[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos
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TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Lógica
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[TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos
Relembrando a primeira mensagem :
Esse tutorial é um tutorial que tem como objetivo a introdução do uso de objetos em linguagens de programação, ou seja, usar a caracteristica de uma linguagem ser orientada a objeto
de forma relativamente efetiva, é fundamental que você esteja familiarizado com noções de linguagem de programção, como variáveis e seus usos e funções com parâmetros.
O uso de objetos são características de linguagens de programação orientada a objeto.
Com 'orientado a objeto' se quer dizer que toda ação/elemento é um componente de um corpo abstrato com características e funções. Assim como rodas, pedais,
volantes são componentes do objeto automóvel . A partir dai a ideia de programação orientada a objetos e as possibilidades inimagináveis através disto.
Desta forma, trabalhar com um código tem se tornado algo mais simples, possível e até divertido, que após a criação dos objetos, se tenha a facilidade de
manipulação semelhante a do object editor (forma de edição no WE), apenas imaginando em sua mente um objeto em que o código apenas descreve suas características.
Claro que como se trata de programação a aplicação disto é um tanto trabalhosa por motivos óbvios.
Para este tutorial eu tenho estudado também, afinal se eu quero ensinar algo, tenho que estar apto a ensina-lo. A linguagem que usarei como exemplo é a linguagem JavaScript, conhecida
entre a comunidade de programadores como a linguagem que extende a Html, que é uma linguagem de programação que cria paginas web visuais, tendo como principal deficiencia a sua falta
de contextos de lógica. A javascript é exatamente isso, a lógica na Html e é necessário para a execução de Javascript, uma página .html em um navegador.
Como usarei Javascript, tenho que falar um pouco dela, suas características como síntese, sistema de variáveis e sua interação com html. (Caso já esteja um tanto familiarizado com js, pode pular essa parte)
1.0 ; , " com ' e {}
Javascript contem uma sintese de comandos em que se usa "{" e "}" para delimitação de cadeia de comandos sendo essas em repetições como em blocos de código, ";" para separação
de comandos e a possibilidade de usar algo como " 'a' " , em que as aspas simples dentro da sequencia não anula as aspas duplas simplismente pela sua organização, assim como ' "a" '.
Exemplo:
3. "2+2=4" : diferente do 2+2=4 da condição essa conta é ignorada por estar entre "" , mas acho que já sabem XD
4. ";" : ";" no final do comando neste caso não é exatamente necessário por ser o último da lista de comandos;
2.0 Variáveis e funções
Primeiramente, uma observação interessante, mesmo que igual a outras linguagens, função retorna um valor, seja ele nulo ou não, o que é estranho é que ate mesmo na sua declaração,
uma função pode ser igual a uma variável, antes de um exemplo disso, um exemplo de função normal e de uma variável.
função
3.0 Objeto
objeto em linguagem de programção tem a seguinte sintese de uso (no caso eu estou usando em js)
O sistema de uso de componentes de um objeto funciona quase como uma organização por endereço, você "entra" no objeto para realizar uma ação
não sendo possível algo como
Bem, agora vou explicar a "graça" de usar objetos em programação. Bem, podemos ter dois copos, os dois objetos se chamam copos, certo? Mas um copo pode ser maior que o outro, outra
cor, etc... Em programação é o mesmo, vamos ver na prática:
Você acha que acontece o que? Os dois últimos comandos manda uma mensagem com uma caracteristica do carro, um é azul e o outro vermelho.
Sintese estranha né? para um objeto, uma aparência igual a uma função, mas não tema, tem formas diferentes de escrever um objeto em js, mesmo que todos levam a mesma coisa, mudando apenas a abordagem
4.0 Manipulação de objetos e suas interações [BREVE]
TUTORIAL EM CONSTRUÇÂO, SUGESTÕES ACEITAS, CRÍTICAS MALDOSAS RECUSADAS PELO SIMPLES MOTIVO DE NÃO ESTAR PRONTO, SE ESTÁ SE PERGUNTANDO POR QUE EU JÁ POSTEI O TUTORIAL INCOMPLETO, É POR QUE SE NÃO EU ESQUEÇO XD.
Esse tutorial é um tutorial que tem como objetivo a introdução do uso de objetos em linguagens de programação, ou seja, usar a caracteristica de uma linguagem ser orientada a objeto
de forma relativamente efetiva, é fundamental que você esteja familiarizado com noções de linguagem de programção, como variáveis e seus usos e funções com parâmetros.
O uso de objetos são características de linguagens de programação orientada a objeto.
Com 'orientado a objeto' se quer dizer que toda ação/elemento é um componente de um corpo abstrato com características e funções. Assim como rodas, pedais,
volantes são componentes do objeto automóvel . A partir dai a ideia de programação orientada a objetos e as possibilidades inimagináveis através disto.
Desta forma, trabalhar com um código tem se tornado algo mais simples, possível e até divertido, que após a criação dos objetos, se tenha a facilidade de
manipulação semelhante a do object editor (forma de edição no WE), apenas imaginando em sua mente um objeto em que o código apenas descreve suas características.
Claro que como se trata de programação a aplicação disto é um tanto trabalhosa por motivos óbvios.
Para este tutorial eu tenho estudado também, afinal se eu quero ensinar algo, tenho que estar apto a ensina-lo. A linguagem que usarei como exemplo é a linguagem JavaScript, conhecida
entre a comunidade de programadores como a linguagem que extende a Html, que é uma linguagem de programação que cria paginas web visuais, tendo como principal deficiencia a sua falta
de contextos de lógica. A javascript é exatamente isso, a lógica na Html e é necessário para a execução de Javascript, uma página .html em um navegador.
Como usarei Javascript, tenho que falar um pouco dela, suas características como síntese, sistema de variáveis e sua interação com html. (Caso já esteja um tanto familiarizado com js, pode pular essa parte)
1.0 ; , " com ' e {}
Javascript contem uma sintese de comandos em que se usa "{" e "}" para delimitação de cadeia de comandos sendo essas em repetições como em blocos de código, ";" para separação
de comandos e a possibilidade de usar algo como " 'a' " , em que as aspas simples dentro da sequencia não anula as aspas duplas simplismente pela sua organização, assim como ' "a" '.
Exemplo:
- Código:
if (2+2=4) { alert("2 + 2 = 4!!! ¬¬' ('incrível') ");}
- Código:
if (condição)
{
comandos
}
else
{
else comandos
}
3. "2+2=4" : diferente do 2+2=4 da condição essa conta é ignorada por estar entre "" , mas acho que já sabem XD
4. ";" : ";" no final do comando neste caso não é exatamente necessário por ser o último da lista de comandos;
2.0 Variáveis e funções
Primeiramente, uma observação interessante, mesmo que igual a outras linguagens, função retorna um valor, seja ele nulo ou não, o que é estranho é que ate mesmo na sua declaração,
uma função pode ser igual a uma variável, antes de um exemplo disso, um exemplo de função normal e de uma variável.
função
- Código:
function Nome_da_Função(Parametros)
{
comandos...
}
com o chamado da função
Nome_da_Função(parametros);
- Código:
var variável = valor ;
No caso de dentro de um objeto como membro (nao se preocupe com esses termos : membro e o this. )
this.variavel = valor;
- Código:
var nomeDeFuncao = function(paramentros) {
comandos
}
com seu chamado também
nomeDeFuncao();
3.0 Objeto
objeto em linguagem de programção tem a seguinte sintese de uso (no caso eu estou usando em js)
- Código:
var Objeto = function() {
var AcaoDoObjeto = function()
{
comandos...;
}
}
var NomeDoObjeto = new Objeto(); //aqui criamos um novo objeto com o nome NomeDoObjeto
NomeDoObjeto.AcaoDoObjeto(); //onde nos executamos uma ação que o objeto faz
O sistema de uso de componentes de um objeto funciona quase como uma organização por endereço, você "entra" no objeto para realizar uma ação
não sendo possível algo como
- Código:
var Objeto = function() {
var acaoDoObjeto = function()
{
comandos...;
}
}
var obj = new Objeto();
acaoDoObjeto(); //erro ao tentar executar essa função do objeto , por que tem que pegar a ação de um objeto por causa de possíveis mudanças de um objeto para outro.
Bem, agora vou explicar a "graça" de usar objetos em programação. Bem, podemos ter dois copos, os dois objetos se chamam copos, certo? Mas um copo pode ser maior que o outro, outra
cor, etc... Em programação é o mesmo, vamos ver na prática:
- Código:
var Carro = function(cor)
{
this.corDoCarro = cor;
}
var teste = new Carro('azul');
var teste2 = new Carro('vermelho');
alert(teste.corDoCarro());
alert(teste2.corDoCarro());
Você acha que acontece o que? Os dois últimos comandos manda uma mensagem com uma caracteristica do carro, um é azul e o outro vermelho.
Sintese estranha né? para um objeto, uma aparência igual a uma função, mas não tema, tem formas diferentes de escrever um objeto em js, mesmo que todos levam a mesma coisa, mudando apenas a abordagem
- Código:
var Obj = function() {
this.acao = function(){}
} //jeito mais simples e sem adcionais
var Obj2 = new Object(); //jeito mais prático, porem depende de uma bliblioteca adicional
Obj2.prototype = {
initialize : function(){}
}
Obj2.prototype.acao = function() {}
4.0 Manipulação de objetos e suas interações [BREVE]
TUTORIAL EM CONSTRUÇÂO, SUGESTÕES ACEITAS, CRÍTICAS MALDOSAS RECUSADAS PELO SIMPLES MOTIVO DE NÃO ESTAR PRONTO, SE ESTÁ SE PERGUNTANDO POR QUE EU JÁ POSTEI O TUTORIAL INCOMPLETO, É POR QUE SE NÃO EU ESQUEÇO XD.
Última edição por Iky em 2012-05-19, 00:25, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos
Iky, voce conhece jQuery?
Seus códigos é cheio de:
Seus códigos é cheio de:
Que poderiam ser simplificados para:document.getElementById('functionCommands').value
- Código:
$('#functionName').val()
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Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos
sim, conheço e já usei muito
o problema de jquery é exportar uma blibioteca, e tb eu quero ter, ate msm por orgulho, egoismo e vaidade, uma gama de códigos, por mais miseráveis que sejam, que sejam minha, em todos os sentidos.
e se é por organização, faço então assim
o problema de jquery é exportar uma blibioteca, e tb eu quero ter, ate msm por orgulho, egoismo e vaidade, uma gama de códigos, por mais miseráveis que sejam, que sejam minha, em todos os sentidos.
e se é por organização, faço então assim
- Código:
function getVal(obj){
if obj[0]='#' {return document.getElementById(obj).value}
else{return obj.value}
}
Re: [TUTORIAL][INCOMPLETO]Objetos
Entendo. Então aconselharia você estudar as melhores bibliotecas atualmente, eu mesmo estaria estudando-as se eu entendesse mais sobre js.
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