TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!




Participe do fórum, é rápido e fácil

TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!


TeaM KingS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos

2 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Empty [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos

Mensagem por Iky 2012-05-15, 15:54

Relembrando a primeira mensagem :

Esse tutorial é um tutorial que tem como objetivo a introdução do uso de objetos em linguagens de programação, ou seja, usar a caracteristica de uma linguagem ser orientada a objeto
de forma relativamente efetiva, é fundamental que você esteja familiarizado com noções de linguagem de programção, como variáveis e seus usos e funções com parâmetros.

O uso de objetos são características de linguagens de programação orientada a objeto.

Com 'orientado a objeto' se quer dizer que toda ação/elemento é um componente de um corpo abstrato com características e funções. Assim como rodas, pedais,
volantes são componentes do objeto automóvel . A partir dai a ideia de programação orientada a objetos e as possibilidades inimagináveis através disto.

Desta forma, trabalhar com um código tem se tornado algo mais simples, possível e até divertido, que após a criação dos objetos, se tenha a facilidade de
manipulação semelhante a do object editor (forma de edição no WE), apenas imaginando em sua mente um objeto em que o código apenas descreve suas características.

Claro que como se trata de programação a aplicação disto é um tanto trabalhosa por motivos óbvios.

Para este tutorial eu tenho estudado também, afinal se eu quero ensinar algo, tenho que estar apto a ensina-lo. A linguagem que usarei como exemplo é a linguagem JavaScript, conhecida
entre a comunidade de programadores como a linguagem que extende a Html, que é uma linguagem de programação que cria paginas web visuais, tendo como principal deficiencia a sua falta
de contextos de lógica. A javascript é exatamente isso, a lógica na Html e é necessário para a execução de Javascript, uma página .html em um navegador.

Como usarei Javascript, tenho que falar um pouco dela, suas características como síntese, sistema de variáveis e sua interação com html. (Caso já esteja um tanto familiarizado com js, pode pular essa parte)


1.0 ; , " com ' e {}
Javascript contem uma sintese de comandos em que se usa "{" e "}" para delimitação de cadeia de comandos sendo essas em repetições como em blocos de código, ";" para separação
de comandos e a possibilidade de usar algo como " 'a' " , em que as aspas simples dentro da sequencia não anula as aspas duplas simplismente pela sua organização, assim como ' "a" '.
Exemplo:
Código:

        if (2+2=4) { alert("2 + 2 = 4!!! ¬¬' ('incrível') ");}
   
1. if: os ifs contem esse contexto de:
Código:

      if (condição)
          {
              comandos
          }
      else
          {
                else comandos
          }
   
2. alert : é um comando visual onde simplismente manda uma mensagem para a página dizendo o que contem entre os "(" e ")"
3. "2+2=4" : diferente do 2+2=4 da condição essa conta é ignorada por estar entre "" , mas acho que já sabem XD
4. ";" : ";" no final do comando neste caso não é exatamente necessário por ser o último da lista de comandos;

2.0 Variáveis e funções
Primeiramente, uma observação interessante, mesmo que igual a outras linguagens, função retorna um valor, seja ele nulo ou não, o que é estranho é que ate mesmo na sua declaração,
uma função pode ser igual a uma variável, antes de um exemplo disso, um exemplo de função normal e de uma variável.

função
Código:

      function Nome_da_Função(Parametros)
        {
          comandos...
        }
     
      com o chamado da função
     
      Nome_da_Função(parametros);
   
variável
Código:

      var variável = valor ;
     
      No caso de dentro de um objeto como membro (nao se preocupe com esses termos : membro e o this. )
     
      this.variavel = valor;
   
Exemplo de declaração de função como variável
Código:

        var nomeDeFuncao = function(paramentros) {
          comandos
            }
       
        com seu chamado também
       
        nomeDeFuncao();
   

3.0 Objeto

objeto em linguagem de programção tem a seguinte sintese de uso (no caso eu estou usando em js)

Código:

    var Objeto = function() {
      var AcaoDoObjeto = function()
          {
              comandos...;
          }
      }
   
    var NomeDoObjeto = new Objeto();  //aqui criamos um novo objeto com o nome NomeDoObjeto
    NomeDoObjeto.AcaoDoObjeto(); //onde nos executamos uma ação que o objeto faz
   

O sistema de uso de componentes de um objeto funciona quase como uma organização por endereço, você "entra" no objeto para realizar uma ação
não sendo possível algo como
Código:

    var Objeto = function() {
      var acaoDoObjeto = function()
          {
              comandos...;
          }
      }
     
    var obj = new Objeto();
    acaoDoObjeto(); //erro ao tentar executar essa função do objeto , por que tem que pegar a ação de um objeto por causa de possíveis mudanças de um objeto para outro.
   

Bem, agora vou explicar a "graça" de usar objetos em programação. Bem, podemos ter dois copos, os dois objetos se chamam copos, certo? Mas um copo pode ser maior que o outro, outra
cor, etc... Em programação é o mesmo, vamos ver na prática:
Código:

      var Carro = function(cor)
        {
          this.corDoCarro = cor;
        }
     
      var teste = new Carro('azul');
      var teste2 = new Carro('vermelho');
     
      alert(teste.corDoCarro());
      alert(teste2.corDoCarro());
     
   

Você acha que acontece o que? Os dois últimos comandos manda uma mensagem com uma caracteristica do carro, um é azul e o outro vermelho.
Sintese estranha né? para um objeto, uma aparência igual a uma função, mas não tema, tem formas diferentes de escrever um objeto em js, mesmo que todos levam a mesma coisa, mudando apenas a abordagem
Código:

    var Obj = function() {
    this.acao = function(){}
    }                              //jeito mais simples e sem adcionais
   
    var Obj2 = new Object();  //jeito mais prático, porem depende de uma bliblioteca adicional
    Obj2.prototype = {
    initialize : function(){}
    }
    Obj2.prototype.acao = function() {}
   
   


4.0 Manipulação de objetos e suas interações [BREVE]



TUTORIAL EM CONSTRUÇÂO, SUGESTÕES ACEITAS, CRÍTICAS MALDOSAS RECUSADAS PELO SIMPLES MOTIVO DE NÃO ESTAR PRONTO, SE ESTÁ SE PERGUNTANDO POR QUE EU JÁ POSTEI O TUTORIAL INCOMPLETO, É POR QUE SE NÃO EU ESQUEÇO XD.


Última edição por Iky em 2012-05-19, 00:25, editado 1 vez(es)
Iky
Iky

Número de Posts : 2065
Data de inscrição : 06/04/2010
Reputação : 99 Pontos : 30504

Warning Necropost
[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Left_bar_bleue10 / 10010 / 100[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Right_bar_bleue


http://icaro.glauco

Ir para o topo Ir para baixo


[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos

Mensagem por Bills 2012-05-20, 15:00

Iky, voce conhece jQuery?

Seus códigos é cheio de:
document.getElementById('functionCommands').value
Que poderiam ser simplificados para:
Código:
$('#functionName').val()
Usando jquery.
Bills
Bills

Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 31129

Warning Necropost
[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Left_bar_bleue35 / 10035 / 100[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos

Mensagem por Iky 2012-05-20, 16:13

sim, conheço e já usei muito
o problema de jquery é exportar uma blibioteca, e tb eu quero ter, ate msm por orgulho, egoismo e vaidade, uma gama de códigos, por mais miseráveis que sejam, que sejam minha, em todos os sentidos.
e se é por organização, faço então assim
Código:

function getVal(obj){
if obj[0]='#' {return document.getElementById(obj).value}
else{return obj.value}
}
Iky
Iky

Número de Posts : 2065
Data de inscrição : 06/04/2010
Reputação : 99 Pontos : 30504

Warning Necropost
[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Left_bar_bleue10 / 10010 / 100[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Right_bar_bleue


http://icaro.glauco

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos

Mensagem por Bills 2012-05-20, 18:06

Entendo. Então aconselharia você estudar as melhores bibliotecas atualmente, eu mesmo estaria estudando-as se eu entendesse mais sobre js.
Bills
Bills

Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 31129

Warning Necropost
[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Left_bar_bleue35 / 10035 / 100[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos