[OFF] Convite para participar de um projeto
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[OFF] Convite para participar de um projeto
Primeiramente quero me apresentar para aqueles que não me conhecem. Pode me chamar de Luiz ou "bills", se preferir. Sou estudante de engenharia de computação e adoro programar.
Fiz esse tópico para divulgar um projeto que estou iniciando e estou convidando qualquer um à participar dele.
Estou começando a fazer em "javascript" uma Engine (ou motor, como também é conhecido no brasil) de Jogos. Essa engine irá ser feita em cima do Entity-Component-System (Sistema de Entidades e Componentes). Para aqueles que não conhecem isso, vou explicar de maneira bem resumida e com minhas palavras.
Um "Sistema de Entidades e Componentes" é uma maneira de programar jogos que vem sendo muito utilizada ultimamente. Basicamente, consiste em dividir seu jogo em entidades (objetos do jogo) e componentes (características dessas entidades). Uma entidade pode possuir vários componentes e cada componente deve representar uma característica. Veja um exemplo:
Existe muitas outras engines e muitas delas são ótimas. Eu não faço a minha engine no intuito que ela seja superior e nem inferior a elas, tanto que uso o código de muitas dessas outras para estudar. O que eu quero mesmo é fazer uma engine bem simples e leve. Uma engine que seja apenas o suficiente para um jogo funcionar. O resto quero que seja "componentes" externos. Sonho em um dia que essa minha engine tenha uma enorme comunidade com diversos componentes, tutoriais, jogos, etc.
O projeto é open-source (código aberto) e está distribuído pela licensa MIT. Assim qualquer um tem a liberdade de ler o código e implementar novas funcionalidades. No momento estou terminando o Sistema de Entidade e Componentes. Meu próximo passo será implementar um sistema de tempo para poder começar a trabalhar com renderização e dar vida a alguns jogos. Não disse que eu tinha acabado de começar o projeto? xD
O projeto está hospedado no GitHub: https://github.com/LiteGame/LiteGameJS/
Caso você não entenda muito sobre como funciona uma engine, você ainda pode ajudar de muitas outras maneiras:
Eu te agradeço por ter me dado sua atenção =)
Podem me contatar por aqui mesmo ou pelo meu facebook: http://fb.com/luizbills
Fiz esse tópico para divulgar um projeto que estou iniciando e estou convidando qualquer um à participar dele.
Sobre o Projeto
Estou começando a fazer em "javascript" uma Engine (ou motor, como também é conhecido no brasil) de Jogos. Essa engine irá ser feita em cima do Entity-Component-System (Sistema de Entidades e Componentes). Para aqueles que não conhecem isso, vou explicar de maneira bem resumida e com minhas palavras.
Um "Sistema de Entidades e Componentes" é uma maneira de programar jogos que vem sendo muito utilizada ultimamente. Basicamente, consiste em dividir seu jogo em entidades (objetos do jogo) e componentes (características dessas entidades). Uma entidade pode possuir vários componentes e cada componente deve representar uma característica. Veja um exemplo:
O jogo Bomberman (acredito que todos conheçam) possui as seguintes entidades:
O bomberman (o jogador)
Os blocos do mapa
As bombas
As chamas das bombas
Os inimigos
Os power ups
etc...
Tudo que eu citei acima são entidades pois são coisas que interagem com o mundo do jogo. E cada uma dessas coisas possuem componentes.
O bomberman (imagem, posição, animação, movimento, controle, mortal)
Os blocos do mapa (imagem, posição, mortal)
As bombas (imagem, animação, posição, temporária)
Entre parenteses mostrei alguns possíveis componentes que cada entidade possuiria. Como pode perceber cada componente fornece características a entidade. O componente "posição" forneceria as coordenadas x e y, por exemplo.
Por que eu quis começar esse projeto?
Existe muitas outras engines e muitas delas são ótimas. Eu não faço a minha engine no intuito que ela seja superior e nem inferior a elas, tanto que uso o código de muitas dessas outras para estudar. O que eu quero mesmo é fazer uma engine bem simples e leve. Uma engine que seja apenas o suficiente para um jogo funcionar. O resto quero que seja "componentes" externos. Sonho em um dia que essa minha engine tenha uma enorme comunidade com diversos componentes, tutoriais, jogos, etc.
O convite está aberto
O projeto é open-source (código aberto) e está distribuído pela licensa MIT. Assim qualquer um tem a liberdade de ler o código e implementar novas funcionalidades. No momento estou terminando o Sistema de Entidade e Componentes. Meu próximo passo será implementar um sistema de tempo para poder começar a trabalhar com renderização e dar vida a alguns jogos. Não disse que eu tinha acabado de começar o projeto? xD
O projeto está hospedado no GitHub: https://github.com/LiteGame/LiteGameJS/
QUALQUER UM PODE AJUDAR
Caso você não entenda muito sobre como funciona uma engine, você ainda pode ajudar de muitas outras maneiras:
- Ajudar na documentação dos métodos.
- Ajudar a traduzir para o inglês e outras línguas.
- Criar jogos usando a engine (para servir de exemplos).
- Ajudar a testar os códigos.
- etc.
Eu te agradeço por ter me dado sua atenção =)
Podem me contatar por aqui mesmo ou pelo meu facebook: http://fb.com/luizbills
Última edição por Bills em 2013-08-03, 17:50, editado 1 vez(es)
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 32044
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
cara muito dahora isso fazer um engine o.O pena que eu nao sei nada de script mas eu vo olhar esse site quando lanca a engine eu vo ir mexe nela lol,boa sorte com seu projeto.
Joker- Número de Posts : 447
Data de inscrição : 03/08/2012
Reputação : 62 Pontos : 27118
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
Galles escreveu:se meu pc num tivese pegado virus, eu ajudaria, mais to usando net do celular...... E num da pra jogar warcraft ou mecher no world editor pelo celular kkkkkkkk......
nao cara.... oque ele ta fazendo n e coisa de we... e uma engine de game...um editor de jogos..que nem we so que ele faz seu propio jogo o we vc faz um mapa pro war
Joker- Número de Posts : 447
Data de inscrição : 03/08/2012
Reputação : 62 Pontos : 27118
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
Se Eu Soubesse Script ajudaria mas ja que nao sei . . . para test até que vai
lucas218- Número de Posts : 264
Data de inscrição : 29/01/2012
Reputação : 26 Pontos : 25763
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
Olá se fosse baseado em net.framework ajudaria, mas java é bem complicado, talves em traduzir espahol, english ai show. até breve.
gldss- Número de Posts : 115
Data de inscrição : 11/11/2010
Reputação : 7 Pontos : 26727
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
Valeu pelo apoio galera =)
Mesmo que ninguém ter mostrado interesse em participar, aconselho qualquer um que queira aprender a programar jogos fora do WE a participar de projetos como o dessa minha engine...
@gldss
Não é java, é javascript (são linguagens totalmente diferentes).
Por você ter falado em net.framework, você deve ser programador né? Um conselho amigo, não existe linguagens de programação complicada e sim pessoas sem vontade. Não quero parecer rude kkkk só comentando o que você disse =)
Mesmo que ninguém ter mostrado interesse em participar, aconselho qualquer um que queira aprender a programar jogos fora do WE a participar de projetos como o dessa minha engine...
@gldss
Não é java, é javascript (são linguagens totalmente diferentes).
Por você ter falado em net.framework, você deve ser programador né? Um conselho amigo, não existe linguagens de programação complicada e sim pessoas sem vontade. Não quero parecer rude kkkk só comentando o que você disse =)
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 32044
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
bom assim que lancar a primeira versao beta eu ja vou baixar e testar=D(off#bills
vc que e progamador de javascript,voce acha que da pra aprende a progamar bem vendo videos pela internet so,ou so vai se entra num curso? =S)
vc que e progamador de javascript,voce acha que da pra aprende a progamar bem vendo videos pela internet so,ou so vai se entra num curso? =S)
Joker- Número de Posts : 447
Data de inscrição : 03/08/2012
Reputação : 62 Pontos : 27118
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
@izzethe
Você só precisa de vontade mesmo. Eu mesmo nunca fiz curso algum, eu aprendi a programar na raça mesmo e tudo graças ao world editor, pois a primeira linguagem que aprendi foi JASS =)
Mas claro, se você tiver tempo para fazer um curso, vale muito a pena.
Você só precisa de vontade mesmo. Eu mesmo nunca fiz curso algum, eu aprendi a programar na raça mesmo e tudo graças ao world editor, pois a primeira linguagem que aprendi foi JASS =)
Mas claro, se você tiver tempo para fazer um curso, vale muito a pena.
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 32044
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
e eu vo estuda jass ^^ e que onde eu estudo voce pode escolher um curso de uma linguagem eu to pensando cata java script,mas vai demora mas de um ano e n to afim de esperar entao eu quero estuda pra quando entra ja entra sabendo um pouco,valeu pela resposta=)
Joker- Número de Posts : 447
Data de inscrição : 03/08/2012
Reputação : 62 Pontos : 27118
Re: [OFF] Convite para participar de um projeto
Bills escreveu:Valeu pelo apoio galera =)
Mesmo que ninguém ter mostrado interesse em participar, aconselho qualquer um que queira aprender a programar jogos fora do WE a participar de projetos como o dessa minha engine...
@gldss
Não é java, é javascript (são linguagens totalmente diferentes).
Por você ter falado em net.framework, você deve ser programador né? Um conselho amigo, não existe linguagens de programação complicada e sim pessoas sem vontade. Não quero parecer rude kkkk só comentando o que você disse =)
Beleza, para mim java era javascript, dei uma pesquisada e é totalmente diferente mas com estrutura e bloco semelhante.
Java = "A linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual."
É uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe.
É baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-2623 e ISO/IEC 16262.
Achei um esquema que mostra como as linguagens citadas se comportam:
A javascript é de longe pouco parecida com o c++.
Valeu pela citação, se não tivesse citado o que eu disse talvez morreria sem saber muito dessa linguagem.
VB.NET Facilitou muito o meu dia dia, mas de uns anoas para-cá resolvi programar em C#.NET, e emcomparação com o VB.NET não é difilcil não, o pricipal problema quando se esta aprendendo é a estrutura do bloco, entender como funciona as funcionalidades de cada classe e ....
Nesse período de minha vida vou ficar só com o (VB.NET, C#.NET), (PHP-ZEND HTML5 CSS3).
Até mais!
gldss- Número de Posts : 115
Data de inscrição : 11/11/2010
Reputação : 7 Pontos : 26727
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