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[OFF]Dicas para criar um bom mapa

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Mensagem por TAKA.Helio 2011-11-17, 10:20

Bem, todos querem criar um bom mapa. Mas, o que realmente chama atenção em um mapa? Bem, vou dar algumas dicas:


1 - Originalidade. Nada de criar "mapa de naruto", todo mundo sabe que existem TONELADAS de mapas assim, e que já não chamam atenção como antigamente. Sério. Sempre procure ser orginal. Crie seu próprio mapa, com seus personagens. Bote sua personalidade no mapa.

2 - Excluisividade: Um nome: Mad Balls arena. Na época que esse mapa foi lançado, o sistema de gravidade era uma coisa única, fazendo toneladas de jogadores migrarem pra ele. Outra coisa também muito inovadora foi o sistema de load/save dos ORPG. Até mesmo o ORPG foi uma coisa incrivel. Procure colocar em seu mapa coisas que não existem em nenhum mapa, ou que muitos jogadores não conhecem.

3 - Conhecimento em scripts: Como você vai fazer o que foi dito acima, se você não sabe criar systemas nem spells? Nem tente. Ao invéz de começar a criar o mapa, comece estudando como fazer magias, etc. Se você não gosta disso, e acha muito difícil, aí vai uma novidade: TODOS os que hoje são feras em script, um dia acharam aquilo muito difícil. É como andar de bicicReta, vc pode se "machucar" no começo, mas um dia vai conseguir fazê-lo sem nem se arranhar.

4 - Parceirias - Melhor coisa que você pode fazer. E também a pior coisa que você pode fazer. Arrumar uma parceiria pode ser difícil, mas divide o trabalho em dois. E ainda mais: Duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas, a dica é escolher bem o parceiro antes de chamá-lo. Não vá chamar ninguém que possa dar dor de cabeça, como o VicTooR, por exemplo.

5 - Estude mais - Estude terrain, scrpits, e JASS. Lembre-se do exemplo da bicicReta. Pode ser dificil, mas depois que você domina, pode ser brincadeira de criança.

6 - Não sabe? Pergunte. Mas aprenda com a resposta. Não adianta chegar aki e fazer toneladas de perguntas e dar um Crtl+c e Ctrl+V no seu mapa. O melhor jeito de aprender é estudando scripts feitos por usuários experientes. Tente não colocar nada no seu mapa que você não saiba fazê-lo do zero.

7 - Leaks. Aprenda a evitá-los: Ninguém gosta de mapa com leaks. Ainda mais se os jogadores tiverem pc ruim. Sempre que for fazer um mapa, pensem neles, pois eles são a maioria. Sério. Aqui no TeK você pode aprender a encontrar e destruir leaks, basta procurar;

8 - Divulgação é a alma do negócio: O TeK tem uma área excluisva pra isso, então vê se não eskece dessa parte, ela é uma das mais importantes.


Por enquanto, as dicas são essas, futuramente adiciono outras aqui.
-------------------------
Tópico em construção...


Última edição por Iky em 2011-11-17, 10:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correçao de ortografia)
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Mensagem por xbacurix 2011-11-17, 11:15

TAKA.Helio escreveu:1 - Originalidade. Nada de criar "mapa de naruto", todo mundo sabe que existem TONELADAS de mapas assim, e que já não chamam atenção como antigamente. Sério. Sempre procure ser orginal. Crie seu próprio mapa, com seus personagens. Bote sua personalidade no mapa.

Não há muita coisa de errado em criar mapas de Naruto. Sim, é claro que eles não são tão famosos quanto antigamente, mas ainda é possível colocar um pingo de originalidade nele mesmo sendo baseado em alguma coisa. Basta usar a criatividade, só que no caso terá de ser um oceano de criatividade.
O ponto é... de fato, originalidade é a chave para um mapa bem sucedido.

TAKA.Helio escreveu:2 - Excluisividade: Um nome: Mad Balls arena. Na época que esse mapa foi lançado, o sistema de gravidade era uma coisa única, fazendo toneladas de jogadores migrarem pra ele. Outra coisa também muito inovadora foi o sistema de load/save dos ORPG. Até mesmo o ORPG foi uma coisa incrivel. Procure colocar em seu mapa coisas que não existem em nenhum mapa, ou que muitos jogadores não conhecem.

Isso requer um P*** conhecimento de script, tanto GUI quanto JASS, principalmente JASS. O fato da exclusividade está colado com a originalidade, o que não o deixa pra trás na questão de ser outro elemento chave.

TAKA.Helio escreveu:3 - Conhecimento em scripts: Como você vai fazer o que foi dito acima, se você não sabe criar systemas nem spells? Nem tente. Ao invéz de começar a criar o mapa, comece estudando como fazer magias, etc. Se você não gosta disso, e acha muito difícil, aí vai uma novidade: TODOS os que hoje são feras em script, um dia acharam aquilo muito difícil. É como andar de bicicReta, vc pode se "machucar" no começo, mas um dia vai conseguir fazê-lo sem nem se arranhar.

E para os realmente preguiçosos: Vá criar melee map ^^
(E fique estagnado nessa chatisse de melee o resto da vida)

TAKA.Helio escreveu:4 - Parceirias - Melhor coisa que você pode fazer. E também a pior coisa que você pode fazer. Arrumar uma parceiria pode ser difícil, mas divide o trabalho em dois. E ainda mais: Duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas, a dica é escolher bem o parceiro antes de chamá-lo. Não vá chamar ninguém que possa dar dor de cabeça, como o VicTooR, por exemplo.

LOL
Parcerias mal sucedidas são o principal motivo de projetos inacabados. Vai aí uma importante dica mesmo, pois se você não conhece ninguém apto a cooperar e se você mesmo não está apto a cooperar, ti vira sozinho caboclo...

TAKA.Helio escreveu:5 - Estude mais - Estude terrain, scrpits, e JASS. Lembre-se do exemplo da bicicReta. Pode ser dificil, mas depois que você domina, pode ser brincadeira de criança.

Estudando JASS '-'
mas eu insisto em não me dar bem com isso D:


TAKA.Helio escreveu:6 - Não sabe? Pergunte. Mas aprenda com a resposta. Não adianta chegar aki e fazer toneladas de perguntas e dar um Crtl+c e Ctrl+V no seu mapa. O melhor jeito de aprender é estudando scripts feitos por usuários experientes. Tente não colocar nada no seu mapa que você não saiba fazê-lo do zero.

E antes de tentar entender como tal sistema é feito... Entanda como se faz sistemas... Leia a dica 3

TAKA.Helio escreveu:7 - Leaks. Aprenda a evitá-los: Ninguém gosta de mapa com leaks. Ainda mais se os jogadores tiverem pc ruim. Sempre que for fazer um mapa, pensem neles, pois eles são a maioria. Sério. Aqui no TeK você pode aprender a encontrar e destruir leaks, basta procurar;

Evitar leak é impossível, mas você pode destrui-lo com um simples comando de Custom Script e algumas Variáveis. Leaks são uma dor de cabeça tremenda quando começam a aparecer descontroladamente no seu mapa, a coisa fica realmente muito lenta.

TAKA.Helio escreveu:8 - Divulgação é a alma do negócio: O TeK tem uma área excluisva pra isso, então vê se não eskece dessa parte, ela é uma das mais importantes.

E não esqueça de divulga-lo no maior número de locais possíveis. Mas deixe o link apenas em um site (TeK) Wink
E muito cuidado ao postar em sites com reputação ou membros de reputação duvidosa, você não vai querer que ele seja roubado, vai?
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Mensagem por VicToR 2011-11-17, 11:53

TAKA.Helio escreveu:Não vá chamar ninguém que possa dar dor de cabeça, como o VicTooR, por exemplo.

Adoro *-*

Falem mal ou bem, o importante é falar de mim.

//ondeestaseudeusagora?soufabulosa!
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Mensagem por Belias™ 2011-11-17, 13:04

victor ker se meu parceiro num projeto ke to faseno é sério!
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Mensagem por VicToR 2011-11-17, 14:16

Belias™ escreveu:victor ker se meu parceiro num projeto ke to faseno é sério!

Ultimamente estou ocupando com o Mirana vs Pudge man =/
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Mensagem por Belias™ 2011-11-17, 14:20

ok vlw msm assim


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Mensagem por Iky 2011-11-17, 15:17

Primeiro aviso Belias: flood

nunca envie respostas com uma expressao ou coisas sem sentido
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Mensagem por TAKA.Helio 2011-11-17, 21:51

"soufabulosa" AHEUAEHHEHAEHUHAUEHU, to morrendo de rir aqui, na moral...
@xbacurix, vlw pela ajuda nas dicas. Ainda vou adicionar algumas coisas, o tópico ainda não tá completo.
Se alguem tem mais dica pode mandar que eu adiciono.
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