TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!




Participe do fórum, é rápido e fácil

TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!


TeaM KingS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Introdução do Jass

4 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por TroiA 2010-02-08, 00:14

-O que é JASS?

JASS é uma linguagem de script desenvolvida pela Blizzard para programação de mapas do jogo Warcraft III, é com JASS que se cria toda a interatividade do mapa, inserção e modificação dos elementos do jogo e também a criação dos scripts de AI.

Para entender JASS é imprescindível que você ja tenha familiaridade com o editor de mapas World Editor e com as funcionalidades que se consegue com a criação de triggers pelo Trigger Editor.


-Porque usar JASS?

As vantagens de usar JASS é por ser uma forma muito mais avançada de fazer a programação do mapa, e também porque tem coisas que você só consegue fazer efetivamente com JASS (sem gambiarra usando GUI), por exemplo: usar timers que são muito mais precisos do que Waits, usar variáveis locais que tornam o código bem mais legível, criar suas próprias funções, fazer spells MUI (multiintanciable), ter mais controle sobre condições e loops, e outras coisas muito mais avançadas que em outros tutoriais eu vou mostrar.


-JASS é complicado?

Se você ja programou antes, vai ver que a sintaxe é ridiculamente fácil e não vai ter dificuldade alguma de aprender. Se nunca programou, então está é uma ótima linguagem pra começar.
O principal para iniciar em JASS é conseguir entender como é organizado o código de uma trigger e saber as suas estruturas (if's, loops, functions, argumentos, variáveis). Depois disso você ja vai poder converter suas triggers em JASS e usar toda a API do jogo para escrever tudo o que antes você fazia com o mouse inserindo as actions, events, conditions nas trigger normais do WE.


-Onde eu acho o JASS?

Na verdade as triggers, suas actions, conditions e events que se cria pelo Trigger Editor são uma facilidade que a Blizzard inventou para você escrever código em JASS.
Essa interface de usar basicamente o mouse na criação da trigger se chama de GUI, diferente de JASS onde você realmente tem que escrever todo o código.

Pra "achar" o JASS abra um mapa qualquer, abra o Trigger Editor e selecione uma trigger da lista:
(como exemplo eu abri a trigger que vem por default quando se cria um novo mapa)

[Tutorial] Introdução do Jass File?id=dfp2cgg6_4dtcj67gx_b

No menu Edit selecione "Convert to custom" text e depois OK:

[Tutorial] Introdução do Jass File?id=dfp2cgg6_6hhj2r2ch_b

[Tutorial] Introdução do Jass File?id=dfp2cgg6_7fgfvmb9p_b

Pronto nossa trigger agora foi convertida para JASS, e esse é o código que realmente é executado pelo jogo, e não as linhas de actions, events e conditions que você insere na trigger usando GUI. Tudo que você faz em GUI é traduzido pelo WE em código JASS quando você salva o mapa. Portanto tudo que você faz em GUI pode ser feito em JASS.


-Usando um editor de JASS

Converter uma trigger para Custom Text e editar o seu código gerado pelo WE é a maneira mais prática e conveniente de fazer a edição em JASS, porém da pra notar que esse editor do WE é muito fajuta. Uma alternativa é o JassCraft.

Mesmo usando um outro editor de JASS você ainda vai precisar inserir o código no WE, por isso o JassCraft tem uma funcionalidade que faz a cópia entre o conteúdo da trigger do WE e a aba que está aberta no JassCraft.

Para copiar o contéudo da trigger mostrada no WE para o JassCraft:
[Tutorial] Introdução do Jass File?id=dfp2cgg6_11gbk7v8fm_b

E o inverso, copiar o conteúdo do JassCraft para o WE:
[Tutorial] Introdução do Jass File?id=dfp2cgg6_10htv346fz_b

-GUI x JASS

"Want to learn jass? take the red pill.. Wanna stay in your comfortable GUI world? take the blue one"

"GUI is better for you, not for your Map."


Como eu falei, GUI é uma facilidade que a Blizzard inventou ja que você não precisa fazer nada em JASS, o código é criado automaticamente pelo WE que se encarrega de fazer a conversão, prova disso é que você pode visualizar o código que o WE gera pra uma trigger qualquer convertendo ela pra Custom Text.

