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Mensagem por TroiA 2010-03-12, 16:35

Informações

StarCraft II é um jogo de estratégia em tempo real com tema espacial onde o jogador encarna um comandante de uma das três raças da galáxia: os Terrans, humanos prisioneiros lutando pela sobrevivência; os Protoss, alienígenas desenvolvidos psiquicamente; e os Zergs, uma espécie super desenvolvida biologicamente que tem por objetivo aniquilar todas as outras.

O enredo começa onde o original termina: Zeratul livra Shakuras do domínio Zerg e Sarah Kerrigan se torna a mais nova líder dos Zergs, que agora dominam praticamente toda a galáxia. Apesar da vitória Protoss ao derrotar os invasores da terra dos Dark Templars, os mesmos se encontram fragilizados com as duras batalhas, ao contrário dos Zergs, mais fortes do que nunca.

As batalhas são extremamente bem equilibradas, onde cada espécie possui fraquezas e vantagens sem tornar uma mais forte que a outra, prevalecendo sempre as táticas, precisão no controle e uso das diversas unidades ao definir o vencedor. Em StarCraft II unidades veteranas como os Zerglings e Mutalisks dos Zergs, Zealots dos Protoss, assim como os Mariners e Battlecruisers dos Terrans voltam para o combate, e outras novas, como os Immortals dos Protoss entram em um universo marcado pelo sangue de heróis para tentar mudar os rumos da história.

Dentre os outros elementos presentes, vemos o poderoso editor de mapas e campanhas, capaz de criar praticamente qualquer coisa que a imaginação do ser humano possa imaginar, e o esplêndido Battle.net, servidor oficial da Blizzard que serve de palco para as mais incríveis batalhas que abrangem jogadores do mundo inteiro.

Enfim, em desenvolvimento desde 2003, StarCraft II é mais uma obra-prima da empresa que marcou seu nome na história ao produzir jogos de alta qualidade e dar um suporte que nenhuma outra presta ao seu maior cliente: o jogador.

Prévia

A grande promessa da Blizzard para os RTS chega às mãos de alguns poucos.
No dia 17 de fevereiro desse ano, a indústria de games foi invadida por um anúncio: a beta de Starcraft II havia começado. Como fogo em folhas secas, a notícia se espalhou mais rápido do que um piscar de olhos, e em pouco tempo milhões de jogadores mundo afora estavam conferindo suas contas da Battle.net para ver se haviam sido selecionados para participar.

O Teamkings logos esperou, esperou, mas infelizmente nada de convite para nós até o momento. Mas não podíamos mais esperar para escrever algo a respeito deste que promete ser o maior lançamento do ano no gênero RTS. Um país inteiro — a Coreia do Sul — assiste partidas do antecessor desse jogo pela televisão como nós assistimos a partidas de futebol, o que já dá uma noção do que aguarda o futuro título da Blizzard. E o resto do mundo não fica atrás em termos de expectativa.
Impacto feroz

Starcraft II é um daqueles jogos que, independentemente da qualidade final do produto, irá vender como água e ter milhões de fãs no mundo inteiro. Nem que seja baseado somente no sucesso do primeiro game da franquia. No entanto, a chance de que isso aconteça é mínima, considerando o histórico da Blizzard. O mais provável é que ele seja um sucesso estrondoso e cause impactos duradouros no gênero de jogos de estratégia em tempo real.

Isso porque a série é conhecida por tornar o produto acessível a pessoas com pouca experiência em games do tipo, ao mesmo tempo em que agrada aos fãs mais aficionados — e também aos jogadores profissionais — por possuir uma curva de aprendizado extremamente longa. Além disso, a profundidade do jogo e o equilíbrio entre as diferentes raças são bons como poucos.

Ou seja, será impossível não notar o estrago causado por Starcraft II em seu lançamento, mesmo com o jogo saindo apenas para PC. Afinal de contas, é uma espera de mais de dez anos, tempo durante o qual a Blizzard refinou e adaptou aquele que, provavelmente, foi o RTS mais bem recebido de todos os tempos e o alçou a um novo patamar.

[Informações] Starcraft 2 218794

Diferenças que os tornam iguais

O grande trunfo da Blizzard com relação a seu game é, sem dúvida alguma, um elemento que já mencionamos: o equilíbrio. Como o multiplayer acaba se tornando o foco de todos os jogos de estratégia em tempo real, uma vez que a campanha single player tenha terminado, esse é um ponto extremamente importante. E se o equilíbrio de Starcraft II for tão bom quanto o do primeiro, a empresa pode preparar as contas em banco para a recepção de dezenas de milhões de dólares.

Alguns poderiam pensar que tal equilíbrio apareceria às custas de variedade — algo que não poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, as raças do universo do game são tão diferentes entre si que o jogador precisa se adaptar bastante a cada uma delas se quiser ser efetivo no multiplayer. Isso porque é preciso não somente conhecer cada minúcia daquela com que está jogando, mas também saber do que o oponente é capaz — e de todas as relações e interações entre as diferentes habilidades e estratégias.

Mas todo RTS funciona assim? Verdade, mas a grande diferença do game da Blizzard é a forma de abordagem. Enquanto em outros jogos existem sistemas de jogo obscuros, números escondidos e incertezas com relação à eficiência de determinadas coisas, a empresa liderada por Mike Morhaime capitaliza em sua capacidade de transformar coisas complicadas em algo simples e acessível. Basta olhar para World of Warcraft e perceber o quão bem essa fórmula funciona.

[Informações] Starcraft 2 218791

Se analisarmos as características de cada uma das raças, essa filosofia fica ainda mais evidente. Enquanto os humanos possuem muitas combinações diferentes e as unidades que você decide usar influenciam enormemente no resultado tático final, os protoss, por exemplo, focam muito mais nas habilidades que possuem e a utilização adequada de cada uma delas, além de um controle minucioso de seus exércitos.

Outra coisa que a beta demonstra é a capacidade da Blizzard de evitar o esquema pedra-papel-tesoura do qual vários jogos se utilizam. Aquele esquema de: “se eu fizer isso e você fizer aquilo, eu ganho”. Da mesma forma que aconteceu no primeiro Starcraft, dessa vez o jogador sempre possui a chance de vencer se utilizar a estratégia certa, algo que permite ao jogo ser extremamente competitivo e agradar aos gamers “hardcore”.

Sua interface simples, direta e uma Battle.net absolutamente revigorada — que integrará todos os games da empresa, Diablo, Warcraft, World of Warcraft e Starcraft — ajudam até mesmo os mais leigos a se inserirem no universo de jogo de uma maneira agradável e compreensiva. Ou seja, a Blizzard mais uma vez tentará agradar a todos os públicos; e com uma boa chance de conseguir.

Assim que conseguirmos um convite para o beta test, se a Blizzard resolver agraciar o público brasileiro, poderemos entrar em mais detalhes a respeito da jogabilidade e dos confrontos diretos. Até lá, ficaremos roendo as unhas, os dedos, e o que mais estiver pela frente devido à ansiedade...
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