TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!




Participe do fórum, é rápido e fácil

TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!


TeaM KingS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como fazer um bom Tutorial

3 participantes

Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por GuLider 2011-06-26, 21:49

Um tutorial de como fazer um bom tutorial, meio ironico, não?
---------------
Bem, primeiramente venho pedir a todos os membros para tentarem fazer um tutorialzinho com o que sabe, "Ah, eu sou noob..." Eu tambem sou, mas você sabe algo sobre cinematic, camera, algum truque, sabe fazer algumas spells ou qualquer outra coisa que achar interessante, FAÇA UM TUTORIAL sobre isso, as vezes você nem precisa saber muito, mas viu um tutorial gringo interessante e sabe traduzir, traduza e posta ele aqui, não precisa ser algo como tutos de JASS, Fazendo um map DotA, não, algumas dicas poderão ajudar muito membros, e também ajudar o nosso fórum, por isso vamos lotar essa bagaça de tutoriais Como fazer um bom Tutorial 277638789
----------------

Agora vamos, ao que interessa, criei esse tópico para dar algumas dicas de como fazer um bom tutorial, porque se for fazer, vamos fazer bem feito né.

1- Deixe tudo bem explicado

Quem nunca viu algum tutorial e simplesmente não conseguiu entender porr@# nenhuma? Quando estiver fazendo seu tutorial, pense que a pessoa que estará lendo não sabe absolutamente nada, explique tudo que estiver fazendo, para ficar muito mais simples e agradavel de se ler.

2- Não fique usando muitos códigos ou linguagens de programação

Quando eu comecei lembro que alguns tutoriais falavam MUI, GUI, JASS, XINELO, etc... Muitos códigos, muitoooos, tente minimizar o possivel de códigos quando estiver fazendo um tutorial, pense que quem está vendo seu tutorial está começando agora, uma maneira fácil de fazer isso é na primeira vez que se referir ao termo abrir um parenteses explicando-o
EX: "blá blá blá GUI (GUI são as triggers do World Editor) blá blá blá" algo meio assim para a pessoa que está começando se sentir animada lendo seu tutorial.

3- Quanto mais imagens melhor

Com imagens no seu tutorial fica muito melhor, as pessoas têm mais facilidades ao entender o assunto, e também poupa um pouco os seus dedos de escrever, as vezes é mais fácil e rápido coloquar uma imagem do que escrever tudo o que estaria na imagem, além de ajudar na visualização do tutorial, claro.

4- Com muitas imagens coloque um Spoiler

Se seu tutorial for um pouco grandinho com bastantes imagens, não se esqueça de coloquar alguns spoilers, porque nem todos tem internet boa, e eu sei como é isso, ficar esperando um tempão para ler um tutorial, e as vezes nem era o que eu queria, então não se esqueça de alguns spoillers (se seu tuto tiver muitas imagens só, claro)

5- Deixando as coisas coloridas e mais organizadas não cansa a vista

Se você pegar e ir escrevendo um monte de coisas (as vezes até coisas boas e explicando bem), mas não tomando um pouco de cuidado com a organização, fica MUITO cansativo ler seu tutorial, por isso sempre tente organizar, ir separando partes por partes, e deixando coisas importantes destacadas, como eu estou fazendo agora.

6- Coloquar Maps de Exemplo também é uma boa, mas não coloque apenas o map como tutorial

As vezes com um map de exemplo no fim do tutorial irá ajudar muito, mas nunca faça, eu fiz esse tutorial nesse map, e coloqua o link do download, comigo que tenho uma internet lenta desanima baixar o map, mas quando eu vejo o tutorial, achei uma coisa interessante e vejo um map de exemplo no tutorial aí eu baixo.

7- Fazer tutoriais não ajuda apenas os outros

Acredite se quizer, mas quando você faz um tutorial, você nunca mais vai esquecer o que escreveu ali, você também aprende algumas coisas, as vezes você pode pesquisar para complementar seu tutorial e você SEMPRE sai ganhando alguma experiencia tentando ajudar os outros.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parte II: Tutoriais para a área de DotA




1- Use a Galeria de Imagens do Fórum

A galeria de imagens do fórum está atualmente com imagens de todos os heros (1 icone e uma imagem animada) e de todos os itens do DotA, ainda será upado as imagens das spells, a galeria foi feita exclusivamente para você, membro poder usa-lá para postar e fazer tutoriais com imagens sem a menor dificuldade.

- Como acessar a galeria?

Lá em cima, em baixo do banner teamkings, tem "inicio", "portal", News... E assim por diante até chegar em Galeria, clique ali e vá na sessão de DotA, use-as a vontade.


2- Explique, quando e como você tem que usar a spell ou o Item


Se você fez um tutorial de um hero que usa madnes, explique quando e once e porque usar a madnes, explique como deve usar as skills, enfim, deixe tudo muito bem explicado desde o minimo detalhe.


3- Deixando as coisas coloridas e mais organizadas não cansa a vista


Se você pegar e ir escrevendo um monte de coisas (as vezes até coisas
boas e explicando bem), mas não tomando um pouco de cuidado com a
organização, fica MUITO cansativo ler seu tutorial, por isso sempre
tente organizar, ir separando partes por partes, e deixando coisas
importantes destacadas, como eu estou fazendo agora.


4- Videos sempre são muito bons, e contribuem para a nota do seu tutorial

Videos, você pode até perguntar por que coloqua-los, mas tenha em mente que jogadores de todos os níveis irão ler seu tutorial, por isso tente coloquar videos para aqueles que estão começando entenderem melhor, além de deixar o tutorial mais completo, mais bonito e com certeza irá contribuir para a avaliação do seu tutorial.


5- Explique qual hero você pode usar a spell ou o item

Não diga assim, faça guinsoo, guinsoo depende de partidas, e tem heros bons para usa-los, explique em quem você tem que usar itens ou skills, por exemplo o bloodcast do ogre magi, fale qual é o melhor hero do seu time para você o buffar, ou um inimigo formidavel, que com certeza você tem que ter cuidado.


6- Early, Middle e Late Game

Existem heros earlys game (são bons nocomeço do jogo), Middle Game (são bons no meio do jogo) e Late Game(são bons no fim do jogo), explique isso, diga qual o hero do tutorial é, diga a estratégia de jogo nas 3 épocas, e uma boa jogabilidade, como farmar, como rushar, como matar no x1, etc...


7- Seja Original

O que procuramos é tutoriais originais, crie, invente, claro, pesquise e traga informações, mas acrenscente-as as suas informações, fazendo o tutorial ser seu e totalmente original, se esforçe, mesmo se não souber muito, tente o seu melhor, ajude o fórum, e o mais importante, divirta-se fazendo tutoriais, quando você faz algum tutorial seja do que for aquilo fica gravado, e você nunca esquecerá o que fazer.


-------------------

E lembre-se FAÇA TUTORIAIS


Última edição por GuLider em 2011-07-19, 16:34, editado 4 vez(es)
GuLider
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 24902

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por Raziel_br 2011-06-29, 12:12

legal, mais tipoeu não uso azul aki, porque o fundo do forum já é escuro, quando eu faço um tutorial eu faço assim


TITULO DO TUTORIAL

Resumo sobre o assunto, evito ao máximo usar a centralização, porque eu acho que isso faz ficar estranha a leitura, então eu só uso no título mesmo

Tópicos que o tutorial irá levantar, isto eu comessei a fazer apenas recentemente

1.0 Topico 1
2.0 Topico 2


1.0 - Topico um

Texto explicando o tópico um
Os títulos dos tópicos eu coloco em laranja com a fonte tamanho 16, que fica bem destacado

1.1 - Algum sub assunto do topico 1

Explicação do Sub tópico 1.1

2.0 - Tópico 2

Texto
Os títulos dos tópicos eu coloco em laranja com a fonte tamanho 16, que fica bem destacado

Imagem
Bla bla bla


CONCLUSÃO:

Espero que tenha ajudado, isso é simples e bla bla bla bla

E os créditos em vermelho, alinhado a direita e com fonte pequena:
Tutorial feito por Raziel_br se passar para algum lugar de créditos




No meu modelo antigo era este tutorial aqui: https://teamkings.forumeiros.com/t1151-tutorial-como-cacar-leaks que eu pessoalmente acho que foi o melhor dos que eu já fiz

no modelo novo, o que eu descrevi acima tem este: https://teamkings.forumeiros.com/t2079-tutorial-mdlvis-basico-animacoes#19585

e o meu tutorial para moderadores que que os membros não tem acesso, aquele eu acho que foi um dos tutoriais mais longos em textos que eu ja fiz...
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32059

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por GuLider 2011-06-29, 12:21

É, com o fundo do fórum o azul fica um pouco apagado mesmo, eu sempre usei azul e verde em fóruns com BGs brancos ou claros.

É uma boa o que você postou, a pessoa vai ler o tópico e abaixo o seu post que também ajuda, eu fiz isso meio que como um incentivo para as pessoas fazerem tutoriais, porque vejo membros com bastante experiencia que não fazem tudo (não é obrigação de nenhum membro fazer um tutorial)
GuLider
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 24902

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por Raziel_br 2011-06-29, 12:26

é, mais de qualquer forma, eu acho que qualquer conhecimento que voce tenha, voce deve passar adiante, compartilhar, talvez seja uma coisa meio egoista voce guardar só para voce uma coisa que voce sabe e poucos sabem tambem


outra cosia que vou falar, vou até editar minha mensagem acima:


A linguagem deve ser a mais suave possivel, porque se a pessoa esta lendo um tutorial, é porque ela não sabe, e voce deve explicar do zero,até mesmo como navega nos menus para chegar aonde voce quer mostrar, caso o tutorial seja uma coisa mais basica como o meu tutorial de animação...
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32059

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por GuLider 2011-07-19, 16:31

#Tópico atualizado!
GuLider
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 24902

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por Raziel_br 2011-07-19, 19:24

gostei

xD

mais achoq ue voce poderia da um formatação menos azul no seu tutorial...

é que como eu havia dito, eu acho que o azul fica dificil de ler e não chama muita atenção na hora da leitura, ainda mais porque ele ta centralizado...


bem, o tutorial é seu, so to dando um palpite


^^
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32059

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por VicToR 2011-07-19, 22:09

Raziel_br escreveu:gostei

xD

mais achoq ue voce poderia da um formatação menos azul no seu tutorial...

é que como eu havia dito, eu acho que o azul fica dificil de ler e não chama muita atenção na hora da leitura, ainda mais porque ele ta centralizado...


bem, o tutorial é seu, so to dando um palpite


^^

Também acho, por isso que imitei o Raziel na hora de fazer o meu tuto *-*
VicToR
VicToR

Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 26875

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue4 / 1004 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por Raziel_br 2011-07-20, 13:05

kkkkkkkkkkkkkk
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32059

Warning Necropost
Como fazer um bom Tutorial Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como fazer um bom Tutorial Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer um bom Tutorial Empty Re: Como fazer um bom Tutorial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos