TeaM KingS
[center]Ola Convidado, seja bem vindo ao TeaM KingS !

Nós temos tutoriais sobre o WarCraft World Editor: se você tiver alguma duvida pode perguntar que os moderadores ou membros experientes vão lhe ajudar.

Para melhor utilizar nossos recursos é extremamente recomendado que esteja logado em nosso fórum e que leia o nosso regulamento oficial.

Também temos fóruns sobre DotA AllstarS, com guias, estratégias, e muito mais!



Entendendo a lógica das Triggers

Ir em baixo

Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por GuLider em 2011-05-21, 02:41

Entendendo como funcionam as Triggers
Tutorial para Iniciantes

Introdução

Tudo o que você vê nos maps são feitos com triggers, nesse tutorial tentarei explicar um pouco o que são e como funcionam, Já se perguntou como acontece todas aquelas coisas nos maps, e você só sabe editar umas units e ir colocando por aí no terrain editor? Bem, eu não ensinarei a você como criar maps fabulosos, mas simplesmente irei tentar fazer com que entenda como tudo funciona.

1. O básico
2. Eventos
3. Conditions
4. Actions
5. Finalizando

Antes de tudo, vou falar uma coisa que pode parecer besteira, só que ajuda muito os iniciantes a começarem a entender a lógica de triggers, imagine-se orientando o computador sobre o que fazer, como fazer e quando fazer ( Isso mesmo, começe a pensar assim que daqui a pouco você irá entender a lógica disso).

1. O básico

1.1 Abrindo o Menu das Triggers

Quando abrir o World Editor você já vai se deparar com um map previamente criado, bom isso não importa, para abrir o Trigger Editor clique naquel a marcado na figura abaixo ou simplesmente aperte F4



1.2 O que são aquelas coisas que apareceram escritas na minha tela?




Por enquanto irei explicar somente As duas imagens que estão destacadas.
Imagem A: Aqulo lá é uma trigger, essa trigger abre sempre automaticamente com o World Editor, ela é nada mais nada menos do que a trigger do Warcraft, que faz você nascer com uma base e os cinco construtores e aquelas coisas que todos nós sabemos.
Imagem B: São os comandos da trigger, que estabelecem todas as coisas ditas acima, irei falar mais sobre eles mais tarde.

Primeiramente quero que você delete isso antes de começar a seguir o tutorial, clique com o botão direito lá na Imagem A em meele Initialization e clique em Delete.

Agora vamos começar o tutorial para valer.

2. Eventos

2.1 O que é um evento?


Você que já conhece um pouco das triggers já pensou nisso? Evento estipula o que precisa acontecer para você fazer algo. Para maior entendimento de quem não sabe nada sobre triggers vou pedir para vocês sempre quando forem tratarem de eventos coloque um "Quando" na frente.

Lembra-se de quando falei para orientar o computador sobre o que fazer, como fazer, e quando fazer? O evento é esse quando. Toda Trigger tem que ter um evento. Vou tentar usar como exemplo nossa segunda imagem.

Está vendo a Imagem B? Lá está assim: Events - Map Initialization, ou seja o evento quer dizer. Quando o jogo começar ...

Ele está declarando que quando o jogo começar irá acontecer certas coisas. Isso pode parecer fácil, só que é extremamente importante que você entenda antes de querer começar a mecher em triggers. Pense em algum map que você já jogou, agora pense como ele faz para a camera ir na tavern logo no começo do jogo, o tempo começar a contar e tudo mais. Simples, antes disso tudo esteve lá um simples evento de Map Initialization.

2.2 Como que eu crio um Evento


Para se criar um evento é muito fácil, clique naquela bandeirinha ali em cima ( Como mostra a imagem abaixo ) ou aperte Ctrl+ E



Após você fazer isso a seguinte tela aparecerá:



2.3 Explicando um Evento


Primeiramente irei explicar a Parte A

Lá você define o tipo de evento que será, Há 9 tipos, contando com o All. Como os eventos são poucos acho desnecessário ficar falando dessa parte, deixe no All e entenda a Parte B.

Começe a observar, ali são muitos tipos de eventos possíveis, lembrando que os eventos são do que precisa para fazer certas ações, Exemplo, como os creeps do dota nascem? O Icefrog fez um evento que a cada 60sec nasceria creeps. Como os creeps do dota andam até a base inimiga? Ele fez um evento que quando tem unit numa região (onde nascem as creep) essas units andam até uma certa região que ele criou.
E assim vai, tudo o que acontece tem um evento, se parece muito com a vida real. Por exemplo: "Quando eu chegar em casa" poderia ser um evento, casa seria uma certa região, e eu uma unit, esse evento seria:
Unit - A unit enters Region
Trocando pelo quando como eu disse ficaria (Quando) A Unit Enters Regions (Uma Unit entra numa região)
Eu criei uma certa region na pallete Regions e chamei-a de casa, veja no que deu.



Existem muitas coisas para se fazer nos Events, Fuçe, Pense, que você irá entender completamente em pouco tempo o que é um Event.

A partir daí nós já podemos a começar a entrar na parte das Conditions e das Actions ( Condições e Ações ).

3. Conditions


3.1 O que é uma Condition?

Quase todos os Eventos precisam de uma condição, mas o que é uma condição? Lembra quando falei para você coloquar no começo de todos os Eventos um "Quando"? Nas conditions Troque por um "Se"

3.2 Como que eu crio uma Condição


Tão fácil como criar um evento, você cliqua na imagemzinha do lado da do evento, especifica qual condição você quer e pronto.




3.3 Explicando uma Condição


As condições nem sempre são obrigatórias, mas são tão importantes quanto Eventos, sem elas seria tudo uma confusão.

Lembra no Exemplo da casa?



Se fosse assim quando qualquer unidade entrar na região Casa, mas no exemplo não era qualquer um, mas sim, "Quando "EU" chegar em casa" Para expecificar que o evento é para quando "eu" chegar em casa, e não qualquer unit aleatória que passar pela região Casa.
Para isso, crie uma condition

Como que eu faço essa condition para especificar que fui "Eu" que entrei na casa?
Cliquei em criar uma nova condition, o tipo da condition eu coloquei Unit-type( o tipo da unidade), aí ficou assim:



Eu só mudei o Triggering Unit para Entering Unit ( A unit que entrou na região ) e o Footman para uma unidade custom que já estava criada chamada "Eu"

Então nosso código ficou assim:



Quando Uma unidade entrar na Casa

Se essa unidade que entrou na casa for igual a Eu.

Estão começando a perceber o que é uma condition? Eu costumo dizer que elas complementam o evento, expecificando-o mais ainda.

2.4 Mais alguns exemplos de Condições

Lembra do exemplo do dota, que tinha um evento que a cada 60sec nasce os creeps dessa região, e um outro evento faz os creeps dessa região se moverem até a base do outro atacando tudo que tentar impedir? Você já imaginou aquela trigger sem condition? Toda unidade que passar pela sua base irá atacar a base do inimgo, você está andando e automaticamente é levado até a base do inimigo? Para isso foi criado uma condição muito parecida com essa.

Algo mais ou menos assim:



Agora vamos para as ações, a parte mais divertida.

4. Actions


4.1 O que é uma Action?

Ora, é uma action.
Como assim? Bem, não tem o que explicar muito de actions, por que ela é simplesmente uma ação, você chegou a perceber que tudo que nós fizermos até agora não passa de "quando isso acontecer, se isso estiver lá", não acha que está faltando algo? Coloque um então depois do quando e do se. Agora que você já expecificou para o seu computador quando fazer, como fazer e etc... Fale para o seu computador O que fazer diga para o bixo da sua maquina que actions ele fazer quando o evento e as condições forem compridas.

Vamos com mais calma...

4.2 Como que eu crio uma Ação?

Do mesmo jeito que os outros, clique no negocinho do lado das condições, como mostra a imagem abaixo:



4.3 Explicando uma Ação



Como eu já disse basta dizer para o computador o que fazer, abra o menu das ações, fuçe um pouco, procure a ação que você quer, aqui vou dar alguns exemplos para você começar a entender.

Bom eu tive uma noite muito cansativa trabalhei muito, e na minha mente já bolei uma trigger:

Quando uma unit chegar em casa



Se essa unit que chegou em casa for "eu"



Então Eu serei movido até a cama



Então... É isso, olhando dessa maneira agora você não acha tãããão difícil assim né? Descobriu que o bixo de sete cabeças na verdade só tem três.


5. Finalizando

Bom, como vocês podem ver, o objetivo desse tutorial, não era ensinar a fazer maps para iniciantes, mas sim explicar como os maps são feitos, agora quando você estiver jogando um map por ai qualquer e achar uma coisa legal, tente elaborar na mente, como o criador daquele map fez aquilo, os eventos que usou, as condições para que esse evento fosse realizado, e as ações.

PS: As coisas no DOTA não são feitas assim não, tem muitos outros comandos para fazer uma simples wave de creeps, eu só deixei daquele jeito para você começar a entender como é que são feitos alguns maps, para aprofundar o conhecimentos tem bastantes tutoriais mais avançados na internet, basta você procurar.

Qualquer dúvida é só falar que tentarei resolver

Se eu tiver feito ou falado alguma coisa errada no tutorial avisa, pois ainda não sou experiente em triggers, apenas as entendo e tentei explicar de um modo mais simples para quem está começando.

Esse tutorial foi feito 100% por mim, não peguei nenhuma parte de nenhum lugar, apenas usei um word pad, um paint e o World Editor, se for repassar por favor coloque os créditos.

Tá aí, espero que gostem
avatar
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 14607

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por aldonova em 2011-05-21, 07:34

^^
Bom Tutorial.
Thanks.
isso irá ajudar muito os iniciantes e A Mim Tbm xD


°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°


Ai Como Eu Queria Que Meu Computador Fosse Melhor... só para voutar a Jogar World Of Warcraft
...

°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º0°º°
avatar
aldonova

Número de Posts : 1054
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 45 Pontos : 15216

Warning Necropost
3 / 1003 / 100


http://teamkings.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por Payperview em 2011-05-21, 11:52

vlw ae pelo tutorial Wink


Usuario Expulso
avatar
Payperview

Número de Posts : 365
Data de inscrição : 10/04/2011
Reputação : 8 Pontos : 14074

Warning Necropost
100 / 100100 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por GuLider em 2011-05-21, 23:05

Obrigado pelos comentários aí, eu só queria passar a lógica da programação.

Quem quer começar a mecher com trigger antes de tudo tem de saber o que é uma trigger antes de ir por aí fuçando


Criando uma Sign Básica
Tipografias
Efeitos em Tipografias
Entendendo a Lógica das Triggers
--------------------------------------------
A procura de um tutorial? Clique Aqui!

Quero Aprender Photoshop, se você quer aprender Photoshop, esse é seu lugar
avatar
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 14607

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por Iky em 2011-05-21, 23:12

na minha opniao, todos que resolvem estudar programação warcraft devia ter esperiencia em programação


avatar
Iky

Número de Posts : 2065
Data de inscrição : 06/04/2010
Reputação : 99 Pontos : 20179

Warning Necropost
10 / 10010 / 100


http://icaro.glauco

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por GuLider em 2011-05-22, 13:31

Iky escreveu:na minha opniao, todos que resolvem estudar programação warcraft devia ter esperiencia em programação

Ou no minimo entender como é a programação, ajudaria muito, se você for pensar as triggers podem ser chamadas de uma linguagem de programação do warcraft.
avatar
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 14607

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por VicToR em 2011-05-23, 11:13

Iky escreveu:na minha opniao, todos que resolvem estudar programação warcraft devia ter esperiencia em programação

Eu nunca tive noção nenhuma de programação e mesmo assim aprendi WE. *_______________________* //naoétãodifícilassim.
avatar
VicToR

Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 16580

Warning Necropost
4 / 1004 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por Iky em 2011-05-23, 11:20

é aprendeu, mas foi mais dificil, é ou nao é? ^^


avatar
Iky

Número de Posts : 2065
Data de inscrição : 06/04/2010
Reputação : 99 Pontos : 20179

Warning Necropost
10 / 10010 / 100


http://icaro.glauco

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por GuLider em 2011-06-01, 12:54

Sorry por postar aqui de novo, mas acho que esse tutorial se encaixa melhor na área de lógica pois visa com que a pessoa entenda as triggers, assim como esse tutorial do javerson, não sei, é uma visão minha se não acharem ignorem isso.


Criando uma Sign Básica
Tipografias
Efeitos em Tipografias
Entendendo a Lógica das Triggers
--------------------------------------------
A procura de um tutorial? Clique Aqui!

Quero Aprender Photoshop, se você quer aprender Photoshop, esse é seu lugar
avatar
GuLider

Número de Posts : 907
Data de inscrição : 16/05/2011
Reputação : 47 Pontos : 14607

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


http://www.queroaprenderphotoshop.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por Raziel_br em 2011-06-01, 18:40

movido
avatar
Raziel_br

Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 21764

Warning Necropost
0 / 1000 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por Staar. em 2011-07-22, 15:30

Programação, a única que sei rasoavelmente, é a XML
Usada em blogspot, até pq monto blogspot e talz ...

Dai vem aquele pensamento "Nossa montar 1 blogspot é tão dificil"(Irônicamente)
Pois bem, eu só uso 1 coisa do blogspot,o endereço: www.exemplo.blogspot.com, eu faço com minhas próprias mãos posso dizer que não é facil. Se quizerem dar 1 olhada, vão no meu perfil e vê lá "WebSite".


E não foi tão dificil assim começar a mexer com WE. E antes eu nem sabia nada de programação XML '-' ...


(No momento, estou a aprender C# (Linguagem para jogos))


I returned


  • Alguma coisa me diz que alguém vai se lembrar desse forum algum dia e vai vir dar uma olhada nele, assim como eu fiz! 11/24/2016

  • Não esqueci do forum e de ninguem daqui não! <- Isso permanece :D 11/24/2016

avatar
Staar.

Número de Posts : 408
Data de inscrição : 24/07/2010
Reputação : 14 Pontos : 15683

Warning Necropost
10 / 10010 / 100


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo a lógica das Triggers

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum