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[TUTORIAL](Staar.)Fazendo Spawn igual do DOTA (Melhorada)

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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 03:46

Galera, fuçando nos meus mapas, já feitos para ajudar a galera aqui do TeamKings...
Eu achei 1 mapa (entre os 25) que tem 8 sistemas dentro que eu fiz. E um deles, é o spawn igual do dota!
E resolvi fazer este tuto pra ensinar a galera!


Spawn DOTA!


1º Passo
Criando as 9 variables:
Variable Name
Variable Type
Initial Value
Total_Creeps
Integer
0 (Default)
Creeps_Type
Unit-Type Array(1)
- None -
Creeps_Count
Integer Array(1)
0 (Default)
Creeps_Owner
Player Array(1)
- None -
Creeps_Spawn_Point
Point Array(1)
- None -
Creeps_Move_Point
Point Array(1)
- None -
Creeps_Spawn_Time
Integer Array(1)
0 (Default)
Creeps_Spawn_Time_Temp
Integer Array(1)
0 (Default)
Creeps_Timer
Timer
New Timer (Default)

2º Passo:
Criando a 1ª trigger, coloque o nome de: Creep configuracoes (O nome é de sua preferência)
Nela, nós iremos configurar, tudo que acontecerá com a creep.

Primeiramente: Crie o event!
Map inializacion
Em condition, voce não coloca NADA!
Em Actions você faça da seguinte maneira!
--> Crie 1 comments, com o nome: Time 1 (Creeps).

Agora, adicione a Variable: Total_Creeps, da seguinte forma(Set Total_Creeps = (Total_Creeps + 1)) (Que será usada para contagem das creeps)
Depois, adicione a variable: Creeps_Type[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Type[Total_Creeps] = Creep) (Que irá definir a unidade que irá sair!(O Nome "Creep" é o nome da Footman, que eu coloquei!))
Depois, adicione a variable: Creeps_Count[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Count[Total_Creeps] = 2) (Que irá definir, a quantidade de creeps que serão criadas!)
Depois, adicione a variable: Creeps_Owner[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Owner[Total_Creeps] = Player 1 (Red)) (Esta variable, irá definir, de quem irá pertencer a unidade criada! Ex.: Set Creeps_Owner[Total_Creeps] = Player 2 (Blue) (Quer dizer, que a unidade será do azul!))
Depois, adicione a variable: Creeps_Spawn_Point[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Spawn_Point[Total_Creeps] = (Center of Creeps Spawn 1 )) (Esta variable, contem 1 REGION no mapa. E ela, irá definir onde as Creeps (Footman) irá nascer)
Depois, adicione a variable: Creeps_Move_Point[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Move_Point[Total_Creeps] = (Center of Creeps Spawn 2 )) (Esta variable, definirá o ponto de attack da unidade criada nas variables anteriores! Esta variable tambem é usada uma REGION no mapa)
Depois, adicione a variable: Creeps_Spawn_Time[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Spawn_Time[Total_Creeps] = 20) (Irá definir o tempo seguinte para a unidade nascer)

Vamos para o TIME 2 (Na mesma trigger!)
--> Crie 1 comments, com o nome: Time 2 (Creeps)
Adicione a variable: Total_Creeps, da seguinte forma(Set Total_Creeps = (Total_Creeps + 1)) (Que será usada para contagem das creeps)
Depois, adicione a variable: Creeps_Type[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Type[Total_Creeps] = Creep) (Que irá definir a unidade que irá sair!(O Nome "Creep" é o nome da Footman, que eu coloquei!))
Depois, adicione a variable: Creeps_Count[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Count[Total_Creeps] = 2) (Que irá definir, a quantidade de creeps que serão criadas!)
Depois, adicione a variable: Creeps_Owner[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Owner[Total_Creeps] = Player 8 (Pink)) (Esta variable, irá definir, de quem irá pertencer a unidade criada! Ex.: Set Creeps_Owner[Total_Creeps] = Player 9 (Gray) (Quer dizer, que a unidade será do cinza!))
Depois, adicione a variable: Creeps_Spawn_Point[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Spawn_Point[Total_Creeps] = (Center of Creeps Spawn 2 )) (Esta variable, contem 1 REGION no mapa. E ela, irá definir onde as Creeps (Footman) irá nascer)
Depois, adicione a variable: Creeps_Move_Point[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Move_Point[Total_Creeps] = (Center of Creeps Spawn 1 )) (Esta variable, definirá o ponto de attack da unidade criada nas variables anteriores! Esta variable também é usada uma REGION no mapa)
Depois, adicione a variable: Creeps_Spawn_Time[Total_Creeps], da seguinte forma(Set Creeps_Spawn_Time[Total_Creeps] = 20) (Irá definir o tempo seguinte para a unidade nascer)
Depois, adicione o Loop: For each (Integer A) from 1 to Total_Creeps, do (Actions)
Loop - Actions
Set Creeps_Spawn_Time_Temp[(Integer A)] = Creeps_Spawn_Time[(Integer A)] (ATENÇÃO: Não modificar nada nesta loop!)
Veja a imagem abaixo:
[TUTORIAL](Staar.)Fazendo Spawn igual do DOTA (Melhorada) 5f27px

