[Dicas] Como criar um mapa ORPG.
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VeneNoColt
Guuh.
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[Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Criando um ORPG
Nota: Este tutorial tem como base os conceitos básicos de criação de um mapa ORPG. nele estão inclusos alguns links de tópicos que possam lhe ajudar ao decorrer do processo de criação.
Indice
- Seçoes
- Herois
- Quests
- Items
- Terreno
- Creeps
- Sistemas
- Diversos
1. Herois
Em um ORPG os herois são as unidades principais do jogo, pois será ele a unidade que você controlara.
Um bom heroi deve ter:
Um bom modelo. (Models podem ser encontrados aqui).
Um bom icone. (Icones podem ser encontrados aqui).
Boas spells.
Os herois tem que ser BALANCEADOS.
E deverá combar suas spells com os outros herois do jogo. Ex: (Healler e Tanker).
Se for usar modelos ja existentes, lembre-se, dê os devidos créditos ao criador.
Agora aprofundaremos nas Spells do Herói.
Primeiramente precisamos das spells.
É preferível que você crie as próprias spells, podem ser por trigger ou não, se você não tiver o conhecimento necessário sobre spells use uma pronta.
Se você quer aprender a cria spells básicas sem triggers veja este Tutorial.
Se você forpreguiçoso demais para isso use uma pronta que pode ser encotrada aqui. (Lembre-se de dar créditos).
Uma vez que você já escolheu suas spells, você tem que coloca-las no hero, e existem 3 meios para isso.
- O jeito simples.
- Spell books
- Venda de Spells.
Prós & contras:
Jeito Simples:
Prós:
-É efetivo e triggers não são necessárias.
Contras:
-Você só pode ter 6 Spells.
[color:d71e=white]Spell Books:
Pros:
-Eles podem Armazenar até 11 spells diferentes.
-Você pode ter até 6 spell books.
-Facil para usar HotKeys (atalhos por teclas).
Contras:
-Ninguém gosta deles.
-Precisa de muito conhecimento sobre trigger.
Venda de Spells:
Prós:
-Eficiente e facil de usar.
-Você pode escolher as habilidades que deseja.
-E se você não gostou de uma, pode vende-la e comprar outra.
Contras:
-Precisa de muitas triggers.
-Só podem ter 6 habilidades.
-As vezes os spells podem ser inúteis.
-Você presisa de itens para serem vendidos na loja, e isso ocupa muito espaço no mapa
Finalmente, os Heróis.
Para pickar os Heróis você pode escolher de 4 maneiras difentes.
Taverna - O mais popular.
Circle of power - Segundo mais popular.
Sistema de Click - Novo jeito.
Por Spell - Bem usável.
Taverna:
Tavernas são muito usadas por mostrarem as informações completas dos heros. O único problema com tavernas é que você não vê o model do heroi. O sistema de Tavernas é simples e não requer muito conhecimento.
Circles of power:
Sistema de Circle of power é o meio mais antigo de escolher herois. São faceis de montar e de usar. Geralmente eles colocam o model do hero na frente do circle. Os únicos 2 problemas são que você não vê as informações do hero e usa muito espaço no mapa.
Sistema de Click:
Este sistema é bem legal. Ele mostra o model do hero, quando clica sobre ele mostra-se as informaçoes, E gasta o mesmo espaço que uma taverna. O único problema é que o sistema é muito complexo.
Seleção por spell
Este sistema funciona por base de uma unit que ao usar uma spell sobre o hero desejado ele é escolhido. O sistema é muito simples e facil de usar, ele deixa você ver as informações e model do hero.
Se quer aprender mais olhe estes tópicos:
[url=]Sistema de Taverna[/url]
[url=]Sistema de Circle[/url]
[url=]Sistema de Spell[/url]
2.Quests
Em um ORPG é legal ter algumas quests, pois elas ajudam a ganhar EXP e Gold mais facil. As vezes elas dão level, classes e itens. Um ORPG não presisa de quests, porém use-as para deixar o gameplay mais divertido.
NOTA: Um ORPG tem que ser INCRÍVEL para não presisar de quests, como o D3FI4NCE'S ORPG.
Para montar quests não é difícil, você só deve ser criativo.
Existem varios tipos de quests.
Alguns deles são:
Find me - Encontre uma unidade no mapa
Kill me - Mate uma unidade.
Buy me - Compre algo para o char da quest.
Collect me - Pegue um item, ou alguma coisa outra, e devolva ao char.
Protect me - Escolte ou proteja uma unidade até determinado local ou tempo.
Criar Quests não é complicado, aqui no TeK temos este [url=]Tutorial[/url]
3.Items
Items... é o porquê alguns ORPGs não vão adiante...
Items são chatos para criar. O porquê disto é simplesmente você ter que personalizar tudo ex:
Classes (Low level, Normal, High level)
Types (Sword, Axe, Shield etc)
Hero specifics (só pode ser usado por certo Hero)
Inventory Usage (Pode ter somente um escudo, espada, etc).
Um bom item deve ser bem balanceado de acordo com o heroi que o usará.
4. Terrain
Um ORPG é tão bom quanto seu terreno. se o seu terreno for feio, seu ORPG será feio.
A arte de editar um terreno requer calma e criatividade.
Para criar um bom terreno não saia colocando Doodads em todos os lugares. Use cliffs ou rios para bloquear as áreas onde seriam colocadas árvores.
Use tilesets para um melhor envolvimento com as Doodads (se possivel use o JNGP).
Tutorial JNGP
Mescle terrenos:
Onde tiver grama, coloque alguns "pedaços de pedra" misture alguns tipos de árvores. Deixe tudo bem hamonizado.
Mountains and pathing:
Mountains are made by using multiple raised terrain. Don't create them too high (over 4 elevation levels) because this will make it look messed up, and interfere with the camera panning. Pathing can be done by using trees and other doodads such ad rocks, rock spires, destructibles and props. Tress should be the most used next to mountains. Placing trees is also pretty simple. Don't place them in huge clusters, and don't place them sparsely. Use the placement size tools on the doodad palette (preferably the second one in a circle) to create the tree walls.
Um dica na criação de Cidades.
As cidades de alguns mapas são geralmente muito paradas, coloque habitantes nela, animais, etc. Deixe-a mais viva.
5. Creeps
Creps são a Alma do ORPG... Sem creeps, não tem quests, exp, gold...
Creeps são muito faceis de colocar.
Você tem no proprio Object Editor algumas unidades básicas:
Kobolds
Gnolls
Wolves
Spiders
Murlocs
Esses creeps são os báscios - Lvl 1 ~15 - Não os deixe muito forte, lembre-se que um hero level 1, deve ser capaz de mata-los
Aqui são os creeps da difulcudade "normal":
Bandits
Furbolgs
Trolls
Golems
Orcs
Estes creeps devem ser mais fortes, e dificeis de serem mortos por heros de level baixo.
Aqui vem os creeps "Hard".
Ogres
Centaurs
Undead units
Skeletons
Dragons
Estes creeps certamente tem que ser mais fortes e com mais life, tornando assim dificil a sua anaquilação.
E Finalmente os bosses. Bosses tem que ser difíceis de serem mortos, em si são as Almas do ORPG. Faça os com bastante skills legais e que causem um dano, Geralmente use eles numa dungeon, coloque até mesmo uma quest para mata-los.
6. Systems
Sistemas são as triggers do ORPG (seja de quest, spell, etc.).
Uma lista de Sistemas necessários a um ORPG:
Save/Load system (Sem ele seu ORPG fica um lixo) Clique aqui
Creep respawn system (Os creeps tem que renascer) Clique aqui
Hero respawn system (não tem jeito de ficar sem morrer) Procurando um sem leaks
Pick and repick system (Assim você terá o hero Dãa) Pick
Item system (Para um hero de level 1 ter items super fodasticos) Clique Aqui
Spell system (Ja viu hero sem spells???) Tem Spells aqui
Teleport system (Para nao ter que andar pra todo lado)
Multiboards (Para ter informações)
Stats system (Como exemplo -ms para saber os status de velocidade)
Todos são faceis de fazer, menos o de Save/Load. Eu mesmo tive muitos problemas com ele.
7. Diversos
Coisa que você presisa
Uma Load Screen. Peça uma na área de Design. ;p
Chegamos ao fim deste ENORME tópico de dicas, espero ter ajudado o pessoal. Em breve estará com lista de links para tudo que eu falei aqui. Obrigado por ler.
Creditos: Para mim, por traduzir isso tudo. Para o autor original: Hodge-Podge do Hive Workshop. E para todos os ursuarios do forum que usarei os tutoriais na lista.
Gostou? Clica no +REP
Nota: Este tutorial tem como base os conceitos básicos de criação de um mapa ORPG. nele estão inclusos alguns links de tópicos que possam lhe ajudar ao decorrer do processo de criação.
Indice
- Seçoes
- Herois
- Quests
- Items
- Terreno
- Creeps
- Sistemas
- Diversos
1. Herois
Em um ORPG os herois são as unidades principais do jogo, pois será ele a unidade que você controlara.
Um bom heroi deve ter:
Um bom modelo. (Models podem ser encontrados aqui).
Um bom icone. (Icones podem ser encontrados aqui).
Boas spells.
Os herois tem que ser BALANCEADOS.
E deverá combar suas spells com os outros herois do jogo. Ex: (Healler e Tanker).
Se for usar modelos ja existentes, lembre-se, dê os devidos créditos ao criador.
Agora aprofundaremos nas Spells do Herói.
Primeiramente precisamos das spells.
É preferível que você crie as próprias spells, podem ser por trigger ou não, se você não tiver o conhecimento necessário sobre spells use uma pronta.
Se você quer aprender a cria spells básicas sem triggers veja este Tutorial.
Se você for
Uma vez que você já escolheu suas spells, você tem que coloca-las no hero, e existem 3 meios para isso.
- O jeito simples.
- Spell books
- Venda de Spells.
Prós & contras:
Jeito Simples:
Prós:
-É efetivo e triggers não são necessárias.
Contras:
-Você só pode ter 6 Spells.
[color:d71e=white]Spell Books:
Pros:
-Eles podem Armazenar até 11 spells diferentes.
-Você pode ter até 6 spell books.
-Facil para usar HotKeys (atalhos por teclas).
Contras:
-Ninguém gosta deles.
-Precisa de muito conhecimento sobre trigger.
Venda de Spells:
Prós:
-Eficiente e facil de usar.
-Você pode escolher as habilidades que deseja.
-E se você não gostou de uma, pode vende-la e comprar outra.
Contras:
-Precisa de muitas triggers.
-Só podem ter 6 habilidades.
-As vezes os spells podem ser inúteis.
-Você presisa de itens para serem vendidos na loja, e isso ocupa muito espaço no mapa
Finalmente, os Heróis.
Para pickar os Heróis você pode escolher de 4 maneiras difentes.
Taverna - O mais popular.
Circle of power - Segundo mais popular.
Sistema de Click - Novo jeito.
Por Spell - Bem usável.
Taverna:
Tavernas são muito usadas por mostrarem as informações completas dos heros. O único problema com tavernas é que você não vê o model do heroi. O sistema de Tavernas é simples e não requer muito conhecimento.
Circles of power:
Sistema de Circle of power é o meio mais antigo de escolher herois. São faceis de montar e de usar. Geralmente eles colocam o model do hero na frente do circle. Os únicos 2 problemas são que você não vê as informações do hero e usa muito espaço no mapa.
Sistema de Click:
Este sistema é bem legal. Ele mostra o model do hero, quando clica sobre ele mostra-se as informaçoes, E gasta o mesmo espaço que uma taverna. O único problema é que o sistema é muito complexo.
Seleção por spell
Este sistema funciona por base de uma unit que ao usar uma spell sobre o hero desejado ele é escolhido. O sistema é muito simples e facil de usar, ele deixa você ver as informações e model do hero.
Se quer aprender mais olhe estes tópicos:
[url=]Sistema de Taverna[/url]
[url=]Sistema de Circle[/url]
[url=]Sistema de Spell[/url]
2.Quests
Em um ORPG é legal ter algumas quests, pois elas ajudam a ganhar EXP e Gold mais facil. As vezes elas dão level, classes e itens. Um ORPG não presisa de quests, porém use-as para deixar o gameplay mais divertido.
NOTA: Um ORPG tem que ser INCRÍVEL para não presisar de quests, como o D3FI4NCE'S ORPG.
Para montar quests não é difícil, você só deve ser criativo.
Existem varios tipos de quests.
Alguns deles são:
Find me - Encontre uma unidade no mapa
Kill me - Mate uma unidade.
Buy me - Compre algo para o char da quest.
Collect me - Pegue um item, ou alguma coisa outra, e devolva ao char.
Protect me - Escolte ou proteja uma unidade até determinado local ou tempo.
Criar Quests não é complicado, aqui no TeK temos este [url=]Tutorial[/url]
3.Items
Items... é o porquê alguns ORPGs não vão adiante...
Items são chatos para criar. O porquê disto é simplesmente você ter que personalizar tudo ex:
Classes (Low level, Normal, High level)
Types (Sword, Axe, Shield etc)
Hero specifics (só pode ser usado por certo Hero)
Inventory Usage (Pode ter somente um escudo, espada, etc).
Um bom item deve ser bem balanceado de acordo com o heroi que o usará.
4. Terrain
Um ORPG é tão bom quanto seu terreno. se o seu terreno for feio, seu ORPG será feio.
A arte de editar um terreno requer calma e criatividade.
Para criar um bom terreno não saia colocando Doodads em todos os lugares. Use cliffs ou rios para bloquear as áreas onde seriam colocadas árvores.
Use tilesets para um melhor envolvimento com as Doodads (se possivel use o JNGP).
Tutorial JNGP
Mescle terrenos:
Onde tiver grama, coloque alguns "pedaços de pedra" misture alguns tipos de árvores. Deixe tudo bem hamonizado.
Mountains and pathing:
Mountains are made by using multiple raised terrain. Don't create them too high (over 4 elevation levels) because this will make it look messed up, and interfere with the camera panning. Pathing can be done by using trees and other doodads such ad rocks, rock spires, destructibles and props. Tress should be the most used next to mountains. Placing trees is also pretty simple. Don't place them in huge clusters, and don't place them sparsely. Use the placement size tools on the doodad palette (preferably the second one in a circle) to create the tree walls.
Um dica na criação de Cidades.
As cidades de alguns mapas são geralmente muito paradas, coloque habitantes nela, animais, etc. Deixe-a mais viva.
5. Creeps
Creps são a Alma do ORPG... Sem creeps, não tem quests, exp, gold...
Creeps são muito faceis de colocar.
Você tem no proprio Object Editor algumas unidades básicas:
Kobolds
Gnolls
Wolves
Spiders
Murlocs
Esses creeps são os báscios - Lvl 1 ~15 - Não os deixe muito forte, lembre-se que um hero level 1, deve ser capaz de mata-los
Aqui são os creeps da difulcudade "normal":
Bandits
Furbolgs
Trolls
Golems
Orcs
Estes creeps devem ser mais fortes, e dificeis de serem mortos por heros de level baixo.
Aqui vem os creeps "Hard".
Ogres
Centaurs
Undead units
Skeletons
Dragons
Estes creeps certamente tem que ser mais fortes e com mais life, tornando assim dificil a sua anaquilação.
E Finalmente os bosses. Bosses tem que ser difíceis de serem mortos, em si são as Almas do ORPG. Faça os com bastante skills legais e que causem um dano, Geralmente use eles numa dungeon, coloque até mesmo uma quest para mata-los.
6. Systems
Sistemas são as triggers do ORPG (seja de quest, spell, etc.).
Uma lista de Sistemas necessários a um ORPG:
Save/Load system (Sem ele seu ORPG fica um lixo) Clique aqui
Creep respawn system (Os creeps tem que renascer) Clique aqui
Hero respawn system (não tem jeito de ficar sem morrer) Procurando um sem leaks
Pick and repick system (Assim você terá o hero Dãa) Pick
Item system (Para um hero de level 1 ter items super fodasticos) Clique Aqui
Spell system (Ja viu hero sem spells???) Tem Spells aqui
Teleport system (Para nao ter que andar pra todo lado)
Multiboards (Para ter informações)
Stats system (Como exemplo -ms para saber os status de velocidade)
Todos são faceis de fazer, menos o de Save/Load. Eu mesmo tive muitos problemas com ele.
7. Diversos
Coisa que você presisa
Uma Load Screen. Peça uma na área de Design. ;p
Chegamos ao fim deste ENORME tópico de dicas, espero ter ajudado o pessoal. Em breve estará com lista de links para tudo que eu falei aqui. Obrigado por ler.
Creditos: Para mim, por traduzir isso tudo. Para o autor original: Hodge-Podge do Hive Workshop. E para todos os ursuarios do forum que usarei os tutoriais na lista.
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Última edição por Guuh. em 2012-04-08, 18:48, editado 1 vez(es)
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Muito bom! deveria fixar este topico
Realmente estou maravilhado!
Realmente estou maravilhado!
VeneNoColt- Número de Posts : 909
Data de inscrição : 15/04/2011
Reputação : 16 Pontos : 26772
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Boa iniciativa, ainda não tinha algo assim aqui.
Eu acho que para se dar "boas dicas" você tem que ser bom naquilo. Não vou dar dicas de football se eu nem souber chutar uma bola, por exemplo. O que quero dizer é que, não apenas fale, indique... mostre. Aconselho que coloque links de bons sistemas e outros tutoriais para orpgs.
=)
Eu acho que para se dar "boas dicas" você tem que ser bom naquilo. Não vou dar dicas de football se eu nem souber chutar uma bola, por exemplo. O que quero dizer é que, não apenas fale, indique... mostre. Aconselho que coloque links de bons sistemas e outros tutoriais para orpgs.
=)
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 32039
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Chegamos ao fim deste ENORME tópico de dicas, espero ter ajudado o pessoal. Em breve estará com lista de links para tudo que eu falei aqui. Obrigado por ler.
Jajá vai tar ai, os que eu não achar, vou fazer e postar.
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Desculpa, não li tudo.
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 32039
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Bão, +Rep
Sliph- Número de Posts : 439
Data de inscrição : 30/10/2011
Reputação : 64 Pontos : 25693
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
só falta corrigir uns errinhos que ainda tem
no tópico, se possível coloque imagens!
no tópico, se possível coloque imagens!
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Obrigado pelo apoio pessoas.
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [Dicas] Como criar um mapa ORPG.
Item (Tipo) : TUTORIAL
Aprovação : APROVADO
Membro : Guuh.
Premiação : Adicionados 5 Coins
COMENTÁRIOS : Conceitos importantes e básicos sao encontrados neste post .
Aprovação : APROVADO
Membro : Guuh.
Premiação : Adicionados 5 Coins
COMENTÁRIOS : Conceitos importantes e básicos sao encontrados neste post .
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