico dos básicos de uma tigger. Agora veremos Os eventos existentes em uma tigger.

-----

- EVENTS (banderinha vermelha no toolbar (Ctrl+E))

- Aqui vamos nós, mais uma vez, desvendar os misterios que abranje o Editor de mapas, o WE. Agora que temos uma noção da coisa, vamos estudar os eventos, quais eventos existem, o que eles fazem, quais condições podem usar - grifado por que os eventos necessitam de certas condições para seguir em frente. Como no exemplo do TroiA, nao pode haver no lugar daquela condição uma, O céu esta azul é totalmente anormal, aquela estrutura nao irá procedir. O pisar não tem nada a ver com o fato do céu estar azul.

- Aqui está os events existentes:

- Map Initialization: Inicialização do mapa , não vem acompanhado de conditions porque a propria inicialização do mapa é uma condição.
- Ela é a responsável por tudo o que acontece quando o jogo começa, por exemplo no Dota , quando começa o jogo - as horas do mapa são acertadas, o dinheiro (gold) de todos são ajustados (se não for ajustado todos terão 0 de gold) , Visibilidade do mapa , faz com que algumas unidades sejam ivulneráveis, como as torres 2 enquanto as torres 1 nao são destruidas.
- há muito o que dizer sobre Map Initialization pois é o maior evento existente em uma tigger.

- Destructibles e Dialog Event

- Destructibles e Dialog Event: Estarei pulando esta parte pois se tratam de um conhecimento maior de Tigger onde poderam ver nos próximos tutoriais + avançados. enquanto isso coloquei outros triggers.

- Game - Time of day : Como podem observar, é o evento responsavel pelo tempo. O dia é 12:00 horas , O dia é 24:00 (limite) horas e assim por diante. (Geralmente nao vem acompanhado condições como não é o caso do Balanar no Dota , este evento é responsavel pelas suas magias durante a noite).
- Com esse evento podemos citar várias ações como > Game - Time of day (Equal to- Igual á , Not Equal to - Não é igual á, Greater Than- é maior que , Greater Than or Equal To- é maior ou igual á, Less Than - Menor que , Less than or equal to - Menor ou igual á.) Equal to 24:00 (meia noite) logo posso citar uma ação - Unit-Kill , Alguma unidade que morra quando for 24:00 .

- Game - Value of real variables tambem sera estudado mais tarde por ser uma estrutura dificil de entender. Load Game, Save Game (nao serao utilizados por isso vamos pular) - Hero Abillites button cliked e Build Structure button clicked servem so para maps single payer e nao seram estudados.


- Player - Chat Message: Corresponde ao o que certo Player (Jogador) escreveu no Chat ( Enter) podemos citar novamente o Dota quando digitamos -ap , -ar , -sm , etc... Lembrando que a a condicao esta no próprio evento , mas mesmo assim temos condicoes para isso. Uma delas pode ser , se o -ap ja foi digitado nao resultara em nada digitar -ar , por exemplo.

- Player - Cinematic Skipped: É quando algum Player aperta ESC , isso resultará em algumas ações. Geralmente usado quando um mapa tem trailler dai voce aperta ESC - esse evento tambem serve para isso. Vo dar um exemplo melhor , -Player 1 (Red) Skips a cinematic sequence-
Game - Text message to tiggering player the message - Move speed of Unit of Tiggering Player. - Isto mostrará o move speed da unidade , nao esta exatamente correta mais isso ai que vocês viram é uma ação combinada de vários valores que veremos mais adiante.

- Player - Selection Event: Quando algum player selecona alguma unidade existente no mapa. Tem algums mapas que tem os heros parados num certo lugar que voce pode clicar neles e eles serao escolhidos, este evento utiliza o Selection Event.

- Player - Keyboard Event: Diz respeito a algo que foi teclado , as unicas possibilidades sao Left Arrow - Seta Esquerda , Right Arrow - Seta direita , Up Arrow - Seta para cima , Down Arrow - Seta para Baixo . Em algums mapas sao utilizados para modificar a Camera e outros ate mesmo para movimentar as unidades.

- Player - Properties: A propriedade de certo player - quando de gold que ele tem, lumber (madeira), food used (quanto de poplacao ele tem), etc. Raramente vem acompanhado de Conditions.

- Player - Leaves game: É o caso dos malditos kitters. Refere-se á algum player que saiu do jogo enquanto este durava, no caso do DOTA esse evento é utilizado para mostrar o nick do player quando sai do jogo.
Exemplo: TroiA Has Left The Game. Algums Mapas não mostram quando alguem sai durante o jogo.

