[TUTORIAL] Save/Load System
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TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
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[TUTORIAL] Save/Load System
Relembrando a primeira mensagem :
Noções Basicas sobre Trigger GUI
Conhecimento Sobre Variaveis
Indexagem
Muita paciencia e tempo e acima de tudo vontade de fazer
Aqui nos vamos trabalhar com 3 triggers diferentes a primera seria uma “inicialization” que definiria um valor para cada hero,item,ability entre outras coisas, e a outra seria o comando (-save) e a terceira o camando (-load).vamos colocar nomes nelas para ficar mais facil de explicar
Inicialization:esta trigger será responsavel por definir alguns valores para items,heroes,abilities entre algumas outras coisas
Save:esta trigger é responsavel por "calcular" tudo o que temos (tudo que desejaremos salvar) e transforma-los em um codigo
Load:esta trigger é responsavel por transformar nosso codigo definido pela trigger "Save" em items,heroes e outras coisas que foram salvas no codigo
Então vamos começar a fazer nosso sistema...
usaremos apenas dois tipos de comandos nas "actions":
Set Variable: defini-ra os valores para nossas variaveis
Comment: esta linha é opcional porem ajuda bastante a manter a trigger organizada e ficara mais facil de voce encotrar outras linhas para modifica-las ou arruma-las
Entao vamos la criei um “comment” com nome “List of heroes” (pode usar o nome que voce quiser,desde que voce entenda depois)
esta sera nossa classificação de "Heroes", nesta classificação armazenaremos todos os heroes que poderão ser salvos.
Crie uma set variable e deixa como este exemplo:
Explicando: SaveLoad_Heroes é uma das variaveis criadas no começo do tutorial usaremos "elas" para definir nossos heroes, este [1] é o index desta variavel (ex: SaveLoad_Heroes [1] é uma variavel, já SaveLoad_Heroes [2] é outra variavel) e o "Paladin" será o personagem definido na "SaveLoad_Heroes[1]".
Faça uma linha igual a esta para todos os Heroes jogaveis do mapa que poderão ser salvos, voce devera alterar o numero do index seguindo uma ordem como mostra a imagem abaixo: (faça isso ate armazenar todos os heroes que desejar salvar)
Agora crie outra "Comment" com o nome “Number of Heroes” (como eu disse as comments são para deixar mais organizado)
Abaixo deste coment adicione uma linha igual a esta:
Explicando: SaveLoad_Heroes_LastIndex é uma das variaveis criadas no começo do tutorial, este numero 4 como mostra o exemplo acima é o valor desta variavel, como no nosso exemplo adicionamos 4 heroes a nossa lista então o valor desta variavel será 4 porem se tivesse adicionado 10 heroes o valor dela seria 10 ou seja essa variavel é o numero de heroes registrados.
Agora crie uma comment chamada "List of Items" e faça a mesma coisa que voce fez com os heroes nos exemplos acima, porem no lugar dos heroes voce estara adicionando os items que poredao serem salvos, não importa a ordem que voce os adicione desde que todos tenham uma indexagem diferente (ex: NÃO poderá haver dois items com [5] no valor do index)
use a variavel "SaveLoad_Items" para armazenar os items (não se esquecendo do index [1],[2],[3]) e use a variavel "SaveLoad_Items_LastIndex" para salvar o valor total dos items assim como fizemos com os heroes, ficando mais o menos como o exemplo abaixo:
Faça este mesmo esquema que voce fez com os items e os heroes com as Habilidades, armazenando todas as habilidades usadas pelos heroes adicionado na nossa primeira lista. fica-ra mais o menos como este exemplo:
Depois de ter feito isto faça uma linha como esta:
Explicando: o valor definido nesta variavel será os caracteres que porederão aparecer no seu codigo quando voce digitar o comando -Save que sera feito mais a frente neste tutorial.
Faça uma linha como esta:
Explicando: esta linha definira se haverá ou não diferença entre letras maiusculas ou minusculas no CODIGO
Faça uma linha como esta aqui:
Explicando: esta linha verifica-ra o nome do Jogador (Ex: se meu nome de jogador for Pedro e eu der save e passar meu codigo para o Mateus ele nao consegui-ra dar Load pois o nome de jogador dele nao é Pedro e sim Mateus),
True= confere o nome do jogador
False= Nao confere o nome do jogador
Altere como achar melhor, porem eu não recomendo que deixe esta opção em "False"
Esta ficara desta forma:
usando o que eu ensinei ali em cima faça o resto igual a imagem abaixo: porem não altere esses campos abaixo deixando exatamente como esta, eu nao vou explicar esta parte pois não há necessidade
E acabamos a primeira trigger,ela serviu apenas para definir os valores dos elementos a serem salvos, agora nesta proxima parte iremos fazer as triggers dos comandos -Save e -Load
Introdução
Bom... o motivo deu estar fazendo esse tutorial, foi por um pedido que recebi de um membro aqui do forum,e tambem porque eu nao conheço forums (BRS) que falem sobre esse assunto,esse sistema é dificil porem é simples. Basta voce raciocinar um pouco e ter um conhecimento legal sobre GUI. Eu tive que ler varios forums em ingles para poder ter uma "base" disso por tanto eu não vou estar postando mapa demo para voces terem pelo menos um pouco de trabalho... e tambem porque eu não posso postar algo que NÃO seje meu. VALE LEMBRAR QUE ESTE SISTEMA NÃO É MEU... SO ESTOU ENSINANDO A FAZE-LO Sobre o sistema
Esse sistema funciona de uma forma bem engraçada se seu mapa for de pequeno a medio ele consegue salvar ate sua mae , mais se seu mapa for de grande pra enorme ele não consegue salvar nem o tamanho do seu pipi ,quando me refiro a tamanho (grande,enorme,pequeno e etc...) me refiro quantidade de valores a serem salvos (Items,Posição do Hero,Hero,Level,gold,wood entre outras coisas)Requisitos
Noções Basicas sobre World EditorNoções Basicas sobre Trigger GUI
Conhecimento Sobre Variaveis
Indexagem
Muita paciencia e tempo e acima de tudo vontade de fazer
Dicas
Cumpra todos os requisitos citados acima, evite deixar o PC por longo tempo (sair para ir na casa de amigos ou na escola,mercado,curso e etc...) não escute musica ou assita videos ou TV enquanto voce estiver fazendo ou lendo (isso tira sua atenção fazendo voce cometer erros) ,NÃO tenha uma pessoa falando do seu lado,conversando,apressando ou fazendo qualquer coisa que possa tirar sua atenção, se concentre no que esta fazendo, e faça tudo BEM devagar e com MUITA calma e paciencia, digite tudo como tem que ser digitado e ENTENDA o que esta sendo explicado. Variaveis
Vamos criar primeiramente as Variaveis, É DE EXTREMA IMPORTANCIA QUE OS NOMES E VALORES DAS VARIAVEIS ESTEJAM EXATAMENTE IDENTICOS AOS MOSTRADOS PELA IMAGEM ABAIXO, se alguma das variaveis estiverem diferentes destas exibidas na imagem o sistema não funciona-ra corretamente (quando digo diferente estou falando até de letras maiusculas e minusculas) Triggers
Depois de terminar nossas Variaveis vamos começar a fazer nossas triggers.Aqui nos vamos trabalhar com 3 triggers diferentes a primera seria uma “inicialization” que definiria um valor para cada hero,item,ability entre outras coisas, e a outra seria o comando (-save) e a terceira o camando (-load).vamos colocar nomes nelas para ficar mais facil de explicar
Inicialization:esta trigger será responsavel por definir alguns valores para items,heroes,abilities entre algumas outras coisas
Save:esta trigger é responsavel por "calcular" tudo o que temos (tudo que desejaremos salvar) e transforma-los em um codigo
Load:esta trigger é responsavel por transformar nosso codigo definido pela trigger "Save" em items,heroes e outras coisas que foram salvas no codigo
Então vamos começar a fazer nosso sistema...
Trigger Inicialization
Crie um evento “Map inicialization” e essa trigger não tera condition.usaremos apenas dois tipos de comandos nas "actions":
Set Variable: defini-ra os valores para nossas variaveis
Comment: esta linha é opcional porem ajuda bastante a manter a trigger organizada e ficara mais facil de voce encotrar outras linhas para modifica-las ou arruma-las
Entao vamos la criei um “comment” com nome “List of heroes” (pode usar o nome que voce quiser,desde que voce entenda depois)
esta sera nossa classificação de "Heroes", nesta classificação armazenaremos todos os heroes que poderão ser salvos.
Crie uma set variable e deixa como este exemplo:
Explicando: SaveLoad_Heroes é uma das variaveis criadas no começo do tutorial usaremos "elas" para definir nossos heroes, este [1] é o index desta variavel (ex: SaveLoad_Heroes [1] é uma variavel, já SaveLoad_Heroes [2] é outra variavel) e o "Paladin" será o personagem definido na "SaveLoad_Heroes[1]".
Faça uma linha igual a esta para todos os Heroes jogaveis do mapa que poderão ser salvos, voce devera alterar o numero do index seguindo uma ordem como mostra a imagem abaixo: (faça isso ate armazenar todos os heroes que desejar salvar)
Agora crie outra "Comment" com o nome “Number of Heroes” (como eu disse as comments são para deixar mais organizado)
Abaixo deste coment adicione uma linha igual a esta:
Explicando: SaveLoad_Heroes_LastIndex é uma das variaveis criadas no começo do tutorial, este numero 4 como mostra o exemplo acima é o valor desta variavel, como no nosso exemplo adicionamos 4 heroes a nossa lista então o valor desta variavel será 4 porem se tivesse adicionado 10 heroes o valor dela seria 10 ou seja essa variavel é o numero de heroes registrados.
Agora crie uma comment chamada "List of Items" e faça a mesma coisa que voce fez com os heroes nos exemplos acima, porem no lugar dos heroes voce estara adicionando os items que poredao serem salvos, não importa a ordem que voce os adicione desde que todos tenham uma indexagem diferente (ex: NÃO poderá haver dois items com [5] no valor do index)
use a variavel "SaveLoad_Items" para armazenar os items (não se esquecendo do index [1],[2],[3]) e use a variavel "SaveLoad_Items_LastIndex" para salvar o valor total dos items assim como fizemos com os heroes, ficando mais o menos como o exemplo abaixo:
Faça este mesmo esquema que voce fez com os items e os heroes com as Habilidades, armazenando todas as habilidades usadas pelos heroes adicionado na nossa primeira lista. fica-ra mais o menos como este exemplo:
Depois de ter feito isto faça uma linha como esta:
Explicando: o valor definido nesta variavel será os caracteres que porederão aparecer no seu codigo quando voce digitar o comando -Save que sera feito mais a frente neste tutorial.
Faça uma linha como esta:
Explicando: esta linha definira se haverá ou não diferença entre letras maiusculas ou minusculas no CODIGO
Faça uma linha como esta aqui:
Explicando: esta linha verifica-ra o nome do Jogador (Ex: se meu nome de jogador for Pedro e eu der save e passar meu codigo para o Mateus ele nao consegui-ra dar Load pois o nome de jogador dele nao é Pedro e sim Mateus),
True= confere o nome do jogador
False= Nao confere o nome do jogador
Altere como achar melhor, porem eu não recomendo que deixe esta opção em "False"
Esta ficara desta forma:
usando o que eu ensinei ali em cima faça o resto igual a imagem abaixo: porem não altere esses campos abaixo deixando exatamente como esta, eu nao vou explicar esta parte pois não há necessidade
E acabamos a primeira trigger,ela serviu apenas para definir os valores dos elementos a serem salvos, agora nesta proxima parte iremos fazer as triggers dos comandos -Save e -Load
Última edição por ArthusBehemoth em 2012-07-03, 00:11, editado 5 vez(es)
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
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Re: [TUTORIAL] Save/Load System
To tendo problemas com esse sistema em meu mapa. Estão ocorrendo 3 erros nas triggers Save e Load
Guuh.- Número de Posts : 389
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Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:To tendo problemas com esse sistema em meu mapa. Estão ocorrendo 3 erros nas triggers Save e Load
Se voce nao for mais especifico eu nao posso te ajudar... existem 1 milhao de errors diferentes que podem acontecer se voce fizer algo errado... entao poste algumas screen e descreva um pouco do que voce fez...
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
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Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Da uma olhada no meu sistema, sem o custon script ssão são 3 erros agora com... aparecem bastante. :s
Link removido
Link removido
Última edição por FlipXXT em 2012-03-28, 15:57, editado 1 vez(es)
Guuh.- Número de Posts : 389
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Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:Da uma olhada no meu sistema, sem o custon script ssão são 3 erros agora com... aparecem bastante. :s
http://www.4shared.com/file/p2NozkWs/teste.html?
ja deixando claro que o sistema funciona corretamente...
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
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Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Que funciona eu sei, baixei ate o mapa demo dele pra pegar o custon script original, msm assim nem deu ''/
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:Que funciona eu sei, baixei ate o mapa demo dele pra pegar o custon script original, msm assim nem deu ''/
olha cara o custom ke eu postei ali ta certo... eu nao consegui baixa o link ek voce me passo... 4shared pede pra mim fazer login... posta uma foto da sua script dentro do mapa
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Creio que o problema não seja a custom, mas não entendo muito disso.
tenta esse link aki: http://www.crocko.com/11D9F0CBE6FD410BAE7A822FC1E534E5/teste.w3x
@EDIT
se nao funfar tenta Este aki
tenta esse link aki: http://www.crocko.com/11D9F0CBE6FD410BAE7A822FC1E534E5/teste.w3x
@EDIT
se nao funfar tenta Este aki
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
deve ser customs scripts com nome errado
ou as variables com nome errado.
eu também tive problemas na primeira tentativa
de colocar esse system em um map.
pra colocar esse system em um map tem que
ter experiencia em triggers, porque não é
só olhar as actions e coloca-las, tem que
colocar nos loops certos, fora dos loops, tals..
ou as variables com nome errado.
eu também tive problemas na primeira tentativa
de colocar esse system em um map.
pra colocar esse system em um map tem que
ter experiencia em triggers, porque não é
só olhar as actions e coloca-las, tem que
colocar nos loops certos, fora dos loops, tals..
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
ta tudo certinho, ja confiri diversas vezes
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:ta tudo certinho, ja confiri diversas vezes
nao o bastante... se tivesse conferido mais vezes ja teria sanado o problema... no momento estou um pouco ocupado mais a noite estarei analizando com calma... e te mando uma resposta...
PS: o Gabieel esta certo mais uma vez tudo tem que estar dentro dos conformes INCLUSIVE as variaveis... OBSERVE SE O NOME DELAS ESTAO EXATAMENTE IGUAIS AOS KE EU POSTEI (e se sao do mesmo tipo)
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
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Re: [TUTORIAL] Save/Load System
As variaveis estão exatas, não encontrei nenhum erro com elas, ja posso remover o link do download?
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Pode sim...FlipXXT escreveu:As variaveis estão exatas, não encontrei nenhum erro com elas, ja posso remover o link do download?
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Provavelmente hoje a noite nao estarei online, mas amanha a tarde eu respondo se funcionar...
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:Provavelmente hoje a noite nao estarei online, mas amanha a tarde eu respondo se funcionar...
A nao mano... começa revendo suas variaveis ai... 1 segundo que eu mechi no mapa ja vi 3 variaveis com o nome errado fora as outras... nao seja preguiçoso reveja o sistema por inteiro
OS CASO QUE POSTARAM QUE NAO DERAM CERTO... TODOS, TODOS MESMO FORAM ERROS DE ESCRITA NAS VARIAVEIS E QUANDO NAO ERA ISSO... ERA CUSTOM SCRIPTS QUE NAO COLOCAVAM
Po galera eu to aqui pra ajuda voces... mais se voces ficarem de preguiça e nao me ajudarem fica dificil em...
EU CANSO DE FALA deu error? primeira coisa reveja as variaveis....
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
nossa!, ele repetiu tantas vezes
que tinha revisto os nomes '-'
e no final tava errado xD
que tinha revisto os nomes '-'
e no final tava errado xD
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Problem here! Conferi as variaveis e realmente estavam erradas, porem agora na hora do load o hero não carrega, oque pode ser?
@EDIT
e tambem na hora de mostrar o codigo aparecem 5, queria que fosse só 1
@EDIT
e tambem na hora de mostrar o codigo aparecem 5, queria que fosse só 1
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:Problem here! Conferi as variaveis e realmente estavam erradas, porem agora na hora do load o hero não carrega, oque pode ser?
@EDIT
e tambem na hora de mostrar o codigo aparecem 5, queria que fosse só 1
Não era para aparecer 5... só aparece um...
cara sinceramente?? exclui tudo e faz dinovo muito mais facil que fica procurando error nessa carroça que voce fez
so que dessa vez faz com calma...
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
vo refazer entao
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
ArthusBehemoth escreveu:procurando erro nessa carroça ...
PEOKEAPOPEOAKEAPOKEAPOEAKPPAOEKOPEAKAOEP
DA ONDE VOCE TIROU ISSO VEEI ?
CARROÇA APOEKOPAEKPOEAKPOAEKEAPOK
RIALTODEMAISNESSAPORRAPAOEKPOEAKEAPOKAEPOKAE
VicToR- Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 27815
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Refiz o system e agora ta 100% valeu pela ajuda ;p
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
FlipXXT escreveu:Refiz o system e agora ta 100% valeu pela ajuda ;p
Okay... que bom que deu certo.. da um +REP ai pra me ajuda tambem...
@Victor ;D
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Ja tinha dado o rep antes até de ler :p
Guuh.- Número de Posts : 389
Data de inscrição : 07/08/2010
Reputação : 30 Pontos : 27833
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
vei do ceu, ta aparecendo que tem erro tanto em TODOS os custom script, quanto no script gigante (tem tanto erro, que eu acho que é um erro em cada linha)
como eu posso arrumar? qualquer coisa de precisar de ss ou outra coisa, fala ae
Só pra confirmar, eu tenho outro script no meu mapa, (que é das triggers do victor ;D) então coloquei em baixo, tem problema n né?
Erros do Custom Script:
Erros do Script Gigante (só o do script gigante)
PQP, parece que é mais fácil baixar um mapa que ja tem o system e copiar meu mapa inteiro pra lá, que copiar o system pro meu mapa kkkkkkk
----EDIT----
pqp, consegui!!! I love u!!
como eu posso arrumar? qualquer coisa de precisar de ss ou outra coisa, fala ae
Só pra confirmar, eu tenho outro script no meu mapa, (que é das triggers do victor ;D) então coloquei em baixo, tem problema n né?
Erros do Custom Script:
Erros do Script Gigante (só o do script gigante)
PQP, parece que é mais fácil baixar um mapa que ja tem o system e copiar meu mapa inteiro pra lá, que copiar o system pro meu mapa kkkkkkk
----EDIT----
pqp, consegui!!! I love u!!
Re: [TUTORIAL] Save/Load System
Descobri uma "cheat" de gold... Ex: o cara vai em single Player e coloca o nome de TEst321, da greedisgood 1000000 e da save, ele vai e loga na conta do garena chamada Test321, ele vai tar com 1000000 de gold, o que eu fiz, eu fui e armazenei o gold e a lumber numa variavel, sendo que se o cara fazer greedisgood, ele irá ter somente seu dinheiro "verdadeiro"
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