[TUTORIAL] vJass tuts #1 - Básico
3 participantes
TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Jass
Página 1 de 1
[TUTORIAL] vJass tuts #1 - Básico
vJass #1 - Básico
Eai galera vamos começar a segunda-feira com tutorial de vJass? Claro que sim, né!?Sem enrolação vamos direto ao código:
- Código:
library Tutorial initializer Iniciar
function Iniciar takes nothing returns nothing
call BJDebugMsg("Olá Mundo")
endfunction
endlibrary
Assim que tiver terminado salve o mapa DUAS vezes e teste o mapa (CTRL+F9). Quando o mapa terminar de carregar você verá na tela "Olá Mundo". Legal né?!
Vamos fazer algo mais legal agora, vamos analisar o código linha por linha!
- Código:
library Tutorial initializer Iniciar
- Código:
function Iniciar takes nothing returns nothing
A palavra takes é usada para mostrar quais valores essa função usará. Lembra quando você vai criar uma unit em GUI? Você tem que atribuir valores como qual unit será, quantas dela serão criadas, a posição, etc, certo? Então isso são os valores. Mas no nosso caso não precisamos de nenhuma valor, por isso usamos nothing para simbolizar isso.
Já a palavra returns significa retorna. É usado para dizer qual tipo de valor essa função pode retornar "quando ela terminar de executar o código dela". Nesse caso também usamos nothing, pois não precisamos que ela retorne algo.
- Código:
call BJDebugMsg("Olá Mundo")
- Código:
function BJDebugMsg takes string msg returns nothing
Uma coisa que deve ser notada também é que agora estamos usando parenteses. Dentro dos parenteses deve ser colocado os valores que a função usa (o takes dela) e cada valor deve ser separado por uma virgula. Um exemplo:
- Código:
function MostrarOsDois takes string a, string b returns nothing
call BJDebugMsg(a)
call BJDebugMsg(b)
endfunction
Para chamarmos a função MostrarOsDois, você fará assim:
- Código:
call MostrarOsDois("um texto" , "outro texto")
E se a função não usar nada (takes nothing)? Então você precisa apenas deixar os parenteses vazios. Por exemplo, chamariamos nossa função Iniciar assim:
- Código:
call Iniciar();
Agora para finalizar:
- Código:
endfunction
- Código:
endlibrary
Quando usamos uma endlibrary ou endfunction, ou outros ends que você ainda conhecerá, estamos querendo dizer que encapsulamos aquele código dentro daquele escopo. No nosso caso, tudo que está abaixo da linha da library e antes da linha da endlibrary, está encapsulado dentra da nossa library Tutorial. Mais para frente isso fará mais sentido para você.
Bills escreveu:Como alguns já sabem esse não é meu primeiro tutorial sobre vJass. Mas dessa vez vou focar no uso de Sistemas de vJass. Pois isso é o bom de vJass. Já existem muitos sistemas prontos (muitos deles estou usando em meu projeto) que facilitam o desenvolvimento do seu projeto. Mas facilitam muito mesmo. E é isso que vou mostrar já no próximo tutorial.
Até lá!
Bills- Número de Posts : 1446
Reputação : 173 Pontos : 32039
Re: [TUTORIAL] vJass tuts #1 - Básico
Excelente Sr. Bills!
Eu só conheci o TeK ou qualquer outro editor brasileiro que utilizasse vJass depois de aprender, então meu aprendizado foi bem complicado porque tive de utilizar o pouco do inglês que sei pra aprender no Hive.
Esse tutorial é uma colher de chá pra quem não tem um inglês mais ou menos, como eu.
Tô na aguarda dos próximos tutos, parabéns!
Melhores cumprimentos.
Eu só conheci o TeK ou qualquer outro editor brasileiro que utilizasse vJass depois de aprender, então meu aprendizado foi bem complicado porque tive de utilizar o pouco do inglês que sei pra aprender no Hive.
Esse tutorial é uma colher de chá pra quem não tem um inglês mais ou menos, como eu.
Tô na aguarda dos próximos tutos, parabéns!
Melhores cumprimentos.
Joker- Número de Posts : 447
Reputação : 62 Pontos : 27113
Re: [TUTORIAL] vJass tuts #1 - Básico
Obrigado pelos votos de confiança =) isso me faz muito feliz.
Semana que vem posto mais e farei o possivel para que cada semana eu faça um novo tutorial.
Semana que vem posto mais e farei o possivel para que cada semana eu faça um novo tutorial.
Bills- Número de Posts : 1446
Reputação : 173 Pontos : 32039