- Time - Time Elapsed: É o tempo de jogo que foi gastado ate certo momento que será indicado pelo evento, por exemplo, 3s - isso significa que depois de 3 s depois de ter começado o jogo.

- Time - Periodic Event: É o tempo repetitivo , nao há caso melhor para esplicar como os mapas 3 corredores ou Dota , Os creeps nacsem em um certo intervalo de tempo , esse intervalo e o Periodic Event que dirá qual será este intervalo.
- Exemplo: 3s , quer dizer que de 3 em 3 segundos algo vai acontecer , no caso do Dota de 30 em 30 segundos nascem os creeps.

- Time - Timer Expires: Este é um evento meio complicado, pois diz respeito a uma açao - o timer. Timer é uma açao que tambem quer dizer tempo, e o mesmo que Time Elepsed mais a vantagem do Timer Expires é que esta açao pode ser dáda há qualquer momento nao necessitando de partir do inicio do jogo.

- Unit - Specific Unit Event: Serve pra alguma uidade ja existente no mapa , significa se algo aconteceu com esta unidade, morreu? virou de outro player? Tomou dano, foi atacada, ganhou um level, entre outras, sao várias em que trarei mais detalhes nao sei quando pois estou com muita preguiça. Lembrando que serve para unidades existentes no mapa, na visao.
- Este evento é utilizado para o Rosham do DOta, é so pensar como.

- Unit - Player-Owned Unit Event: ( Owned em ingles significa daquele, de quem é. O proprietário daquilo que você esta se referindo)
Um Evento que acontece com a unidade de algum player, nao precisa especificar a unidade e sim o player facilitando mais, pois nao precisa ter a unidade no mapa.

- Unit - Generic Unit Event: essa é a que eu mais gosto !! não precisa de unidade especificada e nem player so basta o evento que pode ter varias condições. Alguma unidade morre (A unit Dies)

- Unit - Unit Enters Region: Foi ai onde eu começei a parender criar mapas para WE, no cenário War Chasers ( Entre nele e veja as tiggers é bem legal e ajuda a aprender - me ajudo) usa-se bastante desse Evento , um exemplo > No Warchasers quando voce vai escolher um Hero , voce precisa ir com o Wisp até o circulo do Hero e dai voce escolhe ele. Region é uma regiao - geralmente de cor azul , tem como voce fazr várias regions e assim especificalas nos Events , como esse.

- Unit - Unit Leaves Region: A mesma bosta do anterior so que diz respeito quando voce sair da region citada.

- Unit - Unit Within Range: Quando voce esta numa certa distancia da Unidade (Range - Distancia ) Necessita especificar a unidade e esta tem que estar presente no mapa.

- Unit - Life ou Mana: São 2 Eventos mas trabalham da mesma forma. Se refere ao HP (Life/Pontos de Vida) ou da MANA (SP/Pontos de Magia/Spell Points/etc) de certa unidade.

- Bom ai está os Events e suas respectivas descrições. Estarei respondendo as perguntas pois não há outro jeito de aprender melhor que perguntar, é
ESSENCIAL QUE VOCE QUE ESTEJA REALMENTE INTERESSADO PROCURAR MAPAS DESPROTEGIDOS - COMO WARCHASERS PARA APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE TUDO O QUE TEM NO WE. É como se fosse no Dota , voce precisa jogar mais e mais para aprender fazer todos os items e magias. Ja tenho 2 anos mechendo no WE e ainda nao sei tudo , de tiggers sim mas tem outras paradas que nao faco nem ideia.

- Exemplo de Trigger - Seleção de Herói.

- Bom aqui vai um exemplo de trigger, vamos criar uma trigger igual ao do warchasers para a seleçao de um hero.
Primeiro voce deve criar um Hero no Objects Editior, crie umas magias básicas, normais igual a do Single Player.
- No mapa faça o mesmo, coloque o hero que será escolhido em uma posicao e coloque indicadores para escolher ele.

- Region - No Toolbar do WE la em cima tem uma opcao chamada Layer, clicando nela voce seleciona a parte Regions. Abrirá um caixa de dialogo com o nome de Region e voce podera ver um pequeno botao escrito add - este botao add uma region no seu mapa , essa region sera o Evento ( Unit - Unit Enters Region) voce pode seleciona-la no evento. Depois de criar um region ele tera um nome como Region 000 , voce pode mudar este nome a seu gosto.


- Abra o trigger Editior, crie uma pasta (chamada - Selecao do Heroi) depois crie uma tigger chamada ( o nome do Heroi a ser escolhido, por exmplo, Medusa) Ate aqui tudo bem agora vamos modelar esta estrutura.

- EVENTS >> Unit - Unit Enters Region.

- Bom, Você indicara a region onde estara o Heroi a ser escolhido. Lembre-se de colocara o heroi , como exemplo a medusa como Neutral Passive , que nao será de ninguem esta unidade , por favor nao coloque como neutral hostile pois ele te atacará .

- CONDITIONS >> Para configurar a condicao temos que ter noção de que evento está no jogo ( na tigger) . Ja que estamos nos referindo a uma Region, Logo a condicao tera um Efeito de Region.
Veja a figura e observe que Unit - Unit -Type comparation Esta condicao , como pode ver , se refere a unidade que ativara o evento que provocará a ação. ( Entering Unit - como o proprio nome ja diz se refere a unidade que esta entrando em uma certa region)

O Wisp sera a unidade de ativacao da acao , por exemplo , eu nao poderei ir com um peon ate a regiao , nao acontecerá nada , somente com o wisp. Dai depende d qual unidade voce prefere para a ativacao. Esolher o Wisp tem suas vantagens - O Wisp nao ataca , entao se for um mapa multiplayer nao acontecera problemas como esse. E tambem para que algum engraçadinho nao exploda seu wisp com aquela magia dele , basta no Object Editior voce tirar essas magias dele .

- ACTIONS >> A parte mais legal da parada. Isto dara a acao a acontecer. Vejamos a figura e explicarei cada detalhe

- Unit - Remove
- Remove (Entering - Unit) From The Game.
Esta acao removera o Wisp ( Que é o Entering Unit da Tigger) do Jogo

- Unit - Create Units Facing Angle
- Create 1 At
Center Of SelecaoDoHeroMedusa Facing
[u]Default Building Facing Degrees.

- Esta Ação Criara a unidade ( Hero) escolhido pelo Wisp ( Entering Unit) Owner of Entering Unit - siginifica o dono , proprietário , quem possui a Entering Unit que no caso é o Wisp.


Última edição por TroiA em 2010-07-31, 17:10, editado 7 vez(es)
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Mensagem por Raziel_br 2008-12-24, 16:37

parabéns, não teria sua paciencia para escrever isso tudo



obs:isso foi um elogio xD
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Mensagem por Skizzik 2008-12-24, 18:21

haja pasiencia
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Mensagem por TroiA 2008-12-26, 01:08

Sim haja paciencia xD
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Mensagem por TroiA 2008-12-26, 01:08

Gente não tou respondendo muito os topicos por que eu é o [Tek][-][TrOjAn] Estamos fazendo o mapa de RPG para o site !
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Mensagem por Raziel_br 2008-12-27, 18:48

ok, tenho uma duvida:

o que é TeK?
o clan?
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Mensagem por TroiA 2009-01-15, 10:02

[Tek] = TeaM KingS
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Mensagem por [Tk][-][Chicu] 2009-01-15, 11:33

Antigamente era ''TK'',mais já tinha muitos clans Tk então....mudamos para ''Tek''
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Mensagem por Raziel_br 2009-01-15, 11:36

pq vcs num criam um clan oficial no gg?
ou jpa tem?
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Mensagem por TroiA 2009-01-15, 11:47

Porque no Garena para criar o clan precisa de lvl 21..
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Mensagem por Raziel_br 2009-01-15, 12:03

hummmmmmmm


vc ta em qual level?
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Mensagem por TroiA 2009-01-15, 12:20

19 ja pro 20
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Mensagem por Raziel_br 2009-01-15, 12:43

ai quando vc chega no 21 vc cria o clan uai
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Mensagem por TroiA 2009-01-15, 13:13

Sim é claro xD
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Mensagem por [Tk][-][Chicu] 2009-01-15, 14:57

sim,e quero um cargo bom...tipo Lord,capitão e etc..
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Mensagem por Raziel_br 2009-01-15, 16:02

???

cargo em clan?
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Mensagem por TroiA 2009-01-15, 23:46

Sim...
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Mensagem por Raziel_br 2009-01-17, 21:00

eu hein...
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Mensagem por essemsm 2010-07-31, 02:27

Por favor, não querendo ser relaxado
mas poderia colocar as imagemns que estão faltando? D:
eu não entendo nada sem elas D:
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Mensagem por TroiA 2010-07-31, 14:01

- Sim depois eu edito, esse tópico é old, mais eu vou atualizar sim.
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Mensagem por narut1 2010-12-13, 20:22

trigger é quase a mesma coisa que fazer programa em algoritimo ou em c++, eu sei fazer programas de decor, nao tenho muito problemas com trigger, o dificil msm é decorar o map

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Mensagem por MrJgrasel 2010-12-17, 14:26

indo na onda do chicu
eu tb quero um cargo
psodpoas
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