[TUTORIAL] Save/Load System
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TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
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[TUTORIAL] Save/Load System
Relembrando a primeira mensagem :
Noções Basicas sobre Trigger GUI
Conhecimento Sobre Variaveis
Indexagem
Muita paciencia e tempo e acima de tudo vontade de fazer
Aqui nos vamos trabalhar com 3 triggers diferentes a primera seria uma “inicialization” que definiria um valor para cada hero,item,ability entre outras coisas, e a outra seria o comando (-save) e a terceira o camando (-load).vamos colocar nomes nelas para ficar mais facil de explicar
Inicialization:esta trigger será responsavel por definir alguns valores para items,heroes,abilities entre algumas outras coisas
Save:esta trigger é responsavel por "calcular" tudo o que temos (tudo que desejaremos salvar) e transforma-los em um codigo
Load:esta trigger é responsavel por transformar nosso codigo definido pela trigger "Save" em items,heroes e outras coisas que foram salvas no codigo
Então vamos começar a fazer nosso sistema...
usaremos apenas dois tipos de comandos nas "actions":
Set Variable: defini-ra os valores para nossas variaveis
Comment: esta linha é opcional porem ajuda bastante a manter a trigger organizada e ficara mais facil de voce encotrar outras linhas para modifica-las ou arruma-las
Entao vamos la criei um “comment” com nome “List of heroes” (pode usar o nome que voce quiser,desde que voce entenda depois)
esta sera nossa classificação de "Heroes", nesta classificação armazenaremos todos os heroes que poderão ser salvos.
Crie uma set variable e deixa como este exemplo:
Explicando: SaveLoad_Heroes é uma das variaveis criadas no começo do tutorial usaremos "elas" para definir nossos heroes, este [1] é o index desta variavel (ex: SaveLoad_Heroes [1] é uma variavel, já SaveLoad_Heroes [2] é outra variavel) e o "Paladin" será o personagem definido na "SaveLoad_Heroes[1]".
Faça uma linha igual a esta para todos os Heroes jogaveis do mapa que poderão ser salvos, voce devera alterar o numero do index seguindo uma ordem como mostra a imagem abaixo: (faça isso ate armazenar todos os heroes que desejar salvar)
Agora crie outra "Comment" com o nome “Number of Heroes” (como eu disse as comments são para deixar mais organizado)
Abaixo deste coment adicione uma linha igual a esta:
Explicando: SaveLoad_Heroes_LastIndex é uma das variaveis criadas no começo do tutorial, este numero 4 como mostra o exemplo acima é o valor desta variavel, como no nosso exemplo adicionamos 4 heroes a nossa lista então o valor desta variavel será 4 porem se tivesse adicionado 10 heroes o valor dela seria 10 ou seja essa variavel é o numero de heroes registrados.
Agora crie uma comment chamada "List of Items" e faça a mesma coisa que voce fez com os heroes nos exemplos acima, porem no lugar dos heroes voce estara adicionando os items que poredao serem salvos, não importa a ordem que voce os adicione desde que todos tenham uma indexagem diferente (ex: NÃO poderá haver dois items com [5] no valor do index)
use a variavel "SaveLoad_Items" para armazenar os items (não se esquecendo do index [1],[2],[3]) e use a variavel "SaveLoad_Items_LastIndex" para salvar o valor total dos items assim como fizemos com os heroes, ficando mais o menos como o exemplo abaixo:
Faça este mesmo esquema que voce fez com os items e os heroes com as Habilidades, armazenando todas as habilidades usadas pelos heroes adicionado na nossa primeira lista. fica-ra mais o menos como este exemplo:
Depois de ter feito isto faça uma linha como esta:
Explicando: o valor definido nesta variavel será os caracteres que porederão aparecer no seu codigo quando voce digitar o comando -Save que sera feito mais a frente neste tutorial.