A maioria das coisas em GUI é baseada em funções wrappers que quase sempre possuem no nome a sigla BJ (Blizzard Jass). Essas funções BJ's são os mecanimos que tornam as coisas simples em GUI. Porém muitas delas causam memory leaks e empacotam chamadas para funções nativas. Por isso é muito melhor fazer as coisas em JASS ja que você não precisa usar funções BJ's podendo chamar diretamente as funções nativas do jogo.

Outras vantagens de JASS:
-Fácil de escrever, copiar/colar e possui editores bem melhores q o WE
-Mais rápido, eficiente e sem leaks (quando feito de maneira certa)
-Quebra muitas restrições de GUI (criar funções, definir locals)
-Não usa BJ's (também somente quando se faz corretamente)
-Muito mais fácil de fazer aritmética (soma, divisão...) e conditions (and, or...)


O modo de fazer as triggers em JASS é bem diferente do que em GUI, porém a forma mais fácil pra começar é criar algumas triggers em GUI, converter pra Custom Text e manusear esse código.


-JASS parte I

Primeiro crie uma trigger em GUI e adicione o evento de quando um player digita uma mensagem de chat igual a "jass":
[Tutorial] Introdução do Jass File?id=dfp2cgg6_14fb2scvg6_b

Depos de converter a trigger em JASS coloque um call BJDebugMsg( "Hello World!" ) após a primeira linha de código..
TroiA
TroiA

Número de Posts : 4151
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 127 Pontos : 36405

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


https://teamkings.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por OmegaZero 2010-02-09, 13:12

Vou tira um tempo pra estuda Jass Very Happy pra meu mapa xD
OmegaZero
OmegaZero

Número de Posts : 365
Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 7 Pontos : 28355

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


http://www.mmorpgbr.net

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Falcao 2010-02-12, 02:46

qdo eu ponho isso ja inicia fla Olá Mundo...tem como fazer assim...se digitar jass falar Olá Mundo?

onde tem um tuto pra aprender programar em jass? :scratch:

Falcao

Número de Posts : 37
Data de inscrição : 07/02/2010
Reputação : 1 Pontos : 26007

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por TroiA 2010-02-12, 13:12

Falcao escreveu:qdo eu ponho isso ja inicia fla Olá Mundo...tem como fazer assim...se digitar jass falar Olá Mundo?:

eu ainda vou fazer um tutorial de como se programa jass..
TroiA
TroiA

Número de Posts : 4151
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 127 Pontos : 36405

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


https://teamkings.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Falcao 2010-02-12, 22:32

HAmmm...eu me interessei muito...nesse periodo la na facul vamo aprender programa em java e tals...e eu gosto muito dessa area de programação, desenvolvimento de software, masss ainda estou aprendendo...sou um completo noob!KKKKKKKk

Falcao

Número de Posts : 37
Data de inscrição : 07/02/2010
Reputação : 1 Pontos : 26007

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por TroiA 2010-02-12, 22:37

: D: pode deixar vou fazer o tutorial completo
TroiA
TroiA

Número de Posts : 4151
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 127 Pontos : 36405

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


https://teamkings.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Falcao 2010-02-12, 22:40

AOooooo \o/ s2

Falcao

Número de Posts : 37
Data de inscrição : 07/02/2010
Reputação : 1 Pontos : 26007

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Raziel_br 2010-02-23, 14:07

troia, tem como vc colocar lá onde baxa esse editor de jass?
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 31989

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por TroiA 2010-02-23, 16:27

Sim depois eu dou um UP nesse tutorial
TroiA
TroiA

Número de Posts : 4151
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 127 Pontos : 36405

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


https://teamkings.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Raziel_br 2010-03-22, 22:18

troia, onde eu acho esse programa fazedor de jass?
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 31989

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Raziel_br 2010-03-22, 22:21

esse trem de olá mundo foi so exemplo uai
(foi?)
Raziel_br
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 31989

Warning Necropost
[Tutorial] Introdução do Jass Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Introdução do Jass Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Introdução do Jass Empty Re: [Tutorial] Introdução do Jass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos