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[Tutorial] Variáveis (inclue uma magia básica)

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Mensagem por Raziel_br 2010-09-27, 14:01

Introdução

Variáveis servem para armazenar dados, dados que serão usados depois.
Variáveis normais, podem armazenar apenas um dado, já as variáveis Array(conhecido na programação por Vetor), podem armazenar um número pré definido de variáveis, por exemplo, uma Array do tipo UNIT de tamanho 5 ((Nome da variável) array = [5]), pode armazenar 5 unidades em 5 posições

Como criar uma Variável

simples, aperte Ctrl + B ou clique neste lugar:

[Tutorial] Variáveis (inclue uma magia básica) Criar1.th



depois que abrir uma janela, clique para criar

[Tutorial] Variáveis (inclue uma magia básica) Criar2.th




Principais tipos de Variáveis:

Unit - Armazena Unidades
Unit Group - Armazena um grupo de unidades, tipo muito importante de variavel
Integer - Armazena números inteiros, sem virgula
Real - Armazena números inteiros e decimais, com vírgula
Boolean - Armazena um valor true ou false, ou seja, é bom para se voce quiser fazer um trigger rodar ou entrar em loop apenas se depois que outro trigger validar alguma coisa
Point - Armazena um ponto do mapa, por exemplo, a pocição de uma unidade ou um lugar que ela deve se mover
Special Effect - Armazena um Special Effect
Timer - Armazena um timer, tempo
existem outros tambem, mais estes são muito complexos e alguns nem eu sei usar, hashtable é exemplo de um deles
xD

Minha Magia tosca:



Minha Magia é baseada em uma magia undead: Sleep, será uma forma simples de se fazer um blink strike
Minha magia se chama Teste - Blink tosco
nesta magia mude o campo Targets Allowed, adicione Friend, para que possamos ultilisa-la em aliados também


depois de criar a magia, crie as seguintes variáveis:

Teste_Unidade Unit com Array 2
Teste_Ponto Point com array 2
Teste_Magia Variavel do tipo Integer sem array

Para declarar uma variável, você cria uma ação, vá em GENERAL e coloca SET VARIABLE.Siga os seguintes triggers, e no final irei disponibilizar um mapa com esta magia

[Tutorial] Variáveis (inclue uma magia básica) Triggerm.th

Nota importante: Para fazer igual eu fiz, Teste_Unidade[1], basta clicar em index e escrever 1, isto significa que pegara a unidade na posição 1 do vetor(array), isto porque a array pode memorizar vários dados em varias posições, então var[1] significa que voce esta ultilizando o primeiro dado da variavel var, var[2] significa que voce está ultilizando o segundo dado da variavel var e assim por diante

Download do mapa com a magia
Download


Última edição por Raziel_br em 2011-05-31, 22:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por DarTiN 2010-09-27, 15:59

Só um comentário OFF:

Voltou com a corda toda... Hahahaha, cheião de tutoriais. Muito legal...
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Mensagem por DarTiN 2010-09-27, 18:18

Os de effect não são complexos, são ótimos exemplos, as vezes a galera se enrola nisso, eu mesmo até aprender.
Vc pode até remover logo após criar, mas as vezes isso não funciona com o mesmo efeito.

Os light effects por exemplo, se remover após criar eles nem aparecem. Comigo pelo menos. Sempre uso variável para eles.

Sei que é só mais um exemplo, mas as variáveis servem muito para isso também, remover a programação usada (Evitando leak). Removendo por Variável vc pode remover a qualquer momento do jogo.

Podendo usá-las (variáveis) a vontade, várias vezes sem precisar marcar denovo.

Na verdade a variável serve para identificar, igual uma histórinha, vc tem que identificar os personagens, os que são parte do título, já estão lá, os que entram depois que complica.

Imagina se a vovó da Chapeuzinho vermelha fosse só uma velha que morasse em um barraco que aparece no meio da história, como vc faria a programação para o lobo mau achar a casa dela se a casa não começar no mapa, se aparecer no meio do jogo. Vc cria uma variável de POINT.

Set Pointdavelha = (Position of (Last created unit)) --- supondo que ela tenha acabado de ser introduzida na história.

Ou depois se precisar remover a casa dela, para não ficar lá a toa. Vc cria uma variável de DESTRUCTIBLE

Set casadavovo = (Last created destructible) --- Supondo que vc criou a casa na prgramação após a chapeu seguir pelo caminho.

Uma facilidade de baixar mapas alheios e ver as variáveis sendo usadas é que vc pode ver a hora certa de indicar a quem ou o que elas representam.

E exemplos lógicos são difíceis, considerando que a maioria dos tópicos sobre o assunto são resumidos ou muito diretos.

É o que eu acho, espero que sirva de algo para alguém. E lembrem, ver a lógica e aprender para usar é uma coisa, copiar as triggers dos outros, acho isso algo muito feio.

Desculpem meu exemplo tosco...
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Mensagem por Raziel_br 2010-09-28, 14:01

ON:Foi uma boa explicação, as variáveis de Special Effect destruidas logo apos a criação, "tocam" apenas a animação death ou spawn, se esta num tiver a death, as de lighting effect eu nunca testei muito a fundo, depois que eu não descobri como eu fazia pra mecher na altura eu desisti, ai eu faço uma dummy unit em um lugar que chega e usa Life Drain como luz, mais foi uma boa complementada que voce pos, posso colocar no post inicial um escrito "By DarTIN" encaixando alguns pontos interessantes do que voce escreveu?


OFF:auahuaauh
Point - Da - Velha :auhauhauha me lembra uma "mulher da noite", idosa, que eu ja vi numa avenida aki em BH xD
OFF²: eu to fazendo mais tutoriais poorque eu to com preguisa de faze o animes vs games xD, o mapa tem 8,8mb descompactado, ai num da mais pra eu adicionar heros, e fazer item é um saco, por isso que eu vo faze quest nele e em breve mandarei ele pro troia
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Mensagem por DarTiN 2010-09-28, 17:00

Edita como achar melhor. Minha palavras podem ser as suas. Smile

OFF: Putz, estou com este mesmo problema, tive que reduzir um mapa meu, tem un 38 a 40 heróis, agora está com 6 megas mas não terminei ainda, até para carregar demora um pouco. Com faz para compactar e jogar se dar problemas?
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Mensagem por TroiA 2010-09-29, 01:39

A explicação do DarTiN ficou bem legal, mesmo!

Raziel parabéns pelos grandes e bem explicados tópicos, e até com mapas demos para ensinar na pratica LooOOooL

Muito legal mano parabéns !
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Mensagem por Raziel_br 2010-09-29, 09:33

obrigado!
e vem mais por ai!
o próximo eu vou ensinar a mecher no object editor, na parte de unidades, tipo, mecher na area de visão, mecher no desenho da sombra, etc.
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Mensagem por Staar. 2010-10-02, 02:42

"Magia Basica" Pra mim, isso ai é muito.. lol
Pra ver como não sei nada de MAGIA com Trigger... Que dorga em D:
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Mensagem por Raziel_br 2010-10-07, 12:42

o que eu fiz foi simplesmente para que a unidade se mova de um ponto para outro, com alguns efeitos legais...

mais fico grande porque eu declarei várias variáveis para que a magia ao longo do jogo não exploda seu mapa
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Mensagem por Ice_Crowner 2010-10-07, 12:57

POOOWWWW Dartin tosco nada!!!
agora sim eu comecei a ter noção de pra q servem as variáveis
XD
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Mensagem por Raziel_br 2010-10-08, 19:40

xD
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Mensagem por DarTiN 2010-10-08, 19:46

Haahaahaaa. A história do point da velha deu certo Raziel...
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Mensagem por Staar. 2010-10-09, 01:42

Na verdade a variável serve para identificar, igual uma histórinha, vc tem que identificar os personagens, os que são parte do título, já estão lá, os que entram depois que complica.

Imagina se a vovó da Chapeuzinho vermelha fosse só uma velha que morasse em um barraco que aparece no meio da história, como vc faria a programação para o lobo mau achar a casa dela se a casa não começar no mapa, se aparecer no meio do jogo. Vc cria uma variável de POINT.
EU RI... AUAHUAHAU MAS É MUITO BOA A HISTÓRIA.. xD

E ajuda sim.. Viu né?
Uma história da chapeuzinho vermelho pode ajudar-nos a mexer em World Editor (WE)
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Mensagem por Raziel_br 2010-10-12, 20:08

HEHEHE

voce já ouviu dizerem que a disney manda mensagens subliminares?
hehe


pff esquece
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Mensagem por Ice_Crowner 2010-10-13, 11:09

AIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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Mensagem por TroiA 2010-10-13, 13:55

javerson escreveu:AIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você não tem o que postar, e vem bagunçando o tópico velho, se toca !
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Mensagem por Ice_Crowner 2010-10-14, 10:50

noça foi mal cara eu tive essa intenção... =/
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Mensagem por Iky 2011-05-19, 12:22

é bom ter conhecimente de lógica de programação para fazer essas coisas, é chato ficar lendo mais vao por mim, depois que peguei programação no colégio, melhorei minha programação warcraft
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Mensagem por Raziel_br 2011-05-22, 16:33

legal, c usa qual linguagem?

eu uso C#
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Mensagem por Iky 2011-05-22, 23:04

javascript, ruby , c++ um pouco, pascal um pouco tb
autoit, bacth, shoes (q,é ruby com visual c++), jass UI (warcraft kkk)
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Mensagem por VicToR 2011-05-23, 11:06

putz voces sao uns comédias kkkkkkkkkk, troia deu mo toco no javerson EUHAEUHAEUHAEUH
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Mensagem por Iky 2011-05-23, 11:25


OFF
tb ele faz um post tao taooooo ne? tava pedindo
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Mensagem por Raziel_br 2011-05-23, 16:39

VicToR ;D escreveu:putz voces sao uns comédias kkkkkkkkkk, troia deu mo toco no javerson EUHAEUHAEUHAEUH


aaa
eu nem me meto nessas coisas....
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Mensagem por Raziel_br 2011-05-23, 16:44

Iky escreveu:javascript, ruby , c++ um pouco, pascal um pouco tb
autoit, bacth, shoes (q,é ruby com visual c++), jass UI (warcraft kkk)

legal, mais tipo, c# é a que eu trabalho e estudo mais profundamente, que sei umas outras tmb..
tipo html, php, java, css, flash, mysql

depois tinha como voce posta uns comandos em jass?
eu so preguisoso demais pra tenta aprende isso e talvez voce tenha paciencia de faze um tutorialzinho ou um tipo de "dicionário" de jass, que a lógica eu imagino que siga e mesma de Trigger, eventos, condições e açoes, porém eu não sei os comandos
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Mensagem por Iky 2011-05-23, 19:18

cara, eu nao me intersso em jass nao, pq ela é declarativa, tipo pascal, é chaaato, mas vou pensar no caso
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