3º Passo
Nós iremos criar uma outra Trigger, que chamaremos de: Creeps Spawn (O nome é de sua preferência)
Nesta Trigger, nós iremos mandar a creep para nascer, utilizando todas as variables da Creep configuracoes.
Primeiramente, iremos criar um Event para esta trigger. E iremos utilizar o Time - Every 1.00 seconds of game time
Na condition, nós não colocamos NADA!
Em Actions você faça da seguinte maneira!
--> Criae a Trigger chamada, Countdown Timer - Start Creep_Timer* as a One-shot timer that will expire in 20.00 seconds (Ele irá delimitar um tempo para as creeps nascerem! *Aqui, é uma variable de TIMER)
Agora, criaremos um loop.
For each (Integer A) from 1 to Total_Creeps, do (Actions)
Loop - Actions

Set Creeps_Spawn_Time_Temp[(Integer A)] = (Creeps_Spawn_Time_Temp[(Integer A)] - 1) (Esta variable irá definir que ela mesma seje menor que 1)
Abaixo desta Variable, nós criaremos um If, Then, Else. Onde a condição será! Creeps_Spawn_Time_Temp[(Integer A)] Less than 1 (Esta variable será menor que 1)
Adicione em Then - Actions Crie uma unidade usando o (Unit - Create Units Facing Angle) (Você irá adicionando as variables nele!)
Unit - Create Creeps_Count[(Integer A)] Creeps_Type[(Integer A)] for Creeps_Owner[(Integer A)] at Creeps_Spawn_Point[(Integer A)] facing Default building facing degrees
A baixo desta Creep criada! Coloque uma Unit Group... Unit Group - Pick every unit in (Last created unit group) and do (Actions) (Nela você irá adicionar a movimentação da unidade que nasce!)
E dentro desta Unit Group, coloque: Unit - Order (Picked unit) to Attack-Move To Creeps_Move_Point[(Integer A)]
Logo abaixo da unit group (Fora dela) e (Dentro do IF Then Else), criaremos mais uma variable: Set Creeps_Spawn_Time_Temp[(Integer A)] = Creeps_Spawn_Time[(Integer A)]

Confira aqui, Todo o 3º Passo explicado, em 1 imagem!
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Download: [Tutorial]System Spawn DOTA - Staar.™
Crédits: Staar.™

Campanha! Faça o seu que eu faço o meu! ;)
Colabore você tambem!

Bom galera... É isso, aqui termino o meu tutorial de Spawn igual DOTA!
Espero ter ajudado alguem =)

Abraç e até a próxima!


Última edição por Staar. em 2011-08-22, 19:00, editado 5 vez(es)
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Mensagem por GuLider 2011-08-22, 14:18

Opa, mais um belo tutorial do Staar.

Obrigado aí pela contribuição, +REP
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 14:23

Vlw Ae GuLider...
Estarei sempre ajudando (:
Estou preparando aqui em meu PC, para fazer + 1 Tutorial...
Apenas não sei se será hoje ainda (22/08/2011) a publicação dele...
Mas será de grande uso ao pessoal, que já me perguntaram e tudo ^^

Abraç!
Staar.
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Mensagem por GuLider 2011-08-22, 14:27

Só uma coisa, no lugar desse Wait 49 não seria melhor usar um Countdown timer?

Tem aquele monte de coisas ruins de Wait, que não para quando o jogo é pausado..
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 14:29

É, sim, pode ser. Só que tava meio sem tempo, e coloquei isso ae mesmo x=
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Mensagem por VicToR 2011-08-22, 15:44

Staar. escreveu:É, sim, pode ser. Só que tava meio sem tempo, e coloquei isso ae mesmo x=

Então quando voce tiver tempo, dá uma editada, já pensou se um iniciante copia o wait ? Very Happy
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Mensagem por Bills 2011-08-22, 16:01

- O código está confuso. Deixe-o mais legivel.
- Por causa do wait, se o jogo for pausado, os creeps podem nascer com uma margem de erro de até (ou talvez mais) de 1 segundo.
- Em programação uma das coisas que mais importa é eficiencia. Não faça coisas desnecessárias ou confusas. Arrume esse Trigger, Use o Evento "Every X seconds", ao invés de wait.
- Caso goste de continuar com essas coisas confusas, coloque comentarios em suas trigger para ajudar as pessoas (os loucos) que vão usar seu sistema.

