TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
+5
rafabrum5
XxDarckhack
Iky
cristian777
Ice_Crowner
9 participantes
TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
MAPA E LINK ATUALIZADOS
VERSÃO 1.1
Bom, resolvi fazer este turotial porque achei que os exemplos de "Trigger Basics" achados na internet estão mesmo muito "Basicos", mas, o que são triggers???
Trigger é aquilo que comanda uma determinada ação no jogo. Como exemplo, podemos pegar as campanhas do War3. As ações de fala, quests movimentos e outras coisas são realizadas por triggers.
Para entrar no Trigger Editor, basta apertar F4 ou clicar naquele "a" amarelo que aparece em cima no World Edit.
Feito isso, você apertará Ctrl+T ou clicará em cima daquele ícone de uma folha branca com a ponta dobrada, depois, nomeie-o.
Um trigger é formado por três categorias: eventos, condições e ações.
Primeiro, vou falar sobre os eventos, condições e ações.
1.EVENTOS
O evento define alguma coisa que irá acontecer. Sem ele, não teremos uma AÇÃO. Para se criar um evento, você aperta Ctrl+E, ou simplismente clica na bandeirinha vermelha.
Exemplo:
- Events
Unit- A unit enters Player 1 entra
Tradução:
Unidade - Uma unidade entra na região Player 1 entra
> > > Esse evento significa que uma unidade entrará em uma região. Neste caso, na região "Player 1 entra".
2.CONDIÇÕES
Como o próprio nome já diz, isso determina as condições para um evento ocorrer. Para se criar uma condição, você aperta Ctrl+D o simplismente clica naquele ícone de uma folha branca com a ponta dobrada com uma setinha verde em cima.
Exemplo:
- Condictions
(Owner of (Triggering unit)) Equal to Player 1 (Red)
Tradução:
(Dono da(Unidade acionada)) Igual ao Jogador 1 (Vermelho)
> > > Essa condição diz que só ocorrerá a ação selecionada abaixo se o dono da unidade que entrar na região "Player 1 entra" for do jogador 1 (Player 1(Red)).
3.AÇÕES
Como o próprio nome já diz também, a ação define aquilo que irá acontercer depois de se ter ocorrido o envento. Par se criar uma ação você aperta Ctrl+R ou clica naquele ícon tipo uma caixinha prte do lado do ícone da condição.
Exemplo:
- Actions
Unit - Kill (Random unit from (Unit in morre player 2 ))
Tradução:
Unidade - Matar (Unidade aleatória em (Unit in morre player 2 ))
> > > Com isso, uma uma unidade qualquer nesta região irá morrer. Como só tem o Paladin, só ele morre.
Então o nosso trigger ficou assim:
- Events
Unit- A unit enters Player 1 entra
- Condictions
(Owner of (Triggering unit)) Equal to Player 1 (Red)
- Actions
Unit - Kill (Random unit from (Unit in morre player 2 ))
-R-E-S-U-M-I-D-O-
Quando uma unidade qualquer do jogador 1 entrar na região "Player 1 Entra" uma unidade aleatória da região "morre player 2" morre, e como só tem uma unidade lá, só ela morre.
!!!VIU COMO É SIMPLES!!!
Espero ter ajudado você que nunca mexeu com isso.
Está ai o link do download do mapa com esse trigger e com uitos outros, todos eles super esplicados.
Baixe Aqui http://www.epicwar.com/maps/156046/-> ATUALIZADO
Dae galera mais nova nisso, espero ter ajudado vcs
VERSÃO 1.1
Bom, resolvi fazer este turotial porque achei que os exemplos de "Trigger Basics" achados na internet estão mesmo muito "Basicos", mas, o que são triggers???
Trigger é aquilo que comanda uma determinada ação no jogo. Como exemplo, podemos pegar as campanhas do War3. As ações de fala, quests movimentos e outras coisas são realizadas por triggers.
Para entrar no Trigger Editor, basta apertar F4 ou clicar naquele "a" amarelo que aparece em cima no World Edit.
Feito isso, você apertará Ctrl+T ou clicará em cima daquele ícone de uma folha branca com a ponta dobrada, depois, nomeie-o.
Um trigger é formado por três categorias: eventos, condições e ações.
Primeiro, vou falar sobre os eventos, condições e ações.
1.EVENTOS
O evento define alguma coisa que irá acontecer. Sem ele, não teremos uma AÇÃO. Para se criar um evento, você aperta Ctrl+E, ou simplismente clica na bandeirinha vermelha.
Exemplo:
- Events
Unit- A unit enters Player 1 entra
Tradução:
Unidade - Uma unidade entra na região Player 1 entra
> > > Esse evento significa que uma unidade entrará em uma região. Neste caso, na região "Player 1 entra".
2.CONDIÇÕES
Como o próprio nome já diz, isso determina as condições para um evento ocorrer. Para se criar uma condição, você aperta Ctrl+D o simplismente clica naquele ícone de uma folha branca com a ponta dobrada com uma setinha verde em cima.
Exemplo:
- Condictions
(Owner of (Triggering unit)) Equal to Player 1 (Red)
Tradução:
(Dono da(Unidade acionada)) Igual ao Jogador 1 (Vermelho)
> > > Essa condição diz que só ocorrerá a ação selecionada abaixo se o dono da unidade que entrar na região "Player 1 entra" for do jogador 1 (Player 1(Red)).
3.AÇÕES
Como o próprio nome já diz também, a ação define aquilo que irá acontercer depois de se ter ocorrido o envento. Par se criar uma ação você aperta Ctrl+R ou clica naquele ícon tipo uma caixinha prte do lado do ícone da condição.
Exemplo:
- Actions
Unit - Kill (Random unit from (Unit in morre player 2 ))
Tradução:
Unidade - Matar (Unidade aleatória em (Unit in morre player 2 ))
> > > Com isso, uma uma unidade qualquer nesta região irá morrer. Como só tem o Paladin, só ele morre.
Então o nosso trigger ficou assim:
- Events
Unit- A unit enters Player 1 entra
- Condictions
(Owner of (Triggering unit)) Equal to Player 1 (Red)
- Actions
Unit - Kill (Random unit from (Unit in morre player 2 ))
-R-E-S-U-M-I-D-O-
Quando uma unidade qualquer do jogador 1 entrar na região "Player 1 Entra" uma unidade aleatória da região "morre player 2" morre, e como só tem uma unidade lá, só ela morre.
!!!VIU COMO É SIMPLES!!!
Espero ter ajudado você que nunca mexeu com isso.
Está ai o link do download do mapa com esse trigger e com uitos outros, todos eles super esplicados.
Baixe Aqui http://www.epicwar.com/maps/156046/-> ATUALIZADO
Dae galera mais nova nisso, espero ter ajudado vcs
Última edição por javerson em 2011-03-30, 10:50, editado 1 vez(es)
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
o ajudo bastante só q eu qero aprender a editar spawn de creps
deles sairen e iren para uma região me ajuda!!!!!!11
deles sairen e iren para uma região me ajuda!!!!!!11
cristian777- Número de Posts : 4
Data de inscrição : 28/03/2011
Reputação : 4 Pontos : 24912
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
he he qndo der eu posto qui pra vc.
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
bom, vamos começar pelo seguinte:
1º: Crie uma região na qual vc quer q saiam os creeps. (Spawn Creeps)
2º: Crie outra região, a qual os creeps seram mandados (Mandar Creeps)
3º: salve o centro das regiões em variáveis de point do tipo array:
set sua_variavel_de_point[1] = center of (Sapwn Creeps)
set sua_variavel_de_point[2] = center of (Mandar Creeps)
o objetivo de salvar o centro das regiões em variáveis é para não causar leaks (com o tempo, seu jogo vai ficando com lag).
Agora vamos a trigger q cria os creeps:
event - every 30.00 seconds of game time
action - unity - create 3 footman for Seu Player at sua_variavel_de_point[1]
-----------------------------------------------
agora a trigger q manda eles atacarem:
event - a unity enters on Sapwn Creeps
conditction - unity-tipe of triggering unity equal to footman
condiction - (booleran aqui viu) owner of triggering unity equal to Seu Player
action - order triggering unity to attack-move to sua_variavel_de_point[2]
é isso o sistema de spawns.
é bem simples
OBSERVAÇÃO:
he he... Fiz esse post no ntervalo do colégio
usASUHhasUSHuahsuHSuhas
espero ter ajudado
1º: Crie uma região na qual vc quer q saiam os creeps. (Spawn Creeps)
2º: Crie outra região, a qual os creeps seram mandados (Mandar Creeps)
3º: salve o centro das regiões em variáveis de point do tipo array:
set sua_variavel_de_point[1] = center of (Sapwn Creeps)
set sua_variavel_de_point[2] = center of (Mandar Creeps)
o objetivo de salvar o centro das regiões em variáveis é para não causar leaks (com o tempo, seu jogo vai ficando com lag).
Agora vamos a trigger q cria os creeps:
event - every 30.00 seconds of game time
action - unity - create 3 footman for Seu Player at sua_variavel_de_point[1]
-----------------------------------------------
agora a trigger q manda eles atacarem:
event - a unity enters on Sapwn Creeps
conditction - unity-tipe of triggering unity equal to footman
condiction - (booleran aqui viu) owner of triggering unity equal to Seu Player
action - order triggering unity to attack-move to sua_variavel_de_point[2]
é isso o sistema de spawns.
é bem simples
OBSERVAÇÃO:
he he... Fiz esse post no ntervalo do colégio
usASUHhasUSHuahsuHSuhas
espero ter ajudado
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
o valeu !!!!!! mas medis o tipo da untima action
cristian777- Número de Posts : 4
Data de inscrição : 28/03/2011
Reputação : 4 Pontos : 24912
cristian777- Número de Posts : 4
Data de inscrição : 28/03/2011
Reputação : 4 Pontos : 24912
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
aaah conceqi achai valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!a otra coisa eu vi aquele mapa dos triggers teu muinto fera
cristian777- Número de Posts : 4
Data de inscrição : 28/03/2011
Reputação : 4 Pontos : 24912
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
Otimo Turial +
XxDarckhack- Número de Posts : 386
Data de inscrição : 02/04/2011
Reputação : 27 Pontos : 25612
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
Cara, não sei quantas vezes (acho q 5) eu ja criei mapas estilo DotA com mais de 30 herois,... e tipo, não ficava atrativo Y-Y mas continuo fazendo e deixando as coisas mais perfeitas a cada coisa que eu aprendo aqui, como essa q eu n sabia q center of region dava Leak :/ valeu ae javerson e qualquer coisa olha p minha foto >=D
+ pra tu
+ pra tu
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
ISSO VAI ME AJUDA MUITO PORQUE VOU CRIAR UMA QUEST.. DE AREA EX: SE O CARA ANDA NA REGIAO ELE DEAD..
Payperview- Número de Posts : 365
Data de inscrição : 10/04/2011
Reputação : 8 Pontos : 25309
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
Opa ótimo tutorial, ganhou me +...
Mas só uma coisa, por que center of region da leak? Queria entender, alguem pode me explicar?
Mas só uma coisa, por que center of region da leak? Queria entender, alguem pode me explicar?
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
tipo, é pq a cada vez q a ação for executada, vai salvar o center of region. Cada execução da trigger vai salvar esse ponto, e vai salvando + e + vezes, o q vai consumindo a ram do seu pc, pois de alguma forma esses pontos são armazenados.
da uma olhada no forum nos tutos sobre leak, n é tao dificil de entender =D
da uma olhada no forum nos tutos sobre leak, n é tao dificil de entender =D
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
Não sabia que center of region causava leak... que estranho , tava fazendo um map cheio de regions, apenas salvando o center da region em uma váriavel destruiria o leak?
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
é bom.
tipo:
create 3 footmans at center of minha regiao
isso causa leak, o correto é salvar o centro da região em uma variavel de point.
set regiao X = center of minha regiao
create 3 footmans at regiao X
isso é o modo correto.
se vc n for utilizar mais esse ponto pode destrui-lo usando custum script
tipo:
create 3 footmans at center of minha regiao
isso causa leak, o correto é salvar o centro da região em uma variavel de point.
set regiao X = center of minha regiao
create 3 footmans at regiao X
isso é o modo correto.
se vc n for utilizar mais esse ponto pode destrui-lo usando custum script
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
nem eu sabia dessa lol
Payperview- Número de Posts : 365
Data de inscrição : 10/04/2011
Reputação : 8 Pontos : 25309
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
^^
Tamben Não Sabia Não...
Daqui A Pouko Já Vou Corigir As Coisas Do Meu Mapa =)
Tamben Não Sabia Não...
Daqui A Pouko Já Vou Corigir As Coisas Do Meu Mapa =)
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
o lcc fala direto sobre leak de point
a unica diferença da region é q a point é referida na region
vlw jeverson eu tava na duvida se era a point ou a propia region ^^]
a unica diferença da region é q a point é referida na region
vlw jeverson eu tava na duvida se era a point ou a propia region ^^]
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
Leak é sempre um saco D:
VicToR- Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 27815
Re: TRIGGERS!!! APRENDA COMO QUANDO E PRA QUE USÁ-LAS!!!
é erro do warcraft, quem em san conciencia faria que salvase toda vez que usase uma point
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» (Tek) Aprenda como divulgar o TeaM KingS em comunidades do Orkut
» [AJUDA]Como criar certas triggers
» [Resolvido] Como fazer a magia Shockwave em triggers.
» Como fazer um Item que dê moviment speed quando ativado!
» [PERGUNTA] - Como coloco imagen quando faço 1 post?
» [AJUDA]Como criar certas triggers
» [Resolvido] Como fazer a magia Shockwave em triggers.
» Como fazer um Item que dê moviment speed quando ativado!
» [PERGUNTA] - Como coloco imagen quando faço 1 post?
TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos