Algum dia DOTA será profissão ?
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Algum dia DOTA será profissão ?
No Brasil foi anunciado esses dias o patrocínio Prime.Team que envolve uma boa quantia de dinheiro, logo após o nO! ganhar patrocínio da Private, e temos tambem outros times como o sX-Gaming, g2-gaming patrocinados, entre outros. Apesar de nenhum desses patrocínios valer mais do que uma profissão, de fato levanta-se a duvida Dota é um esporte? Teremos jogadores que irão encarar isso como profissão no futuro ?
Para responder a essa pergunta, vamos voltar um pouco as origens do DOTA, ele vem do jogo Warcraft III, que tem nele atualmente o segundo maior patrocínio da história do e-Sport mundial : Moon, que tem um contrato de 3 anos no valor de $473,000 dólares. Apesar disso, a participação do Warcraft na Coréia (Moon é Coreano) é bem discreta em comparação ao Starcraft, veja foto abaixo:
Sim, isso é o público que foi assistir a uma partida de Starcraft. Mas porque o Warcraft não fez tanto sucesso quanto o "antiquado" Starcraft?
A resposta está em um item, literalmente : Scroll of Town Portal.
O e-Sport na Coréia figura entre os esportes mais importantes do país, tendo jogos televisionados e milhares de jogadores patrocinados. Tá... mas e o tal do town portal? Os jogos eram televisionados, o que move o esporte é o público, e o que o público queria ver era : AÇÃO. E um item como o Town Portal tirava toda a dinâmica de assistir-se ao jogo, pois sempre que se achava que haveria uma luta, ocorria o Town Portal e não tinha a tal luta, lógico que existem outros fatores, mas esse é o principal. Isso de fato deu uma segurada no Warcraft, que se tivesse deslanchado na Coréia com certeza seria um e-Sport bem mais reconhecido.
Mas vamos voltar ao DOTA... Será que um dia teremos um estádio desse assistindo à um jogo de DOTA? O que falta para o DOTA?
Primeiramente, DOTA é um jogo demorado e de tempo imprevisto, vocês não ficam indignados que no futebol existe o tal "gol-fora-de-casa" e cada vez menos vemos disputas por penaltys? Isso porque as emissoras de televisão tem um horário apertado, e não podem se dar ao luxo de modificar sua grade para adequar-se a esportes, eles nao podem correr o risco de o jogo durar mais meia hora do que o previsto, logo o DOTA por ser um jogo de tempo indefinido tem mais dificuldades ainda de entrar no mercado, a própria organização de torneios offline fica complicada, pois não se sabe exatamente quanto tempo um jogo pode vir a durar.
Mas e ação, o DOTA tem?
Temos sorte de uma equipe tão capacitada como a de IceFrog estar por trás do DOTA, faz tempos que venho vendo movimentos espertos por parte dele para trazer cada vez mais ação e rapidez para o jogo e dar ao jogo proporções adequadas a tornar-se um grande esporte, um grande show.
Vocês podem não ter percebido, mas cada vez ele vem tentando fazer com que o jogo fique mais rápido, de forma sútil, é claro :
Primeiramente, ele removeu o item aegis do shopping, fazendo com que existisse somente um ressurect a cada dez minutos(roshan), sendo assim o jogo ficou muito mais susceptível a pushes, e acabando de forma mais rápida, adicionou ballizas para ter mais dano contra construções, fazendo com que pushes fossem mais eficientes, e que as lanes pushassem "sozinhas" com o tempo, e depois de diversas mudanças para fazer com que o jogo ficasse mais rápido, nessa última versão ele deu um grande passo : dificultou ainda mais o buyback no late-game.
O incentivo a ação de fato vem em pequenas mudanças, mas a maior que já houve foi a mudança da dagger, um item que denominava-se "Dagger of ESCAPE", desproporcionava totalmente a luta, tornou-se simplesmente a Dagger que inicia combates, mas que não permite você sair do combate, uma mudança extremamente inteligente e importante para o crescimento do DOTA, outra grande mudança foi a adição de cooldown na compra de wards, que muitas vezes acabavam por evitar lutas em grande parte do jogo.
Isso sem falar no grande incentivo que ele da ao DOTA competitivo, dando voz ativa nas mudanças aos jogadores do competitivo, e grande apoio as grandes ligas como IDEC e dota-pride.
Respondendo a pergunta, se dota é um esporte : é, e um em grande crescimento devido a grande visão de IceFrog, que agora irá para a Valve e ai com certeza teremos grandes melhorias na divulgação e profissionalização do mesmo. Ainda não temos salários milhonários, são poucos aqueles que conseguem tirar sustento do jogo, mas já existem, e a tendência se continuar assim é crescer e muito, mas se um dia chega no Brasil... isso só esperando para ver.
Creio que um detalhe essencial que o Icefrog pode trabalhar para que facilite isso, é aumentar o tempo de channeling do town portal, para que não seja fácil fugir de lutas/ganks atraves do uso dele, e diminuir o tempo para usar o próprio town portal em construções sob ataque, o que proporcionará mais a briga.
Para responder a essa pergunta, vamos voltar um pouco as origens do DOTA, ele vem do jogo Warcraft III, que tem nele atualmente o segundo maior patrocínio da história do e-Sport mundial : Moon, que tem um contrato de 3 anos no valor de $473,000 dólares. Apesar disso, a participação do Warcraft na Coréia (Moon é Coreano) é bem discreta em comparação ao Starcraft, veja foto abaixo:
Sim, isso é o público que foi assistir a uma partida de Starcraft. Mas porque o Warcraft não fez tanto sucesso quanto o "antiquado" Starcraft?
A resposta está em um item, literalmente : Scroll of Town Portal.
O e-Sport na Coréia figura entre os esportes mais importantes do país, tendo jogos televisionados e milhares de jogadores patrocinados. Tá... mas e o tal do town portal? Os jogos eram televisionados, o que move o esporte é o público, e o que o público queria ver era : AÇÃO. E um item como o Town Portal tirava toda a dinâmica de assistir-se ao jogo, pois sempre que se achava que haveria uma luta, ocorria o Town Portal e não tinha a tal luta, lógico que existem outros fatores, mas esse é o principal. Isso de fato deu uma segurada no Warcraft, que se tivesse deslanchado na Coréia com certeza seria um e-Sport bem mais reconhecido.
Mas vamos voltar ao DOTA... Será que um dia teremos um estádio desse assistindo à um jogo de DOTA? O que falta para o DOTA?
Primeiramente, DOTA é um jogo demorado e de tempo imprevisto, vocês não ficam indignados que no futebol existe o tal "gol-fora-de-casa" e cada vez menos vemos disputas por penaltys? Isso porque as emissoras de televisão tem um horário apertado, e não podem se dar ao luxo de modificar sua grade para adequar-se a esportes, eles nao podem correr o risco de o jogo durar mais meia hora do que o previsto, logo o DOTA por ser um jogo de tempo indefinido tem mais dificuldades ainda de entrar no mercado, a própria organização de torneios offline fica complicada, pois não se sabe exatamente quanto tempo um jogo pode vir a durar.
Mas e ação, o DOTA tem?
Temos sorte de uma equipe tão capacitada como a de IceFrog estar por trás do DOTA, faz tempos que venho vendo movimentos espertos por parte dele para trazer cada vez mais ação e rapidez para o jogo e dar ao jogo proporções adequadas a tornar-se um grande esporte, um grande show.
Vocês podem não ter percebido, mas cada vez ele vem tentando fazer com que o jogo fique mais rápido, de forma sútil, é claro :
Primeiramente, ele removeu o item aegis do shopping, fazendo com que existisse somente um ressurect a cada dez minutos(roshan), sendo assim o jogo ficou muito mais susceptível a pushes, e acabando de forma mais rápida, adicionou ballizas para ter mais dano contra construções, fazendo com que pushes fossem mais eficientes, e que as lanes pushassem "sozinhas" com o tempo, e depois de diversas mudanças para fazer com que o jogo ficasse mais rápido, nessa última versão ele deu um grande passo : dificultou ainda mais o buyback no late-game.
O incentivo a ação de fato vem em pequenas mudanças, mas a maior que já houve foi a mudança da dagger, um item que denominava-se "Dagger of ESCAPE", desproporcionava totalmente a luta, tornou-se simplesmente a Dagger que inicia combates, mas que não permite você sair do combate, uma mudança extremamente inteligente e importante para o crescimento do DOTA, outra grande mudança foi a adição de cooldown na compra de wards, que muitas vezes acabavam por evitar lutas em grande parte do jogo.
Isso sem falar no grande incentivo que ele da ao DOTA competitivo, dando voz ativa nas mudanças aos jogadores do competitivo, e grande apoio as grandes ligas como IDEC e dota-pride.
Respondendo a pergunta, se dota é um esporte : é, e um em grande crescimento devido a grande visão de IceFrog, que agora irá para a Valve e ai com certeza teremos grandes melhorias na divulgação e profissionalização do mesmo. Ainda não temos salários milhonários, são poucos aqueles que conseguem tirar sustento do jogo, mas já existem, e a tendência se continuar assim é crescer e muito, mas se um dia chega no Brasil... isso só esperando para ver.
Creio que um detalhe essencial que o Icefrog pode trabalhar para que facilite isso, é aumentar o tempo de channeling do town portal, para que não seja fácil fugir de lutas/ganks atraves do uso dele, e diminuir o tempo para usar o próprio town portal em construções sob ataque, o que proporcionará mais a briga.
Re: Algum dia DOTA será profissão ?
Incrível esse post ter um ano e ninguém ter postado,isso justifica a falta de cultos ou leitores nessa comunidade.
Tróia você preveu e falou técnicamente o que estava subliminar.
Houve a mudança do channeling,houve a mudança de tempo da aegis,e está havendo mais crescimento do dota no brasil e no mundo.
Dota - Basshunter?
ou você vê um muleque perguntando qual herói é melhor ? (haha)
LOL?
HON?
O DotA tá crescendo,e sei que um dia ficará mundial como Runescape ou WoW.
Mas a questão do brasil...é difícil cara,Brasil é rebaixado lá fora,aqui não é a Coréia.
O StarCraft tá se adaptando a nova era,a era da velocidade.
Por isso ele vai bombar.
e claro que vai haver adaptações.
Bom Post.
Clearly.
Tróia você preveu e falou técnicamente o que estava subliminar.
Houve a mudança do channeling,houve a mudança de tempo da aegis,e está havendo mais crescimento do dota no brasil e no mundo.
Dota - Basshunter?
ou você vê um muleque perguntando qual herói é melhor ? (haha)
LOL?
HON?
O DotA tá crescendo,e sei que um dia ficará mundial como Runescape ou WoW.
Mas a questão do brasil...é difícil cara,Brasil é rebaixado lá fora,aqui não é a Coréia.
O StarCraft tá se adaptando a nova era,a era da velocidade.
Por isso ele vai bombar.
e claro que vai haver adaptações.
Bom Post.
Clearly.
Re: Algum dia DOTA será profissão ?
Não sei se vai ser uma profissão mas que o DotA esta crescendo eh vdd!
Kaien- Número de Posts : 277
Data de inscrição : 08/07/2011
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Re: Algum dia DOTA será profissão ?
Acredito que já tenha pessoas que ganham a vida jogando DotA, ou eu estou enganado?
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