VicToR ;D escreveu:
Staar. escreveu:É, sim, pode ser. Só que tava meio sem tempo, e coloquei isso ae mesmo x=

Então quando voce tiver tempo, dá uma editada, já pensou se um iniciante copia o wait ? [TUTORIAL](Staar.)Fazendo Spawn igual do DOTA (Melhorada) 572523

Ignore esse troll. Victor de uns tempos pra cá inventou de ser troll com os outros LOL
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 16:12

Confuso?
Não vi nada confuso ali...
Eu apenas escrevi bastante...
Se quizer que eu pegue, tire foto de tudo, e coloque, sem explicar nada, dizendo que é um tutorial...
De boa, eu faço isso (:

Questão do wait...
Sim, eu corrijo sem problemas, coloco um Cooldown ali pra vocês pararem de reclamar... (=
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 16:24

VicToR ;D escreveu:
Staar. escreveu:É, sim, pode ser. Só que tava meio sem tempo, e coloquei isso ae mesmo x=

Então quando voce tiver tempo, dá uma editada, já pensou se um iniciante copia o wait ? :D


Atualizado, para COOLDOWN...
Feliz agora?
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Mensagem por Bills 2011-08-22, 16:58

Reclamar? Então tá. Se a nossa ajuda não te agrada, continue fazendo coisas bugáveis =D

PQP o que voce fez? A cada 1 segund vai criar um timer e fazer oque com ele nada? em 10 minutos são 600 timers criados, ocupando memoria atoa. Quando disseram para usar timer era pra "usar" e não troca a action de wait por uma de timer LOL
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 17:02

Desculpe Bills, aceito sim ajuda de quem é mais experiente que eu...
Mas o que você disse não foi 1 "ajuda" você reclamou literalmente do meu TUTORIAL inteiro ...
Staar.
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Mensagem por Bills 2011-08-22, 17:06

Staar. escreveu:Desculpe Bills, aceito sim ajuda de quem é mais experiente que eu...
Mas o que você disse não foi 1 "ajuda" você reclamou literalmente do meu TUTORIAL inteiro ...

Se voce quer que eu elogie algo que não está bom, senta e espera muuuuito. Estou aqui para criticar, voce devia me agradecer. É muito fácil chegar e falar: "Noss, parabens pelo tutorial, está muito bom". Se quiser melhorar mais e mais aceita as criticas, mesmo quando elas forem chatas.
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 17:08

Eu aceito... Agora, me diz, OQUE está embolado no meu tutorial
Porque eu expliquei CADA Adction, que cada 1 faz...
Mas de boas... Espera, que + tarde vou dar 1 ajeitada nesse tutorial aqui (:
Staar.
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Mensagem por Bills 2011-08-22, 17:10

Quando falei de confuso não me referi ao seu trigger e sim o jeito que voce fez. Precisa mesmo dessa embolereira só para fazer um "simples" respawn?

Abra um template de dota e veja se o noob do ice frog fez isso que voce (se ele tiver feito, eu não duvido).
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 17:43

Primeiro "dota" não foi criado pelo icefrog ...
Realmente, Icefrog é noob, pois pegou 1 mapa já feito, e começou a editar...
Mas ok... Vou organizar + esse tutorial... Brigado ae (:
Staar.
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 18:57

ATUALIZAÇÕES DO TUTORIAL!

--> Adicionada cores!
--> Adicionadas novas imagens
--> Modificada a forma de explicação

EDIT --

--> Adicionado novo mapa!
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Mensagem por Ice_Crowner 2011-08-22, 22:00

possod ar uma dica? no meu mapa, eu tbm usei integers para determinar os spawns, só q, a cada unidade da line q morre, almenta ou diminui o numero de creeps.

se alguem quiser olhar, eu fiiz assim no meu map, é so procura a parte de spwans. To sem tempo pra explica...

http://www.epicwar.com/maps/182612/
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Mensagem por Staar. 2011-08-22, 22:23

Tô ligado como se falo, mas a que explico ae, é igual do dota.. rs.. ^^


EDIT ---

Ice, joguei o seu mapa, e ele só saiu creep 1 vez... oO
LoL
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Mensagem por Bills 2011-08-23, 00:21

Para que serve o Creep_Timer mesmo? Nada né? Para que colocou na triger então? Star, quando falaram para voce usar timer no lugar de wait, não era para voce apenas trocar as actions. Era para usar um timer para contar o tempo! Caso não saiba usar timer, pergunte.
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Mensagem por Staar. 2011-08-23, 00:24

Mas cooldown timer, não dá no mesmo de wait? lol
O_O
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Mensagem por Bills 2011-08-23, 08:38

É countdown timer. E não, não faz. O jeito mais simples de usar um timer é inicia-lo e fazer uma trigger ser executada quando ele terminar, usando o evento "Timer Expires".
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Mensagem por Staar. 2011-08-23, 12:41

hmm
Mas se eu colocar em 1 trigger o Countdown timer.
Tem como colocar na outra Time Expired?
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