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[TUTORIAL] Save/Load System

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Mensagem por ArthusBehemoth 2011-05-28, 23:45

Relembrando a primeira mensagem :

Introdução
Bom... o motivo deu estar fazendo esse tutorial, foi por um pedido que recebi de um membro aqui do forum,e tambem porque eu nao conheço forums (BRS) que falem sobre esse assunto,esse sistema é dificil porem é simples. Basta voce raciocinar um pouco e ter um conhecimento legal sobre GUI. Eu tive que ler varios forums em ingles para poder ter uma "base" disso por tanto eu não vou estar postando mapa demo para voces terem pelo menos um pouco de trabalho... e tambem porque eu não posso postar algo que NÃO seje meu. VALE LEMBRAR QUE ESTE SISTEMA NÃO É MEU... SO ESTOU ENSINANDO A FAZE-LO


Sobre o sistema
Esse sistema funciona de uma forma bem engraçada se seu mapa for de pequeno a medio ele consegue salvar ate sua mae [TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 359200 , mais se seu mapa for de grande pra enorme ele não consegue salvar nem o tamanho do seu pipi [TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 42473 ,quando me refiro a tamanho (grande,enorme,pequeno e etc...) me refiro quantidade de valores a serem salvos (Items,Posição do Hero,Hero,Level,gold,wood entre outras coisas)


Requisitos
Noções Basicas sobre World Editor
Noções Basicas sobre Trigger GUI
Conhecimento Sobre Variaveis
Indexagem
Muita paciencia e tempo e acima de tudo vontade de fazer



Dicas
Cumpra todos os requisitos citados acima, evite deixar o PC por longo tempo (sair para ir na casa de amigos ou na escola,mercado,curso e etc...) não escute musica ou assita videos ou TV enquanto voce estiver fazendo ou lendo (isso tira sua atenção fazendo voce cometer erros) ,NÃO tenha uma pessoa falando do seu lado,conversando,apressando ou fazendo qualquer coisa que possa tirar sua atenção, se concentre no que esta fazendo, e faça tudo BEM devagar e com MUITA calma e paciencia, digite tudo como tem que ser digitado e ENTENDA o que esta sendo explicado.


Variaveis
Vamos criar primeiramente as Variaveis, É DE EXTREMA IMPORTANCIA QUE OS NOMES E VALORES DAS VARIAVEIS ESTEJAM EXATAMENTE IDENTICOS AOS MOSTRADOS PELA IMAGEM ABAIXO, se alguma das variaveis estiverem diferentes destas exibidas na imagem o sistema não funciona-ra corretamente (quando digo diferente estou falando até de letras maiusculas e minusculas)
[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 VIX2HlcLgAAAABJRU5ErkJggg==[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 N29IfYBAEGwDwAI8j9R6IQNe86DLwAAAABJRU5ErkJggg==



Triggers
Depois de terminar nossas Variaveis vamos começar a fazer nossas triggers.
Aqui nos vamos trabalhar com 3 triggers diferentes a primera seria uma “inicialization” que definiria um valor para cada hero,item,ability entre outras coisas, e a outra seria o comando (-save) e a terceira o camando (-load).vamos colocar nomes nelas para ficar mais facil de explicar

Inicialization:esta trigger será responsavel por definir alguns valores para items,heroes,abilities entre algumas outras coisas

Save:esta trigger é responsavel por "calcular" tudo o que temos (tudo que desejaremos salvar) e transforma-los em um codigo

Load:esta trigger é responsavel por transformar nosso codigo definido pela trigger "Save" em items,heroes e outras coisas que foram salvas no codigo

Então vamos começar a fazer nosso sistema...



Trigger Inicialization
Crie um evento “Map inicialization” e essa trigger não tera condition.
usaremos apenas dois tipos de comandos nas "actions":

Set Variable: defini-ra os valores para nossas variaveis
Comment: esta linha é opcional porem ajuda bastante a manter a trigger organizada e ficara mais facil de voce encotrar outras linhas para modifica-las ou arruma-las

Entao vamos la criei um “comment” com nome “List of heroes” (pode usar o nome que voce quiser,desde que voce entenda depois)
esta sera nossa classificação de "Heroes", nesta classificação armazenaremos todos os heroes que poderão ser salvos.
Crie uma set variable e deixa como este exemplo: [TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 VXx2OVnBWOY4JzlfHMeEHU1pA9qOJ0z0AAAAASUVORK5CYII=
Explicando: SaveLoad_Heroes é uma das variaveis criadas no começo do tutorial usaremos "elas" para definir nossos heroes, este [1] é o index desta variavel (ex: SaveLoad_Heroes [1] é uma variavel, já SaveLoad_Heroes [2] é outra variavel) e o "Paladin" será o personagem definido na "SaveLoad_Heroes[1]".
Faça uma linha igual a esta para todos os Heroes jogaveis do mapa que poderão ser salvos, voce devera alterar o numero do index seguindo uma ordem como mostra a imagem abaixo: (faça isso ate armazenar todos os heroes que desejar salvar)
[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 6CLcqd+SOdoAAAAAElFTkSuQmCC
Agora crie outra "Comment" com o nome “Number of Heroes” (como eu disse as comments são para deixar mais organizado)
Abaixo deste coment adicione uma linha igual a esta: [TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 Pf1jTkwAAAAASUVORK5CYII=
Explicando: SaveLoad_Heroes_LastIndex é uma das variaveis criadas no começo do tutorial, este numero 4 como mostra o exemplo acima é o valor desta variavel, como no nosso exemplo adicionamos 4 heroes a nossa lista então o valor desta variavel será 4 porem se tivesse adicionado 10 heroes o valor dela seria 10 ou seja essa variavel é o numero de heroes registrados.

Agora crie uma comment chamada "List of Items" e faça a mesma coisa que voce fez com os heroes nos exemplos acima, porem no lugar dos heroes voce estara adicionando os items que poredao serem salvos, não importa a ordem que voce os adicione desde que todos tenham uma indexagem diferente (ex: NÃO poderá haver dois items com [5] no valor do index)
use a variavel "SaveLoad_Items" para armazenar os items (não se esquecendo do index [1],[2],[3]) e use a variavel "SaveLoad_Items_LastIndex" para salvar o valor total dos items assim como fizemos com os heroes, ficando mais o menos como o exemplo abaixo:
[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 ThCcEgMQhyH9CbEcfwLJSKv5Hj1bS4AAAAASUVORK5CYII=

Faça este mesmo esquema que voce fez com os items e os heroes com as Habilidades, armazenando todas as habilidades usadas pelos heroes adicionado na nossa primeira lista. fica-ra mais o menos como este exemplo:
[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 YkP7e4epb0KuVvB3UOQO5AKXvyQndyBXKxKVgpWdTEsucJkV5A4wcAmRMCsIkfwPiI9YTa3PYOAAAAAASUVORK5CYII=

Depois de ter feito isto faça uma linha como esta:[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 6D4P2DrDf1fhlgikeCQjmL+b2wikTh3pDAlEomLQIpdIpG4CPwFlRCCY5imQPUAAAAASUVORK5CYII=
Explicando: o valor definido nesta variavel será os caracteres que porederão aparecer no seu codigo quando voce digitar o comando -Save que sera feito mais a frente neste tutorial.

Faça uma linha como esta:[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 P1Z0bmBnyvjtOzAZ2PTEv64FJkOkJzA7RCgDs8MfOCkBpEwvCyMAAAAASUVORK5CYII=
Explicando: esta linha definira se haverá ou não diferença entre letras maiusculas ou minusculas no CODIGO
Faça uma linha como esta aqui:[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 6n7cYxElxAjjnCdemYI34BJmf4ytFW1bEAAAAASUVORK5CYII=
Explicando: esta linha verifica-ra o nome do Jogador (Ex: se meu nome de jogador for Pedro e eu der save e passar meu codigo para o Mateus ele nao consegui-ra dar Load pois o nome de jogador dele nao é Pedro e sim Mateus),
True= confere o nome do jogador
False= Nao confere o nome do jogador
Altere como achar melhor, porem eu não recomendo que deixe esta opção em "False"

Esta ficara desta forma:
[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 S5UCHE6qEqkE5CEEKeDqkQNT276ACWEOAaqREKIa6LqJoS4Jv8B0e9ud9XFVhkAAAAASUVORK5CYII=

usando o que eu ensinei ali em cima faça o resto igual a imagem abaixo: porem não altere esses campos abaixo deixando exatamente como esta, eu nao vou explicar esta parte pois não há necessidade
[TUTORIAL] Save/Load System - Página 4 B68ktxlcTh+BAAAAAElFTkSuQmCC

E acabamos a primeira trigger,ela serviu apenas para definir os valores dos elementos a serem salvos, agora nesta proxima parte iremos fazer as triggers dos comandos -Save e -Load


Última edição por ArthusBehemoth em 2012-07-03, 00:11, editado 5 vez(es)
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Mensagem por Guuh. 2012-04-05, 18:19

Simples, para não salvar no single player, coloca essa trigger ake:

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@Edit

Ela ta dissabled por que uso o sistema para testar as quests, mas normalmente só funciona com mais de um jogador
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Mensagem por mustredi 2012-04-05, 20:02

e tambem tem a questão de tranferir gold Very Happy
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Mensagem por Guuh. 2012-04-05, 20:21

Ah, isso ai ja nao sei como faz
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Mensagem por mustredi 2012-04-05, 20:26

pois é, faz oq eu disse Very Happy
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Mensagem por Cirineo 2012-06-09, 20:05

Cara, aqui deu erro em 5 linhas, ta faltando coisa no script, ou digitei errado, tem como você passar corretamente os Custon Scripts da PARTE - LOAD?
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Mensagem por ArthusBehemoth 2012-06-09, 20:22

Cirineo escreveu:Cara, aqui deu erro em 5 linhas, ta faltando coisa no script, ou digitei errado, tem como você passar corretamente os Custon Scripts da PARTE - LOAD?

Eu ainda estou reformulando o tutorial pra ficar mais facil de se entender
por isso pode ter ficado dificil de se entender ja que esta meio bagunçado pois nao terminei de arruma-lo

então eu peço que aguarde ate eu terminar, ou tente fazer o sistema em um mapa separado...


EDITADO
TUTORIAL REFORMULADO, QUALQUER DUVIDA POSTE AQUI, SINTA-SE LIVRE PARA PERGUNTAR, SE FOR COPIAR NÃO SE ESQUEÇA DE CONFERIR OS CRÉDITOS QUE SE LOCALIZÃO NO FINAL DO TUTORIAL, TEREI O MAIOR PRAZER EM AJUDAR.
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