[Tutorial]Criação de Dummy Units
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TeaM KingS :: Games: :: Warcraft: World Editor :: Tutoriais: Gui, Jass, Spells, Terrain, Modelagem, Textura :: Triggers(GUI)
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[Tutorial]Criação de Dummy Units
Relembrando a primeira mensagem :
Este tutorial na verdade fala sobre dummy units, o assunto sobre spells é secundário, mais aqui voce encontrará a descrição de alguns triggers que podem te ajudar caso voce ainda não saiba
Este tutorial irá fazer referencia a outros 4:
Entendento a lógica das Triggers – Criado por GuLider
Como caçar leaks – Criado por mim(Raziel_br)
Variáveis - Criado por mim(Raziel_br)
Angles e Points - Criado por Ice_Crowner
O que são Dummy Units e quando usa-las?
Dummy em ingles significa falso, logo, uma dummy unit é uma unidade falsa, ou seja, uma unidade que voce vai usar, mais que na verdade não será selecionável e nem mesmo atacável, estará apenas para fazer uma ação ou uma coisa do tipo, exemplos:
Unidade invisivel que irá soltar/canalizar(channel) uma magia no lugar da original
Unidade visivel, que irá ser por exemplo um efeito de explosão
Unidade visivel que será um missel que irá para frente
e existem muitas outras possibilidades, mais por hora, veremos apenas estes
Tópicos a serem trabalhados:
1.0 - Como Criar uma Dummy unit
2.0 - Como Usar uma Dummy unit
3.0 – Exemplo de Magia
1.0 - Como criar uma Dummy Unit
Para fazer com que o assunto não seja desviado, eu farei da seguinte forma: explicarei os ¾ jeitos mais comuns de se criar uma dummy unit, e depois irei explicar como usar as dummys que foram criadas. Mais existe algumas coisas que são aplicadas a todas,ou seja, devemos fazer alguns ajustes após a criação de uma dummy, estes ajustes são feitos no próprio object editor:
1-Adicionar a magia Locust, para que ela não possa ser nem selecionável
2-Retirar a sombra dela, Indo no campo Art - Shadow Image(Unit) e colocando = NONE
3-Caso voce não queira que ela apareça no minimapa, mudar o campo Stats – Hide minimap display para true
4- Apenas para evitar bugs, coloque a mana dessa dummy unit como 99999 com regeneração igual a 99 e mana inicial de 9999
Voltando ao assunto da criação, vamos comessar:
1.1 - Unidades Invisíveis
São unidades dummy que não irão aparecer no mapa, mais servirão para alguma coisa
1.1.1 – Modelos Inexistentes
Um dos jeitos de se criar uma dummy unit invisivel, é um modo simples, que voce simplesmente faz “dar pau” na leitura do model para o warcraft, então a unidade irá ficar invisivel, ou simplesmente sua imagem não será lida, costuma-se usar este modo quando você quer fazer uma unidade que irá “aparecer” para jogar uma magia em um ponto. Para isso, iremos no campo do object editor de nome Art – Model File, apertar enter, e mudar no campo custom para .mdl, desta forma:
1.1.2 - Modelo especifico para ser dummy unit
Este é o modo que eu mais uso, e que funciona muito bem para explosoés, misseis, e tmb me da a capacidade de manipular melhor a dummy, assim eu posso mudar o tamanho, cor aguns outros atributos caso eu queira adicionar um efeito, o problema deste modo, é que algumas magias tem algum model no campo Art – Caster Attachament, o que se as vezes voce usar a mesma magia para uma dummy e uma unidade que não seja dummy, pode atrapalhar um pouco, porque voce teria que criar uma magia especifica, este modo é simples, baixe Este Model e coloque na unidade que voce quer que seja dummy,. A vantagem, é que este model possui attachament point, então voce poderá adicionar algum efeito em lugares como origin e chest
1.2 – Unidade visível
Simples, cria uma nova unidade dummy unit com todos os ajustes descritos no comesso do tópico(tirar sombra, adicionar locust, etc) e coloque o model que voce quiser, este costuma ser usado para misseis e explosões, embora eu preferia o método 1.1.2, descrito acima
2.0 – Como usar uma dummy unit
Para voce usar uma dummy unit, voce irá simplesmente criar uma unidade aonde voce quiser do mapa, pode ser em uma região, no lugar que está a unidade que irá usar uma magia, então eu vou descrever os eventos mais “famosos” que fazem criar uma dummy unit e depois irei mandar alguns exemplos, mais sempre se lembrem de DESTRUIR OS LEAKS:
caso você não saiba muito bem o que é trigger, de uma checada neste tutorial do GuLider: Entendento a lógica das Triggers
Eventos:
Unit – A unit starts the effect of an ability: Quando uma unidade comessar o efeito de uma abilidade, executar ações....
Unit – Units enters region: Quando a unidade entrar na região que voce quiser, executar ações...
Condições:
Ability Compassion – Ability begin cast equal to (…): Esta condição serve para apenas executar a ação quando a habilidade usada for a que você quer
Unit Compasion: Esta condição serve para que só execute a ação quando o unidade do evento for a unidade ESPECÍFICA, a unidade única que voce quer, esta unidade pode ou estar já selecionada no mapa ou estar declarada em uma variável
Unit Type- Compassion: Só será executada a ação quando a unidade for do TIPO que voce quer, por exemplo, unidade type Paladin, são todos os paladinos, mais Alfredo(-.-') é um paladino especifico, então ele entra em Unit Compassion.
Ações:
Create unit Facing Angle: Cria uma unidade em um lugar(cuidado com os leaks, use uma variavel para isso), este facing angle é o lugar para onde a unidade estará olhando, veja melhor sobre istoneste tutorial(costumo usar nisto o segunte valor: Math – Angle Between points, que ai eu faço do lugar que ela está até o lugar que a unidade usou a magia, sempre com cuidado para não criar leaks)
Special effect – Create special effect on unit[i]: uso isto para criar o special effect na “chest” ou na “origin” da dummy unit, o problema é que isto pode causar leaks, pois é meio complicado para se deletar, já que ele costuma durar um tempo(caso não seja uma explosão), então eu crio uma abilidade(sphere) e coloco o efeito nela...
[i]Unit – Add expiration timer: Adiciona em uma unidade uma espécie de “tempo de vida”, assim como é na magia Water Elemental do mago, ou no Infernal
Unit – Issue order targeting a point: Ordena a unidade a exectar alguma ação em um ponto(usar magia/andar, etc)
3.0 - Exemplo de magia
Este exemplo é uma coisa meio idiota, mais bem simples:
Quando a unidade usar a magia Breath of Fire pra frente, uma dummy unit irá usar uma outra Breath of Fire para traz.Pre requisitos:
Uma dummy unit Invisivel e sem model;
A magia Breath of Fire do herói
A magia Breath of fire da Dummy Unit
Uma variavel do tipo Point, para ser criada a unidade
Lógica da magia:
Quando a unidade usar a magia Breath of Fire, irá colocar a variavel BF_pos = posição da unidade, irá criar uma dummy unit em BF_pos, esta unidade pertencerá a Owner of triggering unit, esta unidade estará com seu facing = Facing da unidade que usou a magia(triggering unit) + 180, adicionar 2 segundos de expiration timer para a dummy unit, colocar o level da magia da dummy unit igual ao level da magia usada, usar a magia logo a frente da dummy unit, deletar o leak do ponto usando a função call RemoveLocation(udg_BF_pos)
A trigger:
ESQUECI DE UM DETALHE!!!
depois voce cria um novo trigger assim:
isso evita leaks
Dummy Units/Introdução a criação de spells via trigger
Este tutorial na verdade fala sobre dummy units, o assunto sobre spells é secundário, mais aqui voce encontrará a descrição de alguns triggers que podem te ajudar caso voce ainda não saiba
Este tutorial irá fazer referencia a outros 4:
Entendento a lógica das Triggers – Criado por GuLider
Como caçar leaks – Criado por mim(Raziel_br)
Variáveis - Criado por mim(Raziel_br)
Angles e Points - Criado por Ice_Crowner
O que são Dummy Units e quando usa-las?
Dummy em ingles significa falso, logo, uma dummy unit é uma unidade falsa, ou seja, uma unidade que voce vai usar, mais que na verdade não será selecionável e nem mesmo atacável, estará apenas para fazer uma ação ou uma coisa do tipo, exemplos:
Unidade invisivel que irá soltar/canalizar(channel) uma magia no lugar da original
Unidade visivel, que irá ser por exemplo um efeito de explosão
Unidade visivel que será um missel que irá para frente
e existem muitas outras possibilidades, mais por hora, veremos apenas estes
Tópicos a serem trabalhados:
1.0 - Como Criar uma Dummy unit
2.0 - Como Usar uma Dummy unit
3.0 – Exemplo de Magia
1.0 - Como criar uma Dummy Unit
Para fazer com que o assunto não seja desviado, eu farei da seguinte forma: explicarei os ¾ jeitos mais comuns de se criar uma dummy unit, e depois irei explicar como usar as dummys que foram criadas. Mais existe algumas coisas que são aplicadas a todas,ou seja, devemos fazer alguns ajustes após a criação de uma dummy, estes ajustes são feitos no próprio object editor:
1-Adicionar a magia Locust, para que ela não possa ser nem selecionável
2-Retirar a sombra dela, Indo no campo Art - Shadow Image(Unit) e colocando = NONE
3-Caso voce não queira que ela apareça no minimapa, mudar o campo Stats – Hide minimap display para true
4- Apenas para evitar bugs, coloque a mana dessa dummy unit como 99999 com regeneração igual a 99 e mana inicial de 9999
Voltando ao assunto da criação, vamos comessar:
1.1 - Unidades Invisíveis
São unidades dummy que não irão aparecer no mapa, mais servirão para alguma coisa
1.1.1 – Modelos Inexistentes
Um dos jeitos de se criar uma dummy unit invisivel, é um modo simples, que voce simplesmente faz “dar pau” na leitura do model para o warcraft, então a unidade irá ficar invisivel, ou simplesmente sua imagem não será lida, costuma-se usar este modo quando você quer fazer uma unidade que irá “aparecer” para jogar uma magia em um ponto. Para isso, iremos no campo do object editor de nome Art – Model File, apertar enter, e mudar no campo custom para .mdl, desta forma:
1.1.2 - Modelo especifico para ser dummy unit
Este é o modo que eu mais uso, e que funciona muito bem para explosoés, misseis, e tmb me da a capacidade de manipular melhor a dummy, assim eu posso mudar o tamanho, cor aguns outros atributos caso eu queira adicionar um efeito, o problema deste modo, é que algumas magias tem algum model no campo Art – Caster Attachament, o que se as vezes voce usar a mesma magia para uma dummy e uma unidade que não seja dummy, pode atrapalhar um pouco, porque voce teria que criar uma magia especifica, este modo é simples, baixe Este Model e coloque na unidade que voce quer que seja dummy,. A vantagem, é que este model possui attachament point, então voce poderá adicionar algum efeito em lugares como origin e chest
1.2 – Unidade visível
Simples, cria uma nova unidade dummy unit com todos os ajustes descritos no comesso do tópico(tirar sombra, adicionar locust, etc) e coloque o model que voce quiser, este costuma ser usado para misseis e explosões, embora eu preferia o método 1.1.2, descrito acima
2.0 – Como usar uma dummy unit
Para voce usar uma dummy unit, voce irá simplesmente criar uma unidade aonde voce quiser do mapa, pode ser em uma região, no lugar que está a unidade que irá usar uma magia, então eu vou descrever os eventos mais “famosos” que fazem criar uma dummy unit e depois irei mandar alguns exemplos, mais sempre se lembrem de DESTRUIR OS LEAKS:
caso você não saiba muito bem o que é trigger, de uma checada neste tutorial do GuLider: Entendento a lógica das Triggers
Eventos:
Unit – A unit starts the effect of an ability: Quando uma unidade comessar o efeito de uma abilidade, executar ações....
Unit – Units enters region: Quando a unidade entrar na região que voce quiser, executar ações...
Condições:
Ability Compassion – Ability begin cast equal to (…): Esta condição serve para apenas executar a ação quando a habilidade usada for a que você quer
Unit Compasion: Esta condição serve para que só execute a ação quando o unidade do evento for a unidade ESPECÍFICA, a unidade única que voce quer, esta unidade pode ou estar já selecionada no mapa ou estar declarada em uma variável
Unit Type- Compassion: Só será executada a ação quando a unidade for do TIPO que voce quer, por exemplo, unidade type Paladin, são todos os paladinos, mais Alfredo(-.-') é um paladino especifico, então ele entra em Unit Compassion.
Ações:
Create unit Facing Angle: Cria uma unidade em um lugar(cuidado com os leaks, use uma variavel para isso), este facing angle é o lugar para onde a unidade estará olhando, veja melhor sobre istoneste tutorial(costumo usar nisto o segunte valor: Math – Angle Between points, que ai eu faço do lugar que ela está até o lugar que a unidade usou a magia, sempre com cuidado para não criar leaks)
Special effect – Create special effect on unit[i]: uso isto para criar o special effect na “chest” ou na “origin” da dummy unit, o problema é que isto pode causar leaks, pois é meio complicado para se deletar, já que ele costuma durar um tempo(caso não seja uma explosão), então eu crio uma abilidade(sphere) e coloco o efeito nela...
[i]Unit – Add expiration timer: Adiciona em uma unidade uma espécie de “tempo de vida”, assim como é na magia Water Elemental do mago, ou no Infernal
Unit – Issue order targeting a point: Ordena a unidade a exectar alguma ação em um ponto(usar magia/andar, etc)
3.0 - Exemplo de magia
Este exemplo é uma coisa meio idiota, mais bem simples:
Quando a unidade usar a magia Breath of Fire pra frente, uma dummy unit irá usar uma outra Breath of Fire para traz.Pre requisitos:
Uma dummy unit Invisivel e sem model;
A magia Breath of Fire do herói
A magia Breath of fire da Dummy Unit
Uma variavel do tipo Point, para ser criada a unidade
Lógica da magia:
Quando a unidade usar a magia Breath of Fire, irá colocar a variavel BF_pos = posição da unidade, irá criar uma dummy unit em BF_pos, esta unidade pertencerá a Owner of triggering unit, esta unidade estará com seu facing = Facing da unidade que usou a magia(triggering unit) + 180, adicionar 2 segundos de expiration timer para a dummy unit, colocar o level da magia da dummy unit igual ao level da magia usada, usar a magia logo a frente da dummy unit, deletar o leak do ponto usando a função call RemoveLocation(udg_BF_pos)
A trigger:
ESQUECI DE UM DETALHE!!!
depois voce cria um novo trigger assim:
Unit dies
Unit type of diing unit equal to Dummy Unit
unit - Remove triggering unit from the game
isso evita leaks
Download do Mapa
Tutorial 100% feito por Raziel_br DE CREDITOS SE POSTAR EM OUTRO LUGAR
Última edição por Raziel_br em 2011-07-21, 22:37, editado 9 vez(es)
Raziel_br- Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32999
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
Veeery Good Conrade!
Ice_Crowner- Número de Posts : 1111
Data de inscrição : 19/09/2010
Reputação : 43 Pontos : 27207
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
Raziel_br escreveu:nao, eu nao estou confundindo...
ela não é selecionavel para editar, mais pode ser colocada em unidades, eu entendi que voce disse que ela não era selecionavel para modificar...
mais pra que alguem iria querer mudar ela também..
.
E mais uma vez eu ganho! XD (é chato nunca perder)
Bills- Número de Posts : 1446
Data de inscrição : 04/12/2010
Reputação : 173 Pontos : 32039
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
mais pra que alguem iria querer mudar ela também..
kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkk
ArthusBehemoth- Número de Posts : 1061
Data de inscrição : 30/03/2011
Reputação : 62 Pontos : 28894
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
Bills escreveu:Raziel_br escreveu:nao, eu nao estou confundindo...
ela não é selecionavel para editar, mais pode ser colocada em unidades, eu entendi que voce disse que ela não era selecionavel para modificar...
mais pra que alguem iria querer mudar ela também..
.
E mais uma vez eu ganho! XD (é chato nunca perder)
e quando foi que eu entrei em algum tipo de competição com você?
isto encerra a conversa, caso voce nao tenha entendido o PONTO FINAl que eu havia colocado no topico acima...
Raziel_br- Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32999
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
Raziel_br escreveu:Bills escreveu:Raziel_br escreveu:nao, eu nao estou confundindo...
ela não é selecionavel para editar, mais pode ser colocada em unidades, eu entendi que voce disse que ela não era selecionavel para modificar...
mais pra que alguem iria querer mudar ela também..
.
E mais uma vez eu ganho! XD (é chato nunca perder)
e quando foi que eu entrei em algum tipo de competição com você?
isto encerra a conversa, caso voce nao tenha entendido o PONTO FINAl que eu havia colocado no topico acima...
Nussa raziel, o mlk tava só zuando veio, tanto é que ele botou o trollface, pra que esse estresse ? o_O
VicToR- Número de Posts : 2002
Data de inscrição : 19/12/2010
Reputação : 243 Pontos : 27815
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
eu estressando???
eu não me estresso com as pessoas tão facilmente...
é como eu digo, na escrita, nunca é compreendido o tom que nós usamos quando outra pessoa le, o que eu disse talvez tenha ganhado algum tom de ameaça ou chingamento, nao foi bem esta minha intenção, mas falando em outras palavras, ele sempre entende tudo como competição, e eu acho que eu devo passar a mudar um pouco minha postura quanto a isto, e deixar bem claro que eu nao fico competindo com membro algum...
encerraremos assim a discução, ninguem use quote neste post ou em outro post com este assunto, ou isto gerará mais um daqueles tópicos em que 2 membros ficam discutindo entre si, e nós ja vimos que os resultados nunca favorecem o fórum.
a ideia do tópico de tutorial aberto é que se alguem tenha duvida quanto ao assunto, nós possamos responder. Mudar o assunto é bobagem, e eu nao quero ser forçado a fecha-lo
eu não me estresso com as pessoas tão facilmente...
é como eu digo, na escrita, nunca é compreendido o tom que nós usamos quando outra pessoa le, o que eu disse talvez tenha ganhado algum tom de ameaça ou chingamento, nao foi bem esta minha intenção, mas falando em outras palavras, ele sempre entende tudo como competição, e eu acho que eu devo passar a mudar um pouco minha postura quanto a isto, e deixar bem claro que eu nao fico competindo com membro algum...
encerraremos assim a discução, ninguem use quote neste post ou em outro post com este assunto, ou isto gerará mais um daqueles tópicos em que 2 membros ficam discutindo entre si, e nós ja vimos que os resultados nunca favorecem o fórum.
a ideia do tópico de tutorial aberto é que se alguem tenha duvida quanto ao assunto, nós possamos responder. Mudar o assunto é bobagem, e eu nao quero ser forçado a fecha-lo
Raziel_br- Número de Posts : 3346
Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 53 Pontos : 32999
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
Muito bom tutorial ajudou bastante fiz como disse ai, peso que ajude no tópico pra importar modelo feito por voce, fico agradecido realmente até breve.
SN.Edysefer- Número de Posts : 93
Data de inscrição : 28/12/2012
Reputação : 1 Pontos : 22772
Re: [Tutorial]Criação de Dummy Units
eu fiz tudo igual voce mandou no tutorial mas nao funcionou me ajuda ai cara
gustavomassa- Número de Posts : 4
Data de inscrição : 03/01/2013
Reputação : 1 Pontos : 21730
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