Faça uma linha como esta:
Explicando: esta linha definira se haverá ou não diferença entre letras maiusculas ou minusculas no CODIGO
Faça uma linha como esta aqui:
Explicando: esta linha verifica-ra o nome do Jogador (Ex: se meu nome de jogador for Pedro e eu der save e passar meu codigo para o Mateus ele nao consegui-ra dar Load pois o nome de jogador dele nao é Pedro e sim Mateus),
True= confere o nome do jogador
False= Nao confere o nome do jogador
Altere como achar melhor, porem eu não recomendo que deixe esta opção em "False"
Esta ficara desta forma:
usando o que eu ensinei ali em cima faça o resto igual a imagem abaixo: porem não altere esses campos abaixo deixando exatamente como esta, eu nao vou explicar esta parte pois não há necessidade
E acabamos a primeira trigger,ela serviu apenas para definir os valores dos elementos a serem salvos, agora nesta proxima parte iremos fazer as triggers dos comandos -Save e -Load
Introdução
Bom... o motivo deu estar fazendo esse tutorial, foi por um pedido que recebi de um membro aqui do forum,e tambem porque eu nao conheço forums (BRS) que falem sobre esse assunto,esse sistema é dificil porem é simples. Basta voce raciocinar um pouco e ter um conhecimento legal sobre GUI. Eu tive que ler varios forums em ingles para poder ter uma "base" disso por tanto eu não vou estar postando mapa demo para voces terem pelo menos um pouco de trabalho... e tambem porque eu não posso postar algo que NÃO seje meu. VALE LEMBRAR QUE ESTE SISTEMA NÃO É MEU... SO ESTOU ENSINANDO A FAZE-LO Sobre o sistema
Esse sistema funciona de uma forma bem engraçada se seu mapa for de pequeno a medio ele consegue salvar ate sua mae , mais se seu mapa for de grande pra enorme ele não consegue salvar nem o tamanho do seu pipi ,quando me refiro a tamanho (grande,enorme,pequeno e etc...) me refiro quantidade de valores a serem salvos (Items,Posição do Hero,Hero,Level,gold,wood entre outras coisas)Requisitos
Noções Basicas sobre World EditorNoções Basicas sobre Trigger GUI
Conhecimento Sobre Variaveis
Indexagem
Muita paciencia e tempo e acima de tudo vontade de fazer
Dicas
Cumpra todos os requisitos citados acima, evite deixar o PC por longo tempo (sair para ir na casa de amigos ou na escola,mercado,curso e etc...) não escute musica ou assita videos ou TV enquanto voce estiver fazendo ou lendo (isso tira sua atenção fazendo voce cometer erros) ,NÃO tenha uma pessoa falando do seu lado,conversando,apressando ou fazendo qualquer coisa que possa tirar sua atenção, se concentre no que esta fazendo, e faça tudo BEM devagar e com MUITA calma e paciencia, digite tudo como tem que ser digitado e ENTENDA o que esta sendo explicado. Variaveis
Vamos criar primeiramente as Variaveis, É DE EXTREMA IMPORTANCIA QUE OS NOMES E VALORES DAS VARIAVEIS ESTEJAM EXATAMENTE IDENTICOS AOS MOSTRADOS PELA IMAGEM ABAIXO, se alguma das variaveis estiverem diferentes destas exibidas na imagem o sistema não funciona-ra corretamente (quando digo diferente estou falando até de letras maiusculas e minusculas) Triggers
Depois de terminar nossas Variaveis vamos começar a fazer nossas triggers.Aqui nos vamos trabalhar com 3 triggers diferentes a primera seria uma “inicialization” que definiria um valor para cada hero,item,ability entre outras coisas, e a outra seria o comando (-save) e a terceira o camando (-load).vamos colocar nomes nelas para ficar mais facil de explicar
Inicialization:esta trigger será responsavel por definir alguns valores para items,heroes,abilities entre algumas outras coisas
Save:esta trigger é responsavel por "calcular" tudo o que temos (tudo que desejaremos salvar) e transforma-los em um codigo
Load:esta trigger é responsavel por transformar nosso codigo definido pela trigger "Save" em items,heroes e outras coisas que foram salvas no codigo
Então vamos começar a fazer nosso sistema...
Trigger Inicialization
Crie um evento “Map inicialization” e essa trigger não tera condition.usaremos apenas dois tipos de comandos nas "actions":
Set Variable: defini-ra os valores para nossas variaveis
Comment: esta linha é opcional porem ajuda bastante a manter a trigger organizada e ficara mais facil de voce encotrar outras linhas para modifica-las ou arruma-las
Entao vamos la criei um “comment” com nome “List of heroes” (pode usar o nome que voce quiser,desde que voce entenda depois)
esta sera nossa classificação de "Heroes", nesta classificação armazenaremos todos os heroes que poderão ser salvos.
Crie uma set variable e deixa como este exemplo:
Explicando: SaveLoad_Heroes é uma das variaveis criadas no começo do tutorial usaremos "elas" para definir nossos heroes, este [1] é o index desta variavel (ex: SaveLoad_Heroes [1] é uma variavel, já SaveLoad_Heroes [2] é outra variavel) e o "Paladin" será o personagem definido na "SaveLoad_Heroes[1]".
Faça uma linha igual a esta para todos os Heroes jogaveis do mapa que poderão ser salvos, voce devera alterar o numero do index seguindo uma ordem como mostra a imagem abaixo: (faça isso ate armazenar todos os heroes que desejar salvar)
Agora crie outra "Comment" com o nome “Number of Heroes” (como eu disse as comments são para deixar mais organizado)
Abaixo deste coment adicione uma linha igual a esta:
Explicando: SaveLoad_Heroes_LastIndex é uma das variaveis criadas no começo do tutorial, este numero 4 como mostra o exemplo acima é o valor desta variavel, como no nosso exemplo adicionamos 4 heroes a nossa lista então o valor desta variavel será 4 porem se tivesse adicionado 10 heroes o valor dela seria 10 ou seja essa variavel é o numero de heroes registrados.
Agora crie uma comment chamada "List of Items" e faça a mesma coisa que voce fez com os heroes nos exemplos acima, porem no lugar dos heroes voce estara adicionando os items que poredao serem salvos, não importa a ordem que voce os adicione desde que todos tenham uma indexagem diferente (ex: NÃO poderá haver dois items com [5] no valor do index)
use a variavel "SaveLoad_Items" para armazenar os items (não se esquecendo do index [1],[2],[3]) e use a variavel "SaveLoad_Items_LastIndex" para salvar o valor total dos items assim como fizemos com os heroes, ficando mais o menos como o exemplo abaixo:
Faça este mesmo esquema que voce fez com os items e os heroes com as Habilidades, armazenando todas as habilidades usadas pelos heroes adicionado na nossa primeira lista. fica-ra mais o menos como este exemplo:
Depois de ter feito isto faça uma linha como esta:
Explicando: o valor definido nesta variavel será os caracteres que porederão aparecer no seu codigo quando voce digitar o comando -Save que sera feito mais a frente neste tutorial.
Faça uma linha como esta:
Explicando: esta linha definira se haverá ou não diferença entre letras maiusculas ou minusculas no CODIGO
Faça uma linha como esta aqui:
Explicando: esta linha verifica-ra o nome do Jogador (Ex: se meu nome de jogador for Pedro e eu der save e passar meu codigo para o Mateus ele nao consegui-ra dar Load pois o nome de jogador dele nao é Pedro e sim Mateus),
True= confere o nome do jogador
False= Nao confere o nome do jogador
Altere como achar melhor, porem eu não recomendo que deixe esta opção em "False"
Esta ficara desta forma:
usando o que eu ensinei ali em cima faça o resto igual a imagem abaixo: porem não altere esses campos abaixo deixando exatamente como esta, eu nao vou explicar esta parte pois não há necessidade
E acabamos a primeira trigger,ela serviu apenas para definir os valores dos elementos a serem salvos, agora nesta proxima parte iremos fazer as triggers dos comandos -Save e -Load
Última edição por ArthusBehemoth em 2012-07-03, 00:11, editado 5 vez(es)
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Ok vlw pela dica
Loopin- Número de Posts : 12
Data de inscrição : 05/07/2011
Reputação : 1 Pontos : 24421
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
@loopin preste mais atenção...
voce cometeu erros bem "bobos" porem fatais primeiro erro
voce colokou 3 linhas em else action na trigger de save
segundo erro voce escreveu code em uma das linhas, quando era pra se referir a variavel, arrumando isso seu sistema vai funcionar normalmente screen do erro:
OFF: galera antes de postarem erros por favor verifiquem esses detalhes...
voce cometeu erros bem "bobos" porem fatais primeiro erro
voce colokou 3 linhas em else action na trigger de save
segundo erro voce escreveu code em uma das linhas, quando era pra se referir a variavel, arrumando isso seu sistema vai funcionar normalmente screen do erro:
OFF: galera antes de postarem erros por favor verifiquem esses detalhes...
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Thanks man,agora vo poder terminar lá o map ;D tnks.
OFF:Malz pelo thanks atrazado, é pq eu to na casa do meu primo e lá n tem net :p
OFF:Malz pelo thanks atrazado, é pq eu to na casa do meu primo e lá n tem net :p
Loopin- Número de Posts : 12
Data de inscrição : 05/07/2011
Reputação : 1 Pontos : 24421
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Desculpa estar fazendo um necropost (eu acho)
Mas esse é um tópico muito bom.
Arthus, como eu pego esse script e ponho dentro do meu mapa?
Ou eu só crio uma trigger e colo isso?
Mas esse é um tópico muito bom.
Arthus, como eu pego esse script e ponho dentro do meu mapa?
Ou eu só crio uma trigger e colo isso?
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
tuto mais fodastico hyper foda loco e dificil para kvai para a lista de melhores tutos mt bom mt mt + REP.
+REP
+REP
rafaelsalessi- Número de Posts : 295
Data de inscrição : 18/06/2011
Reputação : 10 Pontos : 24924
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Desculpa pelo necropost (2)
@Rafabrum
rafa vc copia a script e cola aqui
@Rafaelsalessi
Vlw cara... fiko feliz por terem gostado do topico
@Rafabrum
rafa vc copia a script e cola aqui
@Rafaelsalessi
Vlw cara... fiko feliz por terem gostado do topico
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Eu não considero isso um necropost :/
isso deveria se tornar fixo. Muita gente quer perguntar alguma coisa sobre isso '-' (i mean)
isso deveria se tornar fixo. Muita gente quer perguntar alguma coisa sobre isso '-' (i mean)
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Realmente rafa
sempre acaba vindo alguem aqui no topico tirar uma duvida ou simplesmente deixar um comentario...
seria bem interessante deixar o topico fixo, ate mesmo para o forum
sempre acaba vindo alguem aqui no topico tirar uma duvida ou simplesmente deixar um comentario...
seria bem interessante deixar o topico fixo, ate mesmo para o forum
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Duvida: a custom script eu coloco ela aonde? é no icone que fica acima de todas as triggers? o icone do map.
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
voce tem que colocar ela aqui:
Aproveitando o espaço gostaria de pedir aos moderadores para deixarem esse topico fixo, porque hr e outra sempre vem alguem tirar uma duvida seja essa simples ou complexa
OBS: se eu embaralhei um pouco as palavras ou viajei na frase peço desculpas mais estou sobre o efeito da cafeina
Aproveitando o espaço gostaria de pedir aos moderadores para deixarem esse topico fixo, porque hr e outra sempre vem alguem tirar uma duvida seja essa simples ou complexa
OBS: se eu embaralhei um pouco as palavras ou viajei na frase peço desculpas mais estou sobre o efeito da cafeina
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Alguen ai q sabe fazer o save load pode ver pra mim no meu map o q ta aconteçendo ????
iuryxd- Número de Posts : 16
Data de inscrição : 21/12/2011
Reputação : 7 Pontos : 23585
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
eu fui seguir o toturial,então,numa parte aqui eu me enrolei..
“set Variable” assim:
comofaz eiuheiuheu
qual o tipo de variable?
unit??,special effect?
e como eu boto = Paladin? no meu fica sempre " = mage 000
“set Variable” assim:
comofaz eiuheiuheu
qual o tipo de variable?
unit??,special effect?
e como eu boto = Paladin? no meu fica sempre " = mage 000
Tamires- Número de Posts : 487
Data de inscrição : 09/01/2012
Reputação : 27 Pontos : 26298
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
esse tipo de variavel é do tipo unit-type
nao tem haver com unidades especificas
nao tem haver com unidades especificas
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Ah lol , eu tinha respondido isso no tópico da dúvida =(
.Itap- Número de Posts : 1351
Data de inscrição : 09/11/2009
Reputação : 78 Pontos : 29229
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Sei que é uma pergunta bem idiota mas...onde fica a parte para colocar o script? O_o'
Susano- Número de Posts : 24
Data de inscrição : 24/02/2012
Reputação : 7 Pontos : 23272
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
não exatamente mas vlw ^^
eu futuquei aqui e achei hehe
Alguém pode me ajudar a resolver esse problema do meu mapa?
Aparece o Save Code mas....sempre é ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ0123456789!@#$%¨&&*()_+
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?...OU ISSO É NORMAL PQ É O PRIMEIRO SAVE?
http://www.epicwar.com/maps/199117/
eu futuquei aqui e achei hehe
Alguém pode me ajudar a resolver esse problema do meu mapa?
Aparece o Save Code mas....sempre é ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ0123456789!@#$%¨&&*()_+
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?...OU ISSO É NORMAL PQ É O PRIMEIRO SAVE?
http://www.epicwar.com/maps/199117/
Susano- Número de Posts : 24
Data de inscrição : 24/02/2012
Reputação : 7 Pontos : 23272
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Susano escreveu:não exatamente mas vlw ^^
eu futuquei aqui e achei hehe
Alguém pode me ajudar a resolver esse problema do meu mapa?
Aparece o Save Code mas....sempre é ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ0123456789!@#$%¨&&*()_+
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?...OU ISSO É NORMAL PQ É O PRIMEIRO SAVE?
http://www.epicwar.com/maps/199117/
Cara eu tava vendo algums posts seu e voce nem entende de triggers direito... e ta querendo fazer um save/load???
Calma velho cada coisa em seu tempo voce ta muito apressado... voce não aprende as coisas da noite pro dia
começa a mecher em triggers estudar certinho ate voce adquirir uma certa experiencia...
(Não to querendo te desanimar.. so estou te dizendo pra ir com calma... )
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
o sistema de save/load é realmente complexo, tenho 2 anos de WE
e ainda errei umas vezes pra deixar o sistema funfando
e ainda errei umas vezes pra deixar o sistema funfando
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Eu sei que to meio que na pressa,mas to treinando muito essas paradas de triggers ja fiz modo -pvp,sistema de quest,aquela parada de abrir e fechar portão,e etc e to treinando agora o modo save/load,e gostaria que você desse uma olhada pra ver se to indo bem
Até então fiz tudo que você ensinou,só que to meio bolado com o código que aparece qnd boto pra salvar.....to meio confuso,por que é sempre o mesmo código lol
Dê uma olhada ai Flws
Próximo passo irei criar um TD!
Até então fiz tudo que você ensinou,só que to meio bolado com o código que aparece qnd boto pra salvar.....to meio confuso,por que é sempre o mesmo código lol
Dê uma olhada ai Flws
Próximo passo irei criar um TD!
Susano- Número de Posts : 24
Data de inscrição : 24/02/2012
Reputação : 7 Pontos : 23272
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Susano escreveu:Eu sei que to meio que na pressa,mas to treinando muito essas paradas de triggers ja fiz modo -pvp,sistema de quest,aquela parada de abrir e fechar portão,e etc e to treinando agora o modo save/load,e gostaria que você desse uma olhada pra ver se to indo bem
Até então fiz tudo que você ensinou,só que to meio bolado com o código que aparece qnd boto pra salvar.....to meio confuso,por que é sempre o mesmo código lol
Dê uma olhada ai Flws
Próximo passo irei criar um TD!
Tenta dar uma revisada com calma... confira linha por linha de cada trigger... se voce não conseguir me manda por MP um link de download do mapa... MAIS se fizer TUDO do jeito que esta ali não vai ter erro nenhum...
OBS: fassa o sistema do jeito que esta no tutorial deixe para modifica-lo de acordo com o mapa depois que ele estiver TOTALMENTE pronto...
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Blza vou verificar denovo....qualquer coisa mando um post aqui
Susano- Número de Posts : 24
Data de inscrição : 24/02/2012
Reputação : 7 Pontos : 23272
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
susano, toma cuidado tb com o nome das variables..
nao podem ter 1 letra errada!
principalmente nas custom script.
nao podem ter 1 letra errada!
principalmente nas custom script.
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
gabrieeltucker escreveu:susano, toma cuidado tb com o nome das variables..
nao podem ter 1 letra errada!
principalmente nas custom script.
Bem lembrado Gabriel... as variaveis tem que ter o nome exatamente igual... não pode haver nem 1 letra ou espaço ou qualquer caractere que seja errado...
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
gabrieeltucker escreveu:susano, toma cuidado tb com o nome das variables..
nao podem ter 1 letra errada!
principalmente nas custom script.
To ligado nisso tudo,e to verificando direto pra ver o que estar errado,mas ta meio dificil...acho que as 8Hrs vo refazer o sistema Save/Load tudo denovo....se você quiser dar uma olhada ta ai o link http://www.epicwar.com/maps/199117/
Susano- Número de Posts : 24
Data de inscrição : 24/02/2012
Reputação : 7 Pontos : 